O aluno que pensa fazer o ensino médio no exterior encontra múltiplas possibilidades de programas e qualificações. De acordo com o destino e objetivos escolhidos, pode cursar o sistema IB, inglês, americano, canadense, entre outros.
O sistema de matérias A-Level, utilizado no Reino Unido, é ideal para quem pensa em ingressar em universidades britânicas, servindo como uma porta de entrada para o ingresso no ensino superior. Esse programa educacional é oferecido em renomadas escolas de ensino médio em todo o mundo, especialmente em instituições de High School na Inglaterra, com o objetivo garantir a admissão em universidades no exterior de alto nível.
Leia também: High School no exterior – conheça os sistemas educacionais
O que são as matérias A-Level?
As matérias A-Level são uma qualificação acadêmica que o estudante pode cursar nos dois últimos anos do ensino médio. São essencialmente voltadas para a preparação de alunos que desejam ingressar no ensino superior.
Diferente de outros sistemas de ensino, o A-Level não exige muitas disciplinas obrigatórias, o estudante seleciona em média três ou quatro matérias, de acordo com os requisitos dos cursos universitários que pretende seguir. Essa escolha faz com que a jornada de estudo seja mais focada e alinhada aos objetivos acadêmicos e profissionais.
Como é a estrutura do A-Level?
O primeiro ano de A-Level é conhecido como AS Level, com um conjunto de exames no final do ano. No segundo ano, o estudante pode cursar o A2 Level, que também conta com um conjunto específico de avaliações ao fim do ano letivo.
Quais matérias o aluno pode cursar no A-Level?
Entre as matérias mais tradicionais estão: Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia, além do estudo de idiomas como inglês, espanhol e alemão. Algumas escolas também oferecem opções como Negócios, Tecnologia da Informação, Contabilidade, Economia, Ciências Marinhas, Ciência da Computação, Psicologia e Sociologia.
Como é o sistema de avaliação?
No A-Level o aluno pode ser avaliado de diversas formas, incluindo exames aplicados ao final do ano de estudo. As notas seguem uma escala que vai de A* (mais alta) até E (mínima para aprovação). Algumas matérias também incluem trabalhos práticos ou projetos, que compõem parte da nota final. As provas avaliam conhecimentos teóricos e a capacidade de aplicar conceitos de forma estruturada.
Quais os benefícios de cursar o A-Level?
Com uma estrutura que estimula o desenvolvimento das habilidades de análise, pesquisa e comunicação, o A-Level traz benefícios importantes para a jornada do aluno, com competências que podem ser utilizadas na vida acadêmica e profissional.
Para os interessados em estudar em universidades britânicas, o A-Level oferece a possibilidade de cumprir os pré-requisitos de ingresso. Ao escolher as matérias certas, o estudante aumenta as chances de atender às exigências específicas dos cursos desejados e de se destacar no processo seletivo. Apesar de ser voltado para o Reino Unido e não tão global como o currículo IB, o A-level é exigido para o ingresso em universidades como Cambridge e Oxford.
Quer conhecer as melhores instituições para cursar as matérias A-Level? Fale agora com um Especialista STB e saiba mais!