ESTADOS UNIDOS

MEDICINA NOS EUA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Conheça a timeline de estudo e as diferenças do curso nos EUA

Published

on

Estudar medicina no exterior é um verdadeiro sonho para muitos aspirantes a médicos brasileiros. Mas acredite: a área da saúde é uma das áreas mais concorridas em qualquer lugar do mundo, o que torna a seleção em outros destinos tão rigorosa quanto no Brasil.

Por isso, antes de pensar em estudar medicina no exterior, é preciso conhecer as regras do curso e do exercício da profissão em cada país. Afinal, tanto o processo seletivo quanto a limitação de vagas para alunos internacionais pode variar.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o curso de medicina é considerado uma pós-graduação. Isso significa que, para se formar médico no país, o estudante deve cursar primeiro os quatro anos de um bacharelado em uma área relacionada e, depois, iniciar mais quatro anos do curso de medicina. Neste texto, explicamos mais sobre o curso de medicina nos EUA. Confira!

COMO É O CURSO DE MEDICINA NOS EUA?

Antes de explicar como funcionam as Med Schools nos Estados Unidos, vamos falar sobre o processo que antecede o ingresso na escola de medicina. Acima, explicamos que o curso de medicina nos EUA é considerado uma pós-graduação e que, por isso, o estudante deve, obrigatoriamente, graduar-se antes de aplicar para o processo seletivo das Med Schools.  

Durante a graduação, o aspirante a médico precisa ainda cursar algumas matérias específicas de área, as chamadas Pre-Med. Caso a grade curricular do curso escolhido não ofereça essas disciplinas obrigatórias, o aluno tem a possibilidade de cursar o Pre-Med em paralelo a graduação.

UM POUCO MAIS SOBRE O PRE-MED

Com o Pre-Med, o estudante tem a oportunidade de cursar a graduação na área que quiser e ao mesmo tempo se preparar para o processo seletivo das escolas de medicina nos EUA, cursando as matérias obrigatórias para o curso, como química e bioquímica, por exemplo.

Os cursos introdutórios considerados essencialmente Pre-Med incluem também atividades como serviço voluntário, experiência clínica e aconselhamento de carreira, além de oferecer oportunidades de pesquisa e preparação para o Medical College Admission Test (MCAT), prova que faz parte do processo seletivo das Med Schools.

CAMINHOS PARA CURSAR MEDICINA NOS EUA

Fazer a faculdade nos EUA é um primeiro passo para quem pensa em estudar medicina no país, afinal, a graduação é essencial para a candidatura e posterior admissão em uma escola de medicina americana.

Não existe um curso de graduação específico para quem quer iniciar o processo seletivo das Med Schools. No entanto, é indispensável que o estudante tenha cumprido as matérias obrigatórias do Pre-Med durante a graduação.

Já o processo seletivo das escolas de medicina nos EUA é semelhante ao processo seletivo das universidades americanas. Dessa forma, pode ser considerado no processo o GPA do estudante, cartas de recomendação, redações e, principalmente, a nota conquistada no Medical College Admission Test (MCAT).

Em geral, o curso de medicina tem duração de quatro anos e, somente depois de passar pela Med School, o futuro médico tem a possibilidade de iniciar a residência no país, que pode durar entre três e sete anos. Confira abaixo uma timeline do curso de medicina nos Estados Unidos:

Ao escolher estudar medicina nos Estados Unidos, os alunos brasileiros devem se preparar para um longo processo de formação profissional e para a limitação de vagas para estudantes internacionais em universidades públicas. Apesar de conceder permissão de trabalho temporária após a conclusão do programa nos EUA por meio do OPT, quando retornar ao Brasil, o estudante precisará passar pelo processo de revalidação do diploma para exercer a profissão.

Quer saber mais sobre o curso de medicina nos EUA e outros cursos de graduação no exterior? Fale com os nossos especialistas!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile