a-melhor-experiencia-de-viagem-970x300_semtxt.jpg

Planejar uma viagem é simples, o extraordinário é construir experiências!

High School no Canadá: tudo sobre o sistema de ensino canadense

Moderno e inclusivo, o Canadá está entre os destinos preferidos de quem deseja cursar o ensino médio no exterior. Além dos altos índices de qualidade de vida, o país também pode se orgulhar da excelência de seu sistema educacional – que está entre os melhores do mundo e é um dos mais bem avaliados dentre os países de língua inglesa!

Quer fazer High School no Canadá? Então confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Como é o ano letivo no High School no Canadá?       

O ano letivo vai de setembro a junho, sendo que a data exata de início das aulas varia de acordo com cada escola.

Como é a equivalência entre séries e idades no Canadá?

Na maioria das províncias canadenses, as séries são dividas de modo semelhante ao brasileiro: o ensino fundamental (elementary education) tem oito anos de duração e o ensino médio (secondary school ou high school) tem quatro anos. Assim, o estudante entra na primeira série com seis anos de idade e se forma aos 17, totalizando 12 anos de educação básica.

Em Québec, no entanto, a divisão é diferente. São 11 anos de educação básica, divididos entre escola primária e ensino médio: a École Primaire (escola primária) compreende os seis primeiros anos letivos, e a École Secondaire (ensino médio), os outros cinco anos. Além disso, há mais dois anos entre o ensino médio e a universidade, período conhecido como CEGEP - Collège d'Enseignement Général et Professionnel.

Quais são os tipos de escola disponíveis para fazer High School no Canadá?

O Canadá é conhecido por ser um dos países com a melhor qualidade de ensino do mundo. Isso tanto em escolas públicas canadenses, resultado de um forte investimento do governo; quanto em escolas particulares, que contam com excelente infraestrutura e desenvolvimento acadêmico.

Confira os principais motivos para fazer um intercâmbio no Canadá!

Como é o sistema educacional canadense?

As escolas canadenses são administradas por distritos escolares, que respondem a uma secretaria de educação provincial. Cada província canadense tem um tipo de currículo, adequado para a realidade cultural, social e econômica local, o que torna o aprendizado mais direcionado e completo.

Além disso, o sistema educacional canadense oferece uma combinação de matérias básicas teóricas e matérias vocacionais, como mecânica, artes, teatro, psicologia ou marketing. Esse currículo é aplicado de forma prática nas escolas por meio de laboratórios específicos, e o investimento governamental é alto, fazendo com que os estudantes consigam assimilar o conhecimento técnico de forma bastante eficiente.

 

Quais são os métodos de avaliação do High School Canadá?

Com algumas variações por província, o sistema de notas segue a escala A, B, C, D, E, F – sendo que as notas D, E e F geralmente significam que o aluno falhou na atividade desempenhada.

Além dos exames, o estudante deverá obter um bom resultado em trabalhos feitos em casa e em sala. Em muitos casos, ter bom comportamento também conta pontos.

Por quanto tempo posso fazer High School no Canadá?

O aluno do STB High School pode cursar de um semestre letivo até o período completo do ensino médio.

Como obter o diploma de uma escola canadense?

Assim como nas escolas americanas, no Canadá o sistema de ensino canadense também funciona com base em créditos. Por isso, para conseguir o diploma, o estudante deve cumprir um número mínimo de créditos exigidos pela secretaria de educação da província em que reside.

Um aluno brasileiro consegue se formar e obter diploma de uma escola canadense?

Sim, se estiver matriculado em uma escola por tempo suficiente para acumular o número mínimo de créditos exigidos para a formatura.

 

Quanto custa o programa de High School no Canadá?

Dependendo do tipo de escola, acomodação, região e tempo de permanência escolhidos, o valor dos programas pode variar, mas o STB oferece os melhores preços do mercado de High School no Canadá. Em uma estimativa para fins comparativos, um semestre de High School Public sai a partir de CAD 12.059 (U$9.456,56)** mais taxas. Já os preços do STB High School Private Canada ficam a partir de CAD 16.864,70 (13.225,14)** mais taxas. Tudo isso em até 10 vezes sem juros ou com descontos de CAD 500 para pagamentos à vista!

** Os valores foram consultados em novembro de 2017 e estão sujeitos a alteração.

Quais são os testes oficiais feitos antes de entrar em uma universidade no Canadá?

O requisito mínimo para entrar em uma universidade canadense é o diploma de graduação do ensino médio ou equivalente. Cada vez mais universidades do Canadá vêm aceitando, também, os testes padronizados americanos, como o SAT (Scholastic Aptitude Test) e o ACT (American College Testing).

Como é fazer High School no Canadá? Veja a opinião de quem fez

“Eu sempre tive vontade de morar fora. Quando minha mãe começou a falar sobre intercâmbio, acabei escolhendo o Canadá mais pelo clima (sempre adorei o frio e a ideia de um país com aquele inverno com neve caindo do céu me encantou!). Todo mundo me dizia que eu morreria de saudades da minha família, mas eu achava que já tinha nascido pronta para fazer essa viagem. Na hora de embarcar, nem olhei para trás. Estava tão extasiada por realizar esse sonho que eu nem pensei que eu não veria minha família por metade de um ano. Mas, quando cheguei ao Canadá, a saudade bateu forte na primeira semana. Depois, comecei a sair com os brasileiros que tinham vindo comigo e isso fez as coisas infinitamente melhores. Eu comecei a realmente viver meu intercâmbio. E foi fantástico!     

Fiquei em um colégio público e gostei bastante de lá, dos professores e de como a gente podia escolher as matérias e fazer nosso próprio horário na escola. Conheci gente do mundo todo: espanhóis, mexicanos, italianos, turcos e japoneses. Foi uma experiência inesquecível e valorizo principalmente os problemas que tive que superar, pois eles me fizeram crescer e amadurecer. Minha vida mudou depois do intercâmbio. Agora vou fazer college no Canadá, e sei que essa experiência me deixou mais preparada, me permitindo ter uma visão realista de como tudo será. Além disso, agora tenho a certeza de que eu vou conseguir me jogar no mundo sozinha e conquistar meus sonhos.

Gabrielle Torres Pavlic,18, fez STB Public High School no Canadá aos 16 anos, quando estava no segundo ano do ensino médio.

 FALE COM UM ESPECIALISTA   EM HIGH SCHOOL

 

 

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: