Profissionais

Trabalho voluntário no exterior pode ser um diferencial na carreira

Experiência de trabalho voluntário no exterior ajuda a desenvolver habilidades, aumentar a confiança e destacar o perfil profissional

Published

on

Vivenciar uma experiência de trabalho voluntário no exterior pode influenciar não só sua carreira, mas a relação com o mundo corporativo. Muito mais que uma ação em prol do outro, em que o voluntário doa seu tempo e energia em benefício de outras pessoas ou uma causa, essa é uma prática que trabalha diferentes habilidades, uma troca mútua, que beneficia as duas partes. 

Estar envolvido em um voluntariado traz a sensação de realização pessoal, auxilia no bem-estar e saúde mental. Proporciona uma sensação de pertencimento, reduzindo o estresse e a ansiedade, gerando segurança e fortalecendo a identidade pessoal.  

O profissional que se dispõe a atuar em uma causa também pode ser encarregado de conduzir pequenos projetos, desenvolvendo as habilidades de liderança e praticando a capacidade de conduzir pessoas e processos. 

Leia também: Trabalho no Exterior 

Além disso, um dos principais diferenciais de vivenciar uma experiência de trabalho voluntário no exterior é poder trabalhar a capacidade de se relacionar e resolver problemas em outro idioma. O participante é desafiado a conviver com diferentes realidades e se adaptar aos mais diversos cenários. 

O STB oferece experiências de trabalho voluntário no exterior a partir de duas semanas, ou seja, durante as férias do trabalho é possível ter uma vivência que pode mudar os rumos da sua carreira! Conheça algumas opções: 

Love 2 Teach  

Em Hout Bay, na África do Sul, o projeto Love2 Teach foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar estudantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente de aprendizagem seguro e integrado, auxiliando nas necessidades da vida acadêmica e social. 

Nessa experiência, o voluntário apoia os professores em sala de aula, supervisiona e auxilia os alunos com as tarefas de casa. Além disso, também contribuem no marketing, organizam eventos para arrecadar fundos e oferecem serviços profissionais.  

Voluntariado Tartarugas Marinhas na Costa Rica 

Na América Central, em meio às florestas tropicais, o programa de voluntariado na Costa Rica se dedica à proteção das tartarugas marinhas. Com treinamento especial sobre conservação da fauna na região, oferece também aos participantes a chance de realizar pesquisas importantes sobre onças e pássaros, compreendendo o funcionamento do ecossistema local. 

Os voluntários podem auxiliar em tarefas como coleta de materiais, análise dos ninhos das tartarugas, escavação e patrulhas noturnas na praia, medição dos animais, contagem de ovos e registro de dados em sistema. 

Trabalho Voluntário com Futebol  

Inspirado na Copa do Mundo de 2010, o projeto Coaching-a-Life, criado pela You2Africa, conecta voluntários de todo o mundo com a comunidade local, em vários municípios da região de Cape Town. O projeto existe há mais de dez anos, e tem como objetivo usar o futebol para desenvolver jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.  

Nesse programa, os voluntários auxiliam técnicos nas atividades, trabalham com escolas locais, além de treinar alunos por meio do futebol, desenvolvendo a confiança pessoal dos estudantes. 

Voluntariado com Cuidado de Idosos no Nepal 

Na região dos Himalaias, entre a Índia e a China, o Nepal é conhecido por suas montanhas e paisagens naturais. Nesse destino há a possibilidade de fazer um voluntariado com foco nos cuidados básicos para idosos. 

Os voluntários são responsáveis por tarefas como limpeza e organização de quartos, banheiros e utensílios dos idosos, além do apoio em cuidados diários de higiene e saúde. Podem auxiliar no gerenciamento do estoque de roupas, lençóis e auxílio na alimentação dos idosos, além de apoiar a locomoção e realizar a limpeza após as refeições. 

Voluntariado na Área de Saúde na Namíbia  

Ao lado da África do Sul, no Sudoeste do continente africano, a Namíbia reúne reservas e parques nacionais encantadores. Nesse projeto, os voluntários trabalham diretamente na promoção de cuidados de saúde primária, com programa de saúde da família e cuidados básicos para a população local.  

As tarefas dependem da experiência do participante, mas em geral, auxiliam nas atividades diárias da clínica, atuando junto a médicos e enfermeiros, aprendendo sobre doenças locais e tratamentos. A prática é personalizada de acordo com a experiência, estudantes de medicina podem aprimorar as habilidades clínicas básicas. 

Existem diversas oportunidades de trabalho voluntário no exterior. Fale agora com um Especialista STB e entenda qual a vivência se encaixa no seu perfil! 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.