DICAS

LIFELONG LEARNING E SUA RELAÇÃO COM O INTERCÂMBIO

Conheça o conceito implementado pelas empresas e profissionais com foco no futuro

Published

on

Em meio a termos como automação e inteligência artificial, num mundo onde o metaverso caminha para se tornar uma realidade próxima, enfrentar o futuro do trabalho se torna um dos principais desafios para profissionais de todas as idades.

Muito além do pensamento de que máquinas ou robôs vão roubar empregos, as mudanças em curso já provaram que, na verdade, o futuro deve criar ainda mais vagas. Por isso, manter a empregabilidade e a relevância de suas habilidades ao longo dos próximos anos é o caminho que muitos buscam trilhar para enfrentar essas mudanças.

É nesse cenário que vive o lifelong learning, conceito que se popularizou nos últimos anos e que é implementado por cada vez mais empresas e profissionais ao redor do mundo. Neste post, contamos um pouco mais sobre o tema e sua relação com o intercâmbio.

Afinal, o que é o lifelong learning?

Para compreender esse conceito é importante deixar de lado o senso comum de que o ciclo de aprendizagem se encerra quando concluímos o caminho tradicional de estudos. Com o lifelong learning, o conceito de ser aluno muda: é preciso aprender, desaprender, fazer, descansar, testar e repetir quantas vezes for preciso ao longo da vida.

As carreiras modernas são como esteiras que fazem com que os profissionais tenham de manter o movimento de aprendizado constante, independentemente do estágio de sua carreira. O aprendizado contínuo é o que garante que o talento permaneça ágil e adaptável.

Além de continuar adquirindo conhecimento técnico ao longo da vida, os adeptos do lifelong learning também tendem a desenvolver uma mente mais aberta e uma atitude positiva sobre a natureza dinâmica do mundo. Enquanto as qualificações ajudam na solidificação da carreira, a curiosidade e a mentalidade construtiva permitem enxergar as melhores possibilidades para o futuro.

O papel do intercâmbio no aprendizado contínuo

Com programas para todas as idades e diferentes fases da vida, o intercâmbio oferece também inúmeras possibilidades de aprendizado, tanto no que diz respeito ao conhecimento acadêmico adquirido, quanto em relação as experiências holísticas que trazem benefícios para a vida pessoal e profissional.  

VOCÊ PODE GOSTAR: 5 BENEFÍCIOS DO INTERCÂMBIO PARA A SUA CARREIRA

Isso porque, em geral, o crescimento está diretamente associado a situações que envolvem novas experiências – e viver por um período no exterior irá proporcionar inúmeras oportunidades de aprendizado fora da zona de conforto: do ato de se adaptar a uma cultura à necessidade de interagir com pessoas em outro idioma, tudo gera conhecimento.  

Consciência intercultural, adaptabilidade, flexibilidade, resiliência, capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas são apenas algumas das características atribuídas a pessoas que tiveram a oportunidade de estudar no exterior.

Por isso, o conhecimento adquirido durante um intercâmbio é inesgotável e único – nenhuma experiência será igual a outra e sempre há algo novo para aprender, seja por meio de um curso com foco profissional, estudando um novo idioma ou simplesmente convivendo com pessoas de diferentes culturas.

Quer fazer do lifelong learning parte da sua vida e investir em um intercâmbio? Fale com os nossos especialistas e descubra as melhores possibilidades no exterior de acordo com os seus objetivos e expectativas!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *