DESTINOS

COMO SÃO AS CASAS DE FAMÍLIA NA IRLANDA?

Host Family em intercâmbio pode baratear os seus custos de viagem e te dar mais possibilidades durante sua estada em outro país

Published

on

Se você está pensando em fazer as malas para embarcar em um intercâmbio, seja lá em qual país for, já deve ter percebido que o custo do curso em si não é tão caro – e não muda tanto de país para país. Contudo, o item que mais sofre alteração nas pesquisas é o que está relacionado ao custo de vida.

Nesse quesito, a moradia durante a estadia pode ser um peso no seu orçamento. É por conta disso que é cada vez maior o número de intercambistas que recorre ao chamado Host Family. Trata-se de uma modalidade em que famílias cuidadosamente selecionadas ficam responsáveis por abrigá-lo em sua casa durante toda a sua estadia.

Na Irlanda, país europeu amplamente conhecido pela sua hospitalidade, é grande o número de moradores locais que complementam a sua renda oferecendo um quarto em sua própria residência para estudantes estrangeiros.

Além de essa ser uma forma mais econômica de hospedagem, você tem ainda a oportunidade de ver de perto como é o dia a dia de uma família no país.

O que é Host Family e como ele funciona?

Não é qualquer família que pode ficar responsável por receber estudantes em suas casas. As residências cadastradas passam por um rígido processo seletivo junto às escolas e empresas de intercâmbio de forma que a qualidade oferecida esteja dentro dos padrões prometidos e assegurados na hora da contratação.

No entanto, assim como há deveres para quem hospeda, é preciso ficar de olho também nas regras indicadas pelo dono da casa. Se por um lado você é tratado com muito respeito pelos irlandeses, por outro espera que você tenha algumas responsabilidades e seja cordial e solícito da mesma maneira.

Regras claras para todos

Para garantir que o estudante terá boas condições durante a sua estadia na Irlanda, algumas regras precisam ser observadas pelas famílias que se inscrevem na modalidade Host Family.

É oferecido ao hóspede um quarto com cama confortável e roupas de cama adequada – incluindo a troca semanal e a limpeza do ambiente.

Deve ser disponibilizado ainda um local para se guardar as roupas, acesso a uma máquina de lavar roupas, além de uma mesa e cadeira no quarto para os estudos.

O banheiro pode ser individual ou coletivo, desde que seu acesso seja livre 24 horas por dia. Ventilação, aquecimento e iluminação, da mesma forma, devem ser adequados.

Em alguns casos, alimentação também está inclusa

Há duas modalidades distintas no que diz respeito à alimentação: meia-pensão (apenas uma refeição por dia) ou pensão completa (duas refeições por dia).

Contudo, antes de contratar uma agência de intercâmbio, o estudante fica sabendo exatamente o que vai encontrar quando chegar ao seu destino. Portanto, é seguro e tranquilo.

Outra regra importante é que as host families não podem abrigar mais do que três estudantes por período e em hipótese algum pode haver mais de duas pessoas no mesmo quarto.

Tudo isso é feito justamente para que se possa garantir uma qualidade mínima no fornecimento do serviço, sem comprometer o dia a dia de estudos.

Por que essa é uma boa ideia?

Além da redução dos custos com hospedagem e alimentação, ficar hospedado com uma família irlandesa é simplesmente uma das melhores maneiras de conhecer o dia a dia de quem mora no país.

Por mais que você possa sair às ruas para ver como os irlandeses vivem ou ainda receba muitas informações como essas na escola, nada se compara a observar quem já tem uma vida constituída no local.

Você poderá entender melhor os gostos pessoais, a influência dos meios de comunicação, a rotina de trabalho, a alimentação… Enfim, poderá viver como um irlandês enquanto estiver por lá.

E, o melhor de tudo: no caso do aprendizado de um idioma, você terá pessoas nativas para conversar fora do horário de aula, o que vai fazer seu vocabulário aumentar consideravelmente.

Além do conhecimento em sala de aula

Obviamente, se você preferir é possível passar todo o período de intercâmbio na Irlanda em um hotel ou em uma casa alugada onde você possa ter maior privacidade.

Contudo, é bem possível que você esteja deixando de lado a oportunidade de conhecer na prática como seria se você tivesse, de fato, decidido morar no país.

Os moradores locais são as pessoas mais indicadas para falar sobre o clima, a temperatura, os melhores lugares para se visitar – aqueles que não são meramente uma armadilha para os turistas – além de poder falar sobre os esportes e sobre a política local.

É muito comum que os jovens que ficam hospedados com as host families levem para sempre a amizade com os irlandeses, mantendo as correspondências depois à distância.

Veja também: Brasileiro conta como é estudar e trabalhar na Irlanda

Irlanda e muito mais

Nesse artigo, falamos um pouco sobre como funciona o sistema de host families na Irlanda, mas sempre é bom lembrar que esse não é o único país no mundo onde isso é possível.

Na verdade, para praticamente todos os destinos que você for estudar será possível contar com solícitos moradores locais para hospedagem.

Por isso, faça as contas e comprove como essa opção é mais conta. Não tenha dúvidas que a experiência proporcionada por uma host family faz valer a pena o intercâmbio.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.