ENSINO MÉDIO

COMO FUNCIONA A EXTENSÃO DE INTERCÂMBIO HIGH SCHOOL

Quem ama a experiência do High School tem a oportunidade de estender o programa; saiba como

Published

on

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e entenda como funciona a extensão do High School em áudio:

A cidade, o clima, a escola, os amigos, a família… Há pouco tempo tudo isso era novidade, mas hoje você já está familiarizado com a rotina do High School e, pouco a pouco, o fim do programa se aproxima.

Mas se, só de pensar na despedida o seu coração aperta e a vontade de permanecer por mais tempo vivendo o sonho do intercâmbio nos EUA aumenta, saiba que há casos em que é possível adiar o momento da despedida e estender a sua estadia. Entenda quais são as possibilidades e condições para que isso aconteça!

Como é o processo para estender o High School?

Segundo Rosana Lippi, gestora dos programas de High School do STB, a primeira coisa que o estudante deve fazer quando decide estender o seu programa de High School é avisar a sua família brasileira (que deve estar de acordo com a decisão) para, em seguida, entrar em contato com a agência de intercâmbio, que tomará conta de todo o processo.

“No STB, nós checamos essa possibilidade junto aos nossos parceiros, informando valores, efetuando e repassando o pagamento para a organização e orientando o estudante”, diz ela.

Além disso, é importante certificar-se da validade do seu passaporte. Já os demais documentos e burocracias serão providenciados pela própria organização parceira. Fazer o pedido de extensão com antecedência também é importante.  “Quem embarca em agosto pode fazer o pedido a partir de outubro. Para quem embarca em janeiro, o ideal é a partir de março”, afirma Rosana.

A especialista explica, ainda, que para que a prorrogação seja aceita, é necessário que a escola, a casa de família e organização estejam todos dispostos a ficar com o estudante pelo período desejado.

Alunos de high school conversam durante intervalo

Extensão de High School em escolas públicas dos Estados Unidos

Para quem fez High School em uma escola pública dos Estados Unidos, as possibilidades de extensão são mais restritas – já que o período de duração do programa costuma ser de um ano acadêmico. Isso quer dizer que, nestes casos, apenas alunos que contrataram o programa por seis meses poderão estendê-lo por mais um semestre.

Além disso, há outras condições para poder estender o High School em uma escola pública. Segundo Rosana, apenas alunos que tenham começado o High School no segundo semestre (ou seja, no início do ano letivo americano) podem prolongar a sua estadia. “Para o J1 e F1 Public, uma extensão só é possível se o aluno iniciou seu programa em agosto ou setembro”, afirma.

O preço para estender o programa de High School Puclic J1 é de, aproximadamente, USD 1.880 mil*. No caso de outros programas de High School, com o F1 Public e as Private Schools, este valor pode variar de acordo com a escola e com o distrito escolhido pelo estudante.  

Extensão de High School em escolas particulares dos Estados Unidos

Já os alunos que optaram pelo High School Private poderão estender o programa quantas vezes desejarem – sendo possível, inclusive, terminar o ensino médio por lá. Isso porque, diferentemente do Public, este programa não tem limite máximo de permanência.

“O estudante de Private F1 pode ficar mais de um ano acadêmico e tem a possibilidade de fazer o ensino médio inteiro nos EUA”, explica Rosana. “Lembrando que, para isso, a organização parceira, a escola e a acomodação (casa de família ou dorms) precisam estar de acordo com a permanência do estudante”, completa.

Por que estender o High School?

Estudante americanaAlém de ter mais tempo para aprimorar o inglês, conviver com a família e conhecer a cultura americana, estudar por mais tempo nos Estados Unidos proporciona outras vantagens aos estudantes. Dentre elas, poder até mesmo contar com aconselhamento para entrada em uma universidade – que pode ser decisivo para quem também deseja cursar o ensino superior no país.

Disponibilizado por grande parte das escolas particulares americanas, este aconselhamento é feito por um profissional conhecido como counselor e  tem o objetivo de ajudar os estudantes de High School durante o processo de application e orientá-los a uma escolha mais assertiva em relação ao ensino superior.

É preciso deixar claro, no entanto, que alunos brasileiros que pretendam continuar os estudos em uma universidade americana precisam retornar ao Brasil após o término do High School. “O estudante pode aplicar para a universidade de lá, mas, por conta do visto, ele precisa retornar ao Brasil. O processo de aceitação em uma universidade não é rápido e o estudante com visto de High School tem um prazo máximo para ficar nos Estados Unidos após o término do curso”, explica Rosana.

*preço calculado como base na extensão de um semestre letivo em janeiro de 2018. 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.