DESTINOS

COMÍDAS TÍPICAS DA INGLATERRA: 10 PRATOS MAIS FAMOSOS

Comida é bom e todo mundo gosta! Por isso, preparamos para vocês um artigo delicioso com os 10 pratos de comidas típicas da Inglaterra

Published

on

Além de aprender um novo idioma, o desejo de conhecer novos costumes e tradições está entre os principais objetivos de quem decide fazer um intercâmbio na Inglaterra.

E uma das melhores formas de fazer isso é conhecendo as comidas inglesas e os hábitos alimentares locais, que também carregam muita história e tradição.

VOCÊ PODE GOSTAR: TUDO SOBRE INTERCÂMBIO NA INGLATERRA 

Está pensando em fazer um intercâmbio na Inglaterra? Então, que tal começar a conhecer as comidas inglesas antes de embarcar? Com carnes, batatas, ervilhas e pimenta, entre outros ingredientes da culinária britânica, os ingleses conseguem produzir uma grande variedade de receitas. Conheça as mais famosas!

Conheça as 10 comidas típicas da Inglaterra mais famosas!

1. Fish and Chips

Não se sabe ao certo onde a clássica combinação de peixe empanado com batatas fritas surgiu – já que há cidades ao sul e ao norte da Inglaterra reivindicando a sua criação. O fato é que, desde então, o prato se espalhou pelo Reino Unido e se tornou um símbolo das comidas típicas da Inglaterra.

Por sua simplicidade e praticidade, a dupla foi comercializada exaustivamente durante a Revolução Industrial para alimentar a classe operária.

Na época, para manter os custos baixos, o prato era vendido embrulhado em folhas de jornal, prática que permaneceu até os anos 1980, quando o hábito passou a ser considerado prejudicial à saúde.

O prato, que se consolidou como um takeaway (comida para viagem) no século 19, atualmente figura até no cardápio de renomados restaurantes e tem interpretações mais “gourmetizadas”, mas a dica é prová-lo em um dos (muitos!) estabelecimentos que seguem oferecendo o fish and chips para viagem – para comer com as mãos e ter uma autêntica experiência local!

Para provar a clássica dupla londrina, quando estiver em seu intercâmbio na Inglaterra, vá ao Golden Union Fish Bar. Localizada no coração do Soho, a casa oferece peixes frescos e porções bem servidas – pra dividir e comer rapidinho entre um passeio e outro.

2. Bangers and Mash

Durante a Primeira Guerra Mundial, o abastecimento de comida na Inglaterra foi comprometido e muitas receitas tiveram de ser alteradas ou adaptadas. Produzida com carnes de pouca qualidade, água e cereais, a salsicha foi uma delas. Segundo dizem, foi nessa época que ela foi apelidada de banger, em alusão ao som explosivo que a mistura produzia durante o cozimento.

Mas, para além do nome, o bangers and mash que conhecemos atualmente nada tem a ver com este período. Feito com salsichas de alta qualidade, o prato típico de inverno é servido com purê de batatas, ervilhas cozidas e molho de cebola caramelizada.

Clássico “pub grub” (como os britânicos chamam os pratos servidos em pubs) ele é tão popular que deu até nome a uma música do Radiohead!  Em Cambridge, o lugar ideal para provar a receita é o The Eagle Pub – um bar histórico localizado bem pertinho da King’s College. Foi nele que, em 28 de fevereiro de 1953, os cientistas Francis Crick e James Watson anunciaram a descoberta da estrutura do DNA. Imperdível!

3. Cornish pasty

Comida de rua semelhante à empanada, o cornish pasty é um assado recheado de carne, molho apimentado, batata, cebola e nabo. Mas a receita nem sempre foi acessível. Como o próprio nome já diz, o salgado surgiu na região da Cornualha, no sudoeste da Inglaterra, e originalmente era recheado de carne de veado ou cordeiro, temperado com inúmeras especiarias e consumido exclusivamente pelos nobres da região.

Foram as esposas dos mineiros que, por volta do século 18, adaptaram a receita e passaram a prepará-la para que seus maridos tivessem algo prático e nutritivo para comer durante o trabalho. Além dos recheios e temperos, a nova versão também era diferente em relação à espessura da massa – que era mais grossa, a fim de prevenir danos em caso de queda nas minas.

A West Cornwall Pasty Company tem mais de 50 lojas espalhadas pelo Reino Unido (incluindo unidades em Oxford, Londres, Leeds e Cambridge) e oferece diferentes opções de recheio, como frango com cogumelos e queijo com cebola.

4. Summer Pudding 

O nome faz referência à época do ano em que as frutas vermelhas nascem em abundância na Inglaterra: o verão. Neste período, uma das mais tradicionais (e aguardadas!) sobremesas do país chega às casas das famílias britânicas.

Trata-se de um pudim feito à base de pão de forma adormecido, morangos, framboesas, mirtilos, groselhas, açúcar e vinho. Apesar do preparo simples, o resultado é lindo. Para comer com a boca e com os olhos!

Por se tratar de uma receita caseira e sazonal, não é tão comum encontra-la nos restaurantes do país, mas há grandes chances de conseguir provar a sobremesa no Quo Vadis, em Londres, durante o verão.

5 e 6. Sunday roast e yorkshire pudding

Feito com farinha, leite e ovos, o yorkshire pudding é uma espécie de pão com textura semelhante à de um suflê e que, junto a batatas, vegetais e molho gravy, acompanha o clássico Sunday Roast – assado servido aos domingos nas casas e restaurantes ingleses.

As origens do yorkshire pudding remetem a 1737, quando a receita de um “dripping pudding” (algo como “pudim encharcado”), feito à base de gordura e farinha, foi publicada pela primeira vez. No livro, intitulado The Whole Duty of a Woman, o pudim aparecia como uma nova maneira de aproveitar a gordura que se desprendia da carne durante o seu cozimento.

Para prová-los, vá ao Mr. Fogg’s Tavern, cuja decoração é inspirada no livro “Volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne. Assim, além de provar o prato típico, você também poderá desfrutar de um ambiente encantador enquanto almoça na capital britânica!

7. Jacket potato    

Se a batata está presente como acompanhamento em grande parte dos principais pratos ingleses, nada mais justo do que existir uma receita onde ela é a protagonista, certo? Eis a jacket potato, uma deliciosa batata inglesa, assada e recheada com os mais diferentes ingredientes.

Originalmente assadas na brasa das fogueiras durante o inverno, hoje, as jacket potatoes integram o cardápio britânico ao longo de todo o ano. Os recheios mais comuns são cheese and beans (feijão com queijo), chilli e frango com bacon, mas há lugares que servem recheios mais criativos. É o caso do Potato Project, em Londres, onde é possível encontrar batatas recheadas com feijão preto, guacamole, cogumelos selvagens com espinafre, frango tailandês com coco, tomate seco com mozarela, entre outros.

8. Pea and ham soup (ou London particular)

Durante a Revolução Industrial, uma neblina espessa de coloração amarela-esverdeada tomou conta de algumas cidades britânicas – especialmente de Londres, onde a concentração de fábricas, chaminés e poluentes era ainda maior. Foi este fenômeno, que ficou popularmente conhecido como London particular, que originou o nome de uma das mais tradicionais receitas do país: a sopa de ervilhas com presunto.

Normalmente servida na hora do jantar nos dias mais frios do ano, a London particular tem a ervilha como ingrediente principal e o bacon e o presunto são usados para dar o toque final (cuja coloração e consistência remetem ao fenômeno homônimo). Para prová-la, vá ao Plates & Co, localizado no interior de uma antiga Igreja Metodista, em Bournemouth.

9. Scones

De origem escocesa, os scones são servidos em toda a Inglaterra para acompanhar o chá da tarde. São pequenos pãezinhos com uvas-passas cujo principal diferencial é não levar fermento biológico na massa, que é feita à base de farinha, açúcar e leite. Geralmente, são servidos com clotted cream (uma espécie de manteiga mais suave) e geleia de frutas vermelhas.

Em Brighton, a dica é degustá-los na Metrodeco, uma tradicional casa de chás a cerca de cinco minutos de caminhada da praia. Mas a verdade é que, por se tratar de um acompanhamento bastante tradicional no país, é possível encontrar os famosos bolinhos na maioria das padarias e casas de chá da Inglaterra.

10. Apple Pie e Banoffee Pie

Ainda que seja bastante comum para os britânicos comer tortas de carne durante as refeições principais, elas também aparecem no cardápio na hora da sobremesa. As mais comuns são a apple pie, recheada de maçãs caramelizadas e canela, e a banoffee pie, recheada de banana e caramelo.

Localizada em frente ao Fitzwilliam Museum, em Cambridge, a Browns Brasserie & Bar serve a torta (e outras opções de sobremesa) durante o chá da tarde.

Quer provar todos esses pratos típicos britânicos e ainda aprender mais sobre a cultura inglesa enquanto faz um intercâmbio na Inglaterra? Entre em contato com nossos consultores!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile