Como prometido, agora vou explicar um pouco sobre como são as escolas de inglês em Vancouver que o STB oferece. Como não sou especialista, são as minhas impressões como visitante mesmo – e provavelmente serão bem próximas das impressões de vocês. Espero que ajude!
Uma coisa que eu adorei descobrir lá é que cada escola tem um perfil bem definido. Não vai ser preço ou localização o seu maior critério de escolha, mas sim o estilo de ensino e acompanhamento de cada uma delas.
Até porque localização, amigo, não vai te ajudar muito a escolher: todas elas ficam em Downtown, no centro comercial de Vancouver, com acesso fácil ao skytrain (metrô de superfície) e a lojinhas e restaurantes bacanas. Então o que elas têm de diferente?
EC Vancouver
Pequena, mas muito bonitinha: as salas e áreas comuns têm móveis novinhos, decoração branca e laranja, e é tudo supercaprichado. Até as vending machines de salgadinhos da área comum são personalizadas com as cores e o logo da escola.
E o tom moderninho não fica só na decoração, não: todas as salas têm lousa digital, o que deixa a aula bem interativa. Como o staff é super jovem, acho que fica bem fácil interagir e fazer amizades por ali. Eles inclusive têm um guia próprio com atividades, restaurantes e dicas para os alunos aproveitarem Vancouver. Muito atenciosos, com certeza um ótimo lugar para estudar inglês em Vancouver!
ELS Vancouver
A ELS é super profissional. O staff é mais maduro e passa a impressão de ser um pouco mais conservador, o que é ótimo pra quem quer estudar para exames de proficiência ou levar essa experiência bem a sério.
Faz parte do programa, por exemplo, uma aula por dia em um laboratório com computadores (e o professor fiscaliza de pertinho!). Como todas as escolas, eles têm uma política de english only, na qual os alunos são proibidos de falar outros idiomas até nas áreas comuns. Mas a ELS tem o sistema de ‘punição’ mais eficiente: cada infração à regra custa $ 5, grana que é doada para instituições de caridade. Taí um bom incentivo!
Eurocentres Vancouver
A Eurocentres é uma mãe. O staff é super atencioso, pega o estudante pela mão e ajuda a resolver qualquer problema, seja ele relacionado à escola ou não.
Tem até um 24h emergency hotline, pro aluno ligar caso precise de ajuda em qualquer horário do dia. E a estrutura da escola também é fofa: todas as salas têm uma parede colorida, com cadeiras personalizadas com a mesma cor, bem caprichado.
A escola tem um dos maiores índices de satisfação dos alunos, e acho que é porque as aulas têm ênfase em fluência, pra você já sair de lá tagarelando inglês por aí! Claro que há também programas com foco acadêmico, como preparatório para IELTS – que pode ser prestado dentro da escola mesmo.
Kaplan Vancouver
Na Kaplan o clima é animado! Um staff super jovem orienta os alunos e organiza jogos e atividades nas áreas comuns. Quando visitei a escola, havia fotos dos jogadores dos Canucks (time de hockey de Vancouver) espalhadas pelos corredores porque eles estavam organizando um concurso de selfies!
Mas não é só brincadeira não: além do curso de inglês da Kaplan (com lousa digital, amo!), a escola oferece um portal online, a K+ Tools, em que os alunos podem fazer exercícios, tirar dúvidas e acelerar sua evolução.
E tem ainda os K+ Clubs, grupos de discussão temáticos, que podem ser sobre cinema, gastronomia… ou seja, quem estiver interessado e for atrás de todas as ferramentas que a escola oferece, vai aproveitar muito!
ILSC Vancouver
A ILSC é a maior escola em termos de espaço físico: tem quatro unidades lá em Downtown, geralmente alguns andares de um prédio comercial.
É a escola mais flexível de todas: há diversas datas de início e grade personalizável – você compra um pacote de aulas e monta seu schedule do seu jeito.
E outra coisa bem legal: além de disciplinas tradicionais como vocabulary, business e pronunciation, há opções temáticas como english yoga e english for social media. Pra alunos menos disciplinados, que precisem de temas divertidos pra se manterem interessados, a ILSC possui ótimas opções de cursos de inglês em Vancouver.
Se você se interessou e quer saber mais sobre uma dessas escolas, procure uma das agências de intercâmbio STB. Todos eles manjam muito e certamente vão esclarecer as suas dúvidas. Agora, se sua insegurança for em relação à fazer um intercâmbio em Vancouver, talvez eu possa ajudar: no próximo post apresento Montreal, a cidade canadense onde você pode estudar inglês e francês ao mesmo tempo! Até lá!