DICAS

COMO DEFINIR A MELHOR DURAÇÃO PARA O INTERCÂMBIO

Definir a duração ideal é um dos passos mais importantes para o sucesso de um intercâmbio; veja dicas para fazer a escolha certa

Published

on

Uma das principais questões para quem está planejando estudar no exterior é como definir a melhor duração do intercâmbio.  Nestes casos, a primeira pergunta a se fazer é: aonde você quer chegar após esse período fora do Brasil?

Aprender a falar um novo idioma, especializar-se em uma área profissional, conhecer lugares diferentes e descobrir outras culturas são apenas alguns dos motivos que podem impulsionar um intercâmbio. E todos eles podem impactar diretamente no número de aulas necessárias para atingir o objetivo final de cada estudante.

Ter uma meta traçada com a ajuda de um especialista facilita a escolha. Por isso, comece avaliando seus objetivos. Depois, a ideia é conciliá-los com outros fatores decisivos para tirar o projeto do papel, como o seu orçamento e destino pretendido.

Quem tem como objetivo principal melhorar seus conhecimentos em um idioma também deve considerar outros fatores importantes antes de decidir o tempo ideal para o intercâmbio. Abaixo, listamos os principais:

Qual é o objetivo do seu intercâmbio?

O seu nível de inglês é básico e você quer voltar do intercâmbio com o inglês fluente? Então,  prepare-se para ter aulas intensivas em um curso mais longo. A ideia é que você entenda que absolutamente todas as escolhas relacionadas ao intercâmbio serão delineadas a partir do seu objetivo final.  

Qual é o seu nível de conhecimento no idioma?

O conhecimento que você já tem será o ponto de partida para os seus estudos no exterior. Saber qual é a sua capacidade de compreensão e comunicação atual é fundamental para medir quantitativamente o tempo de estudos que você vai precisar para atingir seu objetivo de aprendizado no exterior.

Qual é a sua disposição para se dedicar ao curso?

O tempo necessário para o seu intercâmbio também vai depender do nível de comprometimento que você tem com o seu objetivo. Se você dispõe de pouco tempo para aprender, mas quer potencializar a sua imersão nos estudos, um curso intensivo pode ser uma boa opção. Porém, neste caso, você tem de estar ciente de que a evolução vai depender exclusivamente da sua dedicação em aprender muito em pouco tempo. Da mesma forma, quem quer mesclar os horários de aula com períodos de lazer no exterior, também precisa estar comprometido com o desenvolvimento de suas habilidades, para evoluir o máximo possível durante as aulas.

Com essas considerações em mãos, fica mais fácil decidir sobre outras características importantes do seu curso de idiomas no exterior, como a carga horária semanal das aulas, metodologia e características da instituição de ensino.

Quem não faz ideia de qual é o seu nível de conhecimento no idioma não precisa se preocupar: o  STB  pode aplicar uma prova de nivelamento de conhecimento. O resultado da avaliação será posteriormente checado pela escola no exterior e, dessa forma, o estudante é direcionado para a turma mais adequada de acordo com o seu conhecimento.

Como funciona o teste de nivelamento de idioma?

O teste de nivelamento acontece em duas etapas. A primeira é aplicada pela agência de intercâmbio, ainda no Brasil. Esse processo acontece para que aluno tenha um cadastro mais completo ao se matricular na escola de idiomas no exterior.

A segunda é promovida pela própria instituição de ensino, que aplica a avaliação de nivelamento para cada estudante no seu primeiro dia de aula. Isso porque as escolas costumam separar os alunos em turmas de acordo com o seu conhecimento no idioma, com o objetivo de que todos na sala tenham noções parecidas e a oportunidade de avançar juntos.

O que vai ser avaliado no teste de nivelamento?

Os testes são atualizados com frequência, mas podem variar de formato de acordo com a escola na qual são aplicados. O objetivo é avaliar o nível de inglês dos estudantes por meio de algumas habilidades principais:

  • Reading/Leitura – Testa a habilidade de compreender informações simples e interpretar dados com base na leitura de um texto.
  • Listening/Compreensão oral– Em geral, os estudantes escutam um diálogo e, em seguida, têm de responder perguntas a respeito do tema proposto. O objetivo também é checar a habilidade de compreender informações simples e interpretar dados.
  • Speaking/Conversação – Neste teste, os estudantes têm de responder algumas perguntas em inglês com o objetivo de demonstrar a sua habilidade de falar no idioma. As perguntas podem ser sobre hobbies e outros aspectos da sua vida, como profissão, idade etc.

  Entenda os níveis de fluência em inglês:

A1 – Iniciante: entende e é capaz de identificar expressões familiares, além de responder perguntas básicas, desde que utilizem linguagem simples e falem pausadamente.

A2 – Básico: é capaz de entender frases e de se comunicar de maneira simples em situações que requeiram troca de informações curtas.

B1 – Intermediário: é capaz de criar textos simples sobre áreas de interesse e de opinar de maneira breve em conversas.

B2 – Intermediário Superior: consegue entender as ideias principais de conversas complexas e escrever textos mais complexos de temas variados.

C1 – Proficiência eficaz: consegue se expressar de maneira fluente e espontânea, conseguindo utilizar o idioma para fins acadêmicos e profissionais. Pode produzir textos claros e discorrer sobre temas complexos com articulação.

C2 – Domínio Pleno: compreende com facilidade tudo o que escuta e lê no idioma. É capaz de se expressar espontaneamente com grande fluência, inclusive em situações mais complexas.

Quanto tempo os estudantes levam para evoluir no idioma?

O tempo de evolução dos estudantes pode variar de acordo com o seu ponto de partida,  objetivo e da sua dedicação aos estudos. Uma pessoa com nível de inglês básico que deseja adquirir base necessária para começar a se comunicar no idioma deve permanecer no exterior por um período mínimo recomendado de 24 semanas. Se a ideia é partir de um nível básico para o avançado, o ideal passa a ser um curso de, ao menos, 32 semanas.

Já um estudante que tem o conhecimento intermediário ou avançado e quer aperfeiçoar a sua fluência em inglês deve optar por um curso de 12 semanas, podendo variar para mais ou para menos. No entanto, vale lembrar que o aprendizado de idiomas não é matemática e que cada estudante tem o seu tempo e as suas possibilidades.

Qual é o nível mínimo de idioma necessário para fazer um intercâmbio?

Existem opções de cursos de idioma para todos os níveis de conhecimento, dos iniciantes aos fluentes – que podem e devem participar de cursos preparatórios para exames de proficiência. Ter algum conhecimento do idioma pode facilitar a chegada do estudante no exterior, mas não interfere no processo de aprendizado, já que o objetivo do intercâmbio é, justamente, adquirir novos conhecimentos por meio do estudo e da vivência no exterior.                                                          

Contar com o apoio de um especialista em educação internacional ajuda a acertar na escolha!

Contar com um especialista em educação internacional  é fundamental para quem deseja acertar na escolha de um intercâmbio. O STB conta com os maiores experts em educação internacional para orientá-lo do começo ao fim da experiência. Quer saber como realizar o sonho de fazer um intercâmbio? Fale com um de nossos especialistas! 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile