INTERCÂMBIO

INTERCÂMBIO EM FAMÍLIA: HISTÓRIAS DE QUEM FEZ!

Fazer um intercâmbio em família é uma experiência incrível; descubra as possibilidades de viajar com quem você ama

Published

on

Texto originalmente publicado em 2017. Atualizado em 2019. 

Idades diferentes, objetivos diversos. Pode até parecer difícil, mas conciliar intercâmbios distintos em uma experiência única em família não só é possível, como tem virado uma das modalidades de intercâmbio mais procuradas pelos brasileiros.

“É uma demanda que tem crescido ao longo dos anos, pois permite que toda a família viaje junta, seja para cursar o idioma na mesma escola ou para buscar interesses distintos”, afirma Rui Pimenta, diretor do STB, que no último ano experimentou um aumento de 50% na procura por intercâmbio em família

Os intercâmbios em família são criados sob medida para cada caso e, deste modo, contemplam o estilo e as necessidades de cada viajante do grupo.

“É possível montarmos programas em que um dos pais faça um MBA, enquanto o restante dos membros da família aprende um novo idioma, por exemplo”, sugere Pimenta.

As possibilidades para quem deseja fazer um intercâmbio em família não param por aí. Além de poderem escolher o melhor curso para cada integrante, a duração dos programas pode variar de 15 dias (ideal para quem quer estudar durante as férias), entre três e seis meses e até um ano ou mais, dependendo do caso.   

Intercâmbio em família: por que eu escolhi fazer?

Os motivos que levam a um intercâmbio em família podem variar. Da necessidade de aprender coisas novas no exterior e se reciclar profissionalmente até a simples vontade de viver uma experiência diferente, tudo conta na hora de optar por este tipo de programa.

Alexandre e sua família sentados em um banco com plano de fundo que é uma casa com paredes brancas e teto marrom. Alexandre está sentado no banco ao lado dos filhos e sua esposa está de pé atrás dele. Para o contador Alexandre Maia de Campos, 45 anos, esta foi uma oportunidade de conquistar aprimoramento profissional no exterior ao mesmo tempo em que possibilitava aos filhos uma experiência de intercâmbio.

Com um emprego estável em uma empresa de São Paulo, Campos achou que estava na hora de dar um passo além na carreira. Mas não queria fazer isso sem a família.

“Mesmo estando nos últimos níveis de inglês, não me sentia preparado para trabalhar em uma empresa multinacional em níveis mais altos”, conta.

“Conversei com minha família sobre a possibilidade de passarmos um ano estudando fora do país para adquirirmos a fluência na língua, o que seria muito importante não só para a minha carreira, mas para meus filhos e esposa.”

O plano deu certo! Em um primeiro momento, Campos apostou em um curso de inglês com foco em negócios e levou a família com ele para a Califórnia: sua mulher, Ana Goulart, 42 anos, estudaria inglês, enquanto os dois filhos, Julia Goulart e Vitor Goulart, seriam matriculados em uma escola americana.

Os cursos de inglês na Califórnia são uma ótima pedida para quem deseja realizar seu intercâmbio em família

Já para o engenheiro civil José Eduardo Gomes, 37 anos, o intercâmbio em família representou a oportunidade perfeita para realizar um sonho antigo.

“Não tive a oportunidade de fazer intercâmbio antes da faculdade e, depois, o volume de compromissos só aumentou, o que acabou me distanciando deste sonho. Porém, a vontade sempre existiu. Em 2016, em função da instabilidade econômica do país, decidimos que era o momento de fazer essa viagem. A ideia era aprimorar o inglês e vivenciar algo novo com o nosso filho”, relembra.

Gomes passou 3 meses estudando inglês na cidade de Fort Lauderdale, na Flórida, em 2016, ao lado da mulher, a engenheira civil Danielle, 34 anos. O filho do casal, Henrique, que tinha quatro anos na época, os acompanhou, mas não estudou. 

Intercâmbio de família: o planejamento

Para tirar um intercâmbio de família do papel é preciso planejamento. Alexandre Campos, por exemplo, planejou-se por dois anos antes embarcar com a família para um intercâmbio de 1 ano na Califórnia.

“Tudo o que estamos colhendo durante este período no exterior é resultado de muito planejamento. E, mesmo assim, não conseguimos prever todas as situações. A parte financeira pode ser a mais sensível, mas uma coisa é certa: quanto mais você se planeja, menos problemas você vai ter”, afirma.

José Eduardo, seu filho de 4 anos e a esposa Danielle estão em uma selfie cujo fundo é uma praia. O céu está azul e Danielle segura uma água de coco. O filho do casal está no colo de José e posa para foto de braços abertos.

José Eduardo Gomes e a mulher, a engenheira civil Danielle Perez, também planejaram seus 3 meses de intercâmbio em Fort Lauderdale, na Flórida.  “Foram seis meses que fizeram toda a diferença. Isso é muito importante para quem quer aproveitar essa experiência ao máximo”, diz Gomes.

Campos afirma que foi tão cuidadoso com o planejamento da sua viagem que pôde estender o intercâmbio da família, que originalmente duraria apenas um ano. “Perto do prazo de encerrar o nosso intercâmbio, resolvemos estender nossa estadia e continuamos por aqui. Decidimos isso, pois entendemos que o nosso tempo nos Estados Unidos ainda não tinha acabado e que valeria a pena fazer o sacrifício. Além da fluência no inglês, meu segundo objetivo era fazer uma pós-graduação para me capacitar melhor para futuros desafios”, conta Campos, que hoje estuda International Business Operations and Management na UC Irvine, uma das mais renomadas universidades do mundo.

Quem sonha em fazer o mesmo deve contar com ajuda profissional de uma agência de intercâmbio especializada, além de considerar alguns fatores como os objetivos de todos os integrantes do grupo. 

“Minha recomendação é que as pessoas analisem seus objetivos profissionais e pessoais antes de escolher o curso e a localização de seu intercâmbio, tomando esta decisão de acordo com o que proporcionará mais benefícios para você e sua família”, sugere Campos.  

Quais as vantagens de fazer um intercâmbio em família?

Realizar diversos sonhos e contemplar objetivos diferentes em uma única viagem são apenas duas das vantagens de fazer um intercâmbio em família.

Aplacar a saudade de casa, estreitar os laços familiares e aumentar a qualidade do tempo juntos são outros pontos citados por quem escolheu viver essa experiência.

Para Gomes, um dos principais benefícios do intercâmbio em família, além do aprendizado do inglês, foi o de poder proporcionar ao filho Henrique, de quatro anos, uma experiência inesquecível.

“Durante o intercâmbio, sempre conseguíamos diversificar as atividades com o nosso filho, o que foi muito bom e produtivo. Certamente é algo que gostaria de repetir. Se não for possível irmos novamente juntos, pretendo proporcionar isso a ele, pois além do inglês ser essencial nos dias de hoje, outro grande legado é a experiência que ele levará por toda a vida”, conta.

Já Campos, que está há mais de um ano no exterior, afirma que minimizar a saudade do Brasil foi um dos pontos altos do intercâmbio em família. “Quando você vem sozinho, acaba ficando mais vulnerável a sentir saudades de casa, dos amigos, família etc. Mas quando você vem com a sua família, por mais que você sinta saudade do seu país, você está com as pessoas que mais ama no mundo”, afirma Campos.

A alegria de poder proporcionar esta experiência aos filhos e, mais do que isso, servir de exemplo para eles também é Gomes e sua família. Posam para foto na cozinha de casa. A esposa, filha, Gomes e seu filho de 04 anos estão sorrindo para a foto. citada por Campos como algumas das vantagens do intercâmbio em família.

“Eu acho que a melhor parte dessa experiência é poder ver que todos têm tido a oportunidade de aprender e se divertir. Cada experiência nova fica marcada no nosso coração e na memória e terá reflexos para o resto de nossas vidas. Além disso, também pudemos mostrar para os nossos filhos que nossa obrigação naquele momento não era trabalhar e sim estudar, tínhamos que dar o nosso melhor. Cada A que alguém tirava comemorávamos juntos”, conta.

 Quais são os cursos mais procurados?

  1. Canada – ILSC
  1. Estados Unidos – The Language Academy
  1. Inglaterra – Frances King
  1. Irlanda – Dublin

Quer saber mais sobre como fazer um intercâmbio em família? Fale com o STB! 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.