ENSINO MÉDIO

HIGH SCHOOL: COMO TIRAR O VISTO AMERICANO DE ESTUDANTE

Está com as malas prontas para o ensino médio? Neste post, você vai saber tudo sobre o visto de estudante de High School

Published

on

A matrícula no High School foi confirmada, a passagem está comprada e o visto americano já foi aprovado.

E, em meio aos últimos preparativos, entre expectativas de como serão os novos amigos, a escola e as atividades extracurriculares, eis que surge a dúvida: vou poder sair do país nas férias? O que posso fazer com meu visto americano de estudante de High School?

Para responder a esta dúvida, primeiro é importante saber que quem pretende fazer High School nos Estados Unidos tem a oportunidade de optar por dois tipos diferentes de visto:

J1 e F1, ambos de intercâmbio. O que determina a solicitação de um ou outro é o tipo de programa escolhido pelo viajante: o High School Public, por exemplo, possibilita os dois tipos de visto, enquanto o High School Private exige apenas o visto F1.

Quais são as diferenças entre os vistos americanos J1 e F1?

Embora ambos sejam destinados ao intercâmbio de High School nos Estados Unidos, os vistos J1 e F1 trazem especificações que os diferem entre si.

Enquanto o J1 é um visto específico de intercâmbio educacional ou cultural, o F1 é tido como um visto acadêmico. Estudantes matriculados no High School Public também podem entrar no país com o visto J1, mas não têm a permissão para trabalhar nos Estados Unidos.

O que o visto de estudante permite fazer nos Estados Unidos?

Como o próprio nome já diz, o visto de estudante americano permite apenas o estudo no país. Mas é comum que surjam dúvidas em relação à permissão de viagens e entrada e saída dos Estados Unidos durante o período do intercâmbio.

No caso de alunos do High School nos Estados Unidos, são permitidas viagens internas ou internacionais apenas com o acompanhamento da escola ou da família que está hospedando o estudante.

É importante lembrar que viagens internacionais podem exigir vistos e outros documentos específicos para a entrada, que devem ser verificados pelo estudante antes do embarque.

Desde que o visto F1 esteja válido e o formulário I-20 em dia, o estudante internacional também consegue voltar ao seu país de origem para alguma ocasião específica e, depois, retornar aos Estados Unidos para continuar os estudos.

No entanto, além de esta não ser uma opção recomendável por quebrar a rotina do intercâmbio, isso prejudica o desempenho do aluno caso ele não esteja no período de férias. Isso porque o estudante precisa cumprir uma carga horária de, no mínimo, 18 horas semanais para manter a validade do visto americano.

Como solicitar o visto para o High School nos Estados Unidos?

A agência de intercâmbio oferece todo o suporte desde o processo de matrícula até a solicitação do visto para o ensino médio nos Estados Unidos, mas a recomendação geral é de que o documento seja solicitado entre 60 e 120 dias antes do início das aulas.

Para solicitar o visto é preciso ter o I-20 (ou DS2019, dependendo do caso), taxa SEVIS, carta de aceitação da escola e documentos que comprovem a situação social e econômica dos responsáveis no Brasil, como imposto de renda, extratos bancários, comprovantes de bens e vínculos empregatícios.

O extrato também precisa ser apresentado na hora da entrevista para o visto, no consulado americano.

Em geral, o valor a ser comprovado deve ser de ao menos US$ 16 mil para cursos a partir um ano de duração e US$ 8 mil para cursos de um semestre acadêmico (o valor sempre será proporcional ao período do curso nos Estados Unidos).

O governo americano exige esse valor para que as escolas possam conceder a documentação para o visto de estudante. Agora que você já está por dentro, desejamos que aproveite ao máximo o seu intercâmbio!

Tem outras dúvidas sobre o período de High School nos Estados Unidos? Compartilhe com a gente

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.