INTERCÂMBIO

FACULDADE NO EXTERIOR: O PAPEL DOS PAIS NA CANDIDATURA

Pais informados sobre o processo podem fazer toda a diferença na candidatura dos filhos; veja como ajudar

Published

on

O processo de candidatura à universidade é um marco na vida familiar, especialmente quando envolve a mudança para outro país. Se por um lado os filhos se preparam para assumir – muitos, pela primeira vez – decisões importantes para o futuro, por outro, os pais têm de aprender a manejar sentimentos novos que envolvem esse ciclo que se inicia já na aplicação.

Permitir que seu filho conduza a candidatura de maneira independente e amadureça durante o processo é um desafio que não significa deixar de apoiá-lo para que atinja o melhor resultado. Separamos algumas dicas que podem ajudar nesse período. Confira!

Ajuste o seu mindset

Ao compreender o processo de admissão das faculdades no exterior, os pais ajudam a aumentar a autoconfiança e também as chances de admissão de seus filhos.  Mas o que isso significa na prática? Em primeiro lugar, manter a mente aberta sobre o que essa experiência pode proporcionar.

Discutir e considerar a riqueza de possibilidades que existem no mundo acadêmico é um dos primeiros passos. Informar-se consistentemente sobre o processo também ajudará os pais a fazerem as perguntas certas e enxergarem as diversas opções com mais empolgação e clareza.

É importante lembrar que o objetivo desse processo é encontrar a instituição ideal para o seu filho: um ambiente em que ele se desenvolva socialmente, academicamente e seja feliz. 

Aprenda a valorizar o “fit”

Uma das lições mais importantes sobre a candidatura para universidades no exterior é que existem possibilidades para todos os perfis de estudantes. Todo mundo tem seu lugar ao sol.  

Por isso, a busca pelo chamado “fit” deve nortear o processo de aplicação do estudante e não a pressão para aprovação em faculdades consideras dos sonhos pelos os pais. Encorajar seus filhos a acreditarem em seu potencial é tão necessário quanto lembrá-los (e a si mesmo) de que existem inúmeras possibilidades além das Ivy Leagues.

Muitas vezes, o estudante vai encontrar em uma instituição que não estava em sua lista dos sonhos as melhores oportunidades para seguir em uma determinada área, com foco em pesquisa e possibilidades de desenvolvimento de carreira. 

VOCÊ PODE GOSTAR: COMO ESCOLHER A FACULDADE IDEAL?

Comunicação é tudo

Estabelecer uma comunicação clara e consistente é uma forma de se envolver no processo e demostrar apoio. Quanto mais você compreender sobre o tema, mais natural será falar sobre isso.

Isso não significa que você tem que trazer o assunto à tona todas as noites durante o jantar, mas sim que demostrar interesse pode ajudar seu filho a lidar com a ansiedade, natural nesse período.   

Outro ponto de atenção é aprender a separar as suas preocupações das do seu filho. É normal que os pais tenham de lidar com sentimentos novos e, muitas vezes, angustiantes nessa etapa, mas é fundamental que isso não interfira nas decisões que envolvem a escolha da faculdade ideal.

Considere o longo prazo

Ao pensar no processo de admissão em uma faculdade no exterior, considere o longo prazo. Qual a instituição e região oferecem as melhores oportunidades de desenvolvimento para o seu filho?

Muitas vezes, aquela área rural longe de uma grande metrópole não parece tão convidativa, mas tem exatamente o centro de pesquisa que o estudante precisa para se especializar na área que deseja. Lembre-se de que a universidade é o início de um projeto de vida e não apenas um detalhe no currículo de seu filho.

Conte com ajuda profissional

Você não precisa e nem deve passar por esse processo de maneira solitária. Contar com o apoio de especialistas para organizar a candidatura do seu filho alivia a burocracia da documentação e também garante uma condução personalizada para a escolha das instituições ideais, aumentando as chances de sucesso no “fit” e os índices de aprovação.

VOCÊ PODE GOSTAR: COMO É A CONSULTORIA PARA ENTRAR EM FACULDADES NO EXTERIOR

Gostou do texto e quer saber mais sobre educação internacional e faculdades no exterior? Acesse o site do STB e aproveite para solicitar o contato de um dos nossos especialistas por WhatsApp!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *