CANADÁ

HIGH SCHOOL NO CANADÁ: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Saiba mais sobre as diferenças e vantagens do sistema educacional canadense

Published

on

Moderno e inclusivo, o Canadá está entre os destinos preferidos de quem deseja cursar o ensino médio no exterior. Além dos altos índices de qualidade de vida, o país também pode se orgulhar da excelência de seu sistema educacional – que está entre os melhores do mundo e é um dos mais bem avaliados dentre os países de língua inglesa para realizar o High School!

 Está pensando em fazer High School no Canadá? Então confira, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Como é o ano letivo no High School no Canadá?       

O ano letivo vai de setembro a junho, sendo que a data exata de início das aulas varia de acordo com cada distrito escolar e/ou escola.

Como é a equivalência entre séries e idades no Canadá?

Na maioria das províncias canadenses, as séries são dividas de modo semelhante ao brasileiro: o ensino fundamental (elementary education) tem oito anos de duração e o ensino médio ou high school (secondary school ou high school) tem quatro anos. Assim, o estudante entra na primeira série com seis anos de idade e se forma aos 17, totalizando 12 anos de educação básica.

Em Québec, no entanto, a divisão é diferente. São 11 anos de educação básica, divididos entre escola primária e ensino médio: a École Primaire (escola primária) compreende os seis primeiros anos letivos, e a École Secondaire (ensino médio), os outros cinco anos.

Além disso, há mais dois anos entre o ensino médio e a universidade no Canadá, período conhecido como CEGEP – Collège d’Enseignement Général et Professionnel.

Tipos de escola para fazer intercâmbio High School no Canadá

O Canadá é conhecido por ser um dos países com a melhor qualidade de ensino do mundo. Isso tanto em escolas públicas canadenses, resultado de um forte investimento do governo; quanto em escolas particulares, que contam com excelente infraestrutura e desenvolvimento acadêmico.

Como é o sistema educacional canadense?

As escolas canadenses são administradas por distritos escolares, que respondem a uma secretaria de educação provincial. Cada província canadense tem um tipo de currículo, adequado para a realidade cultural, social e econômica local, o que torna o aprendizado mais direcionado e completo.

Além disso, o sistema educacional canadense oferece uma combinação de matérias básicas teóricas e matérias vocacionais, como mecânica, artes, teatro, psicologia ou marketing.

Esse currículo é aplicado de forma prática nas escolas por meio de laboratórios específicos, e o investimento governamental é alto, fazendo com que os estudantes consigam assimilar o conhecimento técnico de forma bastante eficiente.

Quais são os métodos de avaliação do High School Canadá?

Com algumas variações por província, o sistema de notas segue a escala A, B, C, D, E, F – sendo que as notas D, E e F geralmente significam que o aluno falhou na atividade desempenhada.

Além dos exames, o estudante deverá obter um bom resultado em trabalhos feitos em casa e em sala. Em muitos casos, ter bom comportamento também conta pontos.

Por quanto tempo posso fazer estudar no Canadá?

O aluno do STB High School pode cursar de um semestre letivo até o período completo do ensino médio.

Como obter o diploma de uma escola canadense?

Assim como nas escolas americanas, no Canadá o sistema de ensino canadense também funciona com base em créditos.

Por isso, para conseguir o diploma, o estudante deve cumprir um número mínimo de créditos exigidos pela secretaria de educação da província em que reside.

Um aluno brasileiro consegue se formar e obter diploma de uma escola canadense?

Sim, se estiver matriculado em uma escola por tempo suficiente para acumular o número mínimo de créditos exigidos para a formatura. 

Como é fazer High School no Canadá? Veja depoimentos de quem já fez esse intercâmbio com a STB!

“Eu sempre tive vontade de morar fora. Quando minha mãe começou a falar sobre intercâmbio, acabei escolhendo o Canadá mais pelo clima (sempre adorei o frio e a ideia de um país com aquele inverno com neve caindo do céu me encantou!). Todo mundo me dizia que eu morreria de saudades da minha família, mas eu achava que já tinha nascido pronta para fazer essa viagem. Na hora de embarcar, nem olhei para trás. Estava tão extasiada por realizar esse sonho que eu nem pensei que eu não veria minha família por metade de um ano. Mas, quando cheguei ao Canadá, a saudade bateu forte na primeira semana. Depois, comecei a sair com os brasileiros que tinham vindo comigo e isso fez as coisas infinitamente melhores. Eu comecei a realmente viver meu intercâmbio. E foi fantástico!     

Fiquei em um colégio público e gostei bastante de lá, dos professores e de como a gente podia escolher as matérias e fazer nosso próprio horário na escola. Conheci gente do mundo todo: espanhóis, mexicanos, italianos, turcos e japoneses. Foi uma experiência inesquecível e valorizo principalmente os problemas que tive que superar, pois eles me fizeram crescer e amadurecer. Minha vida mudou depois do intercâmbio. Agora vou fazer college no Canadá, e sei que essa experiência me deixou mais preparada, me permitindo ter uma visão realista de como tudo será. Além disso, agora tenho a certeza de que eu vou conseguir me jogar no mundo sozinha e conquistar meus sonhos.

Gabrielle Torres Pavlic,18, fez STB Public High School no Canadá aos 16 anos, quando estava no segundo ano do ensino médio.

Quer viver uma experiência como a da Gabrielle e cursar o ensino médio no Canadá? No site do STB, você pode conferir todo o nosso portfólio de programas, encontrar a loja mais próxima e solicitar o contato de um especialista por WhatsApp!

Continue Reading
3 Comments

3 Comments

  1. Jorge Senna

    14 de outubro de 2019 at 11:02

    Excelente post muito bem escrito eu com certeza voltarei nesse blog, parabéns.

  2. Daniele

    21 de novembro de 2019 at 16:58

    O estudante de high school pode solicitar permissão de trabalho?

    • admin-intercambio

      26 de novembro de 2019 at 14:04

      Olá, Daniele. Não, estudantes de High School não tem autorização de trabalho no Canadá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.