INTERCÂMBIO

UNDERGRADUATE E GRADUATE: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ELES?

Descubra a diferença entre os programas de bacharelado e pós-graduação no exterior

Published

on

Universidades firmam pacto contra a desigualdade de gênero

A pesquisa que antecede a entrada em um curso superior no exterior pode ficar confusa quando o estudante não conhece a terminologia acadêmica utilizada em outros países. É por isso que, antes de aprofundar a busca pelo programa ideal e olhar para termos específicos mais complexos, é necessário que o aluno internacional compreenda a definição e a diferença entre dois termos básicos: undergraduate e graduate.

Undergraduate x graduate

Majoritariamente difundido nos Estados Unidos, o undergraduate degree é o que conhecemos no Brasil por graduação, categoria que pode incluir cursos de bacharelado e licenciatura. Já os programas de graduate se referem aos cursos de pós-graduação, como mestrados e doutorados.

Os programas undergraduate levam a diplomas de formação profissional, conhecidos em universidades no exterior como associate degree e bachelor degree. Já os graduate programs, em síntese, são reconhecidos por levar a títulos de especializações mais elevadas, como master’s e doctoral degrees.

Saiba mais sobre programas de intercâmbio universitário

Como são os programas de undergraduate

O curso de graduação ocorre após a finalização do ensino médio e exige um total de quatro anos para o bachelor degree, que equivale ao diploma de formação no Brasil. Há também a opção de obtenção do associate degree, que leva dois anos para ser concluído, mas este tipo de curso não é recomendado a brasileiros, já que ele não tem equivalência no Brasil e não é validado pelo MEC.

Os dois primeiros anos do programa de bachelor degree costumam envolver disciplinas gerais, que têm como foco o desenvolvimento do senso crítico, a comunicação oral e escrita e a visão política do estudante. Essa fase é conhecida por ser mais experimental e é por isso que muitos alunos optam por não declarar o major (área de formação) neste período.

Entenda a diferença entre major, double major e minor

Os dois últimos anos do programa de bacharelado costumam ser relacionados ao major que o estudante escolheu. Isso porque, a partir do terceiro ano do curso, ele será obrigado a cumprir certa carga horária de disciplinas específicas da área de formação.

Estudantes que buscam esses tipos de diplomas serão comumente referidos como undergraduate students (estudantes de graduação). Este termo abrange de calouros até estudantes que estão prestes a se formar.

Como são os programas de graduate?

Os diplomas de graduate ocorrem além dos graus de graduação, em programas de especialização como mestrado e doutorado.  São oferecidos pelas chamadas Graduate Schools, dentro de universidades e instituições renomadas, e são reconhecidos como programas de estudo avançados.

Tradicionalmente, os cursos de pós-graduação costumam ter caráter acadêmico com foco na produção de pesquisas. No entanto, este tipo de curso também pode ter objetivo profissional, centrado no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos para o mercado de trabalho, como são os casos de MBA (Master of Business Administration).

Em comparação com os cursos de graduação (undergraduate), a pós-graduação é vista como uma etapa da vida acadêmica onde o estudo é muito mais focado e as expectativas em relação à qualidade e à quantidade de trabalho acadêmico são enormes, sendo que a produção de pesquisa original costuma ser um dos itens indispensável para a formação do aluno.

Nos Estados Unidos, a graduate school também abrange a law school, a medical school e a veterinary school. Isso por que, no sistema de ensino do país, direito, medicina e medicina veterinária são consideradas especializações e, portanto, devem ser conquistadas por meio de níveis de estudo mais avançados.

Quais são os principais diplomas de pós-graduação oferecidos no exterior?

Disponíveis em praticamente todas as áreas de ensino, os principais diplomas de pós-graduação existem em três níveis: especialista, mestre e doutor. Os requisitos de entrada podem variar dependendo do programa de pós-graduação e do nível de licenciatura desejado por cada estudante.

Os graus de especialização (specialist degrees), por exemplo, geralmente são obtidos após um mestrado e podem exigir cursos adicionais e experiências profissionais anteriores como requisitos de entrada. Este tipo de diploma prepara os estudantes para certificação profissional e licenciatura, por exemplo, credenciando um professor a se tornar diretor de uma escola a partir do título de Education Specialist (Ed.S.).

Já os mestrados (master’s degrees) são oferecidos em diversos campos de estudo e muitos são projetados para futuramente levar a um doutorado, o grau acadêmico mais elevado possível.  São oferecidos pelas universidades americanas em duas tipologias: professional degree, conhecidos como mestrado profissional e indicados para quem busca aumentar sua qualificação na área de formação (como é o caso do MBA),  e academic degree, ideal para quem quer seguir carreira acadêmica (caso de cursos como o Master of Science -ScM).

Os doutorados são programas mais completos e complexos, com alto nível de exigência acadêmica. O formato deste tipo de qualificação não é único, mas em geral envolvem a defesa de uma tese e diversos testes com especialistas na área de futura especialização do aluno.

Como estudar no exterior?

O primeiro passo para estudar no exterior ou fazer intercâmbio é consultar um especialista para descobrir quais são as melhores oportunidades de acordo com o perfil, currículo acadêmico e profissional e objetivo de cada estudante.

Tanto cursos undergraduate e graduate oferecem oportunidades de entrada para alunos internacionais e muitos contam com um sistema de bolsas específico para esse perfil de aluno.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile