ESTADOS UNIDOS

O que é Gap Year?

Entenda o que é Gap Year, conheça as opções e saiba se você pode participar deste programa de intercâmbio

Published

on

Você sabe o que é Gap Year? Também conhecido como “ano sabático”, é uma possibilidade de descobertas para jovens que saíram do ensino médio, mas ainda não decidiram qual carreira devem seguir. Uma oportunidade de autoconhecimento e experiências culturais, que vai auxiliar no desenvolvimento da maturidade, independência e habilidades de comunicação. 

Conheça as opções de programa oferecidos pelo STB:

Gap Year The School of The New York Times  

O programa Gap Year do The New York Times foi desenvolvido para jovens de 18 e 21 anos, que terminaram o ensino médio e precisam decidir qual carreira devem seguir. Ou ainda, os que estão na faculdade, mas não se sentem seguros com o curso que escolheram e precisam tirar uma pausa para pensar e refletir.

O Gap Year acontece em um ambiente que promove a inclusão, tolerância e criatividade. Durante um programa de 6 ou 12 semanas, o aluno tem contato com alguns dos principais pensadores do mundo que cobrem questões importantes sobre assuntos globais, como política, estilo, esportes, tecnologia, artes e carreira. Desenvolvendo uma visão de mundo ampliada, com respeito por outras culturas, forte pensamento crítico e habilidades de comunicação, preparando para a faculdade, carreira e sucesso ao longo da vida.

Por meio de mentoria, sessões de desenvolvimento profissional e workshops de habilidades, os alunos adquirem maior clareza sobre seus objetivos pessoais e aspirações profissionais. O currículo do programa foi projetado para ajudar o aluno a expandir sua visão de mundo, explorar suas paixões e planejar os próximos passo na vida.

Gap Year Where There Be Dragons 

Já pensou em um intercâmbio com propósito, que faça sentido para o você e para o mundo? No programa Where There Be Dragos, o aluno tem a oportunidade de desacelerar e vivenciar o cotidiano de comunidades na Ásia, América Latina ou África, entendendo melhor como é viver em culturas completamente distintas. Experimentando genuinamente um modo de vida diferente, enquanto explora seus interesses e desenvolve habilidades valiosas para o futuro, ganhando uma vantagem de aprendizado não convencional antes da faculdade.

Com opções para jovens de 15 a 25 anos, os programas Dragons são comprometidos em construir conexões significativas e com consciência ambiental. Promovendo um mundo mais humano, generoso e inclusivo. Cada itinerário é intencional, construído em torno de nove componentes que envolvem os alunos em uma ampla gama de atividades práticas, como se hospedar em casas de família das mais diferentes nacionalidades, aprendizado de idiomas e esportes que desafiam os limites do estudante. 

Movidos pela missão de criar mudanças positivas em ambientes interculturais, o Dragons é uma comunidade global, presente em mais de 30 países e acredita que os futuros líderes devem pensar além das fronteiras, para cultivar um futuro mais inclusivo, colaborativo e justo. Os alunos aprendem fazendo, ganham novas perspectivas, conhecimentos e habilidades necessárias para serem participantes mais ativos e resilientes no mundo. Envolvendo-se em ações sustentáveis e recíprocas, entendem melhor seus privilégios e desenvolvem empatia. Desenvolvendo assim, um maior senso de cidadania global, promovendo liderança e autoconfiança.

Você pode se interessar: Estudo e trabalho no exterior – saiba onde é permitido 

É importante ressaltar que a eficiência do programa depende da forma como é planejado e executado. Alguns alunos podem preferir seguir diretamente para a faculdade ou entrar no mercado de trabalho. A decisão de fazer um Gap Year deve ser cuidadosamente considerada com base nos objetivos individuais e pessoais de cada aluno. Fale com um consultor STB e entenda qual a melhor oportunidade para você!