DESTINOS

INTERCÂMBIO NO CANADÁ: SINAIS DE QUE VOCÊ É BEM-VINDO NO PAÍS

Published

on

Saiba como perceber se os canadenses estão gostando de você apenas observando o comportamento deles

O Canadá é um dos destinos mais procurados por brasileiros para intercâmbio. Há uma série de razões para isso, que incluem desde o custo de vida mais acessível se comparado com os Estados Unidos até a possibilidade de estudar os dois idiomas nativos do país, o inglês e o francês.

Porém, existe outra característica dos canadenses que também é digna de menção: eles são considerados um dos povos mais educados do mundo. Para se certificar basta, por exemplo, conversar com quem já foi para lá. Por isso, se você está com as malas prontas para visitar o país, é legal ficar de olho em alguns comportamentos que podem ser um indício de que você foi aprovado pelos canadenses.

Amigos e família: nem sempre se misturam

Cada povo tem um jeito diferente de demonstrar apreço e os canadenses não são exceção. No Canadá, as pessoas são muito menos expansivas do que os brasileiros. Eles também são mais formais e sérios. No entanto, isso não quer dizer que sejam frios e desinteressados, significa apenas que eles têm costumes diferentes dos nossos.

Vale explicar uma diferença de comportamento que não existe muito por aqui: no Brasil, é comum que colegas de trabalho se tornem amigos, a ponto de um frequentar a casa do outro aos finais de semana. Somos receptivos e abrir as portas da nossa casa é uma maneira de demonstrar confiança.

No entanto, esse costume não existe no Canadá. Mesmo que alguém o trate muito bem, com respeito e educação, isso não quer dizer que uma nova amizade nasceu. Eles não estão acostumados com recepções calorosas e são mais reservados e discretos. Além disso, eles separam muito bem a vida pessoal da vida pública.

Ao cumprimentar um canadense, por exemplo, nada de beijos e abraços. Um bom aperto de mão é o suficiente para demonstrar tanta confiança quanto um gesto mais expansivo. Por isso, se por acaso você receber um convite para visitar a casa de alguém, tenha a certeza que você “caiu nas graças” dessa pessoa, pois se trata de algo raro.

Se você for fazer intercâmbio no Canadá, muito provavelmente ficará hospedado em uma casa de família, nas chamadas “host families”. Trata-se de uma oportunidade única de acompanhar de perto o dia a dia de uma família canadense.

Privacidade acima de tudo

Já mencionamos que os canadenses valorizam muito a privacidade e isso, de certa forma, pode servir de conselho para você. Quer um exemplo? No Brasil, fazer hora extra no trabalho é um comportamento que costuma ser bem visto pelos superiores. Afinal, uma pessoa que trabalha mais é uma pessoa que se dedica mais e, por conta disso, é mais respeitada – mesmo que isso signifique colocar em segundo plano as suas horas de lazer.

No Canadá é diferente. Você não será visto com bons olhos se ficar mais para cumprir com suas obrigações. Além disso, o fato de não separar a sua vida profissional da sua vida pessoal é mais um indicativo de que você não é muito organizado.

Por isso, encare as coisas da seguinte maneira: se você convidar alguém para sair depois da aula e essa pessoa disser que não pode, de forma alguma encare como falta de educação. Eles provavelmente não vão inventar nenhuma desculpa, apenas vão dizer que não querem ou já têm outro compromisso. Simples assim.

Você não precisa ser como eles, mas precisa entendê-los

Existe um ditado popular que diz “quando estiver em Roma, haja como os romanos”. Não precisa chegar a esse ponto, afinal você é um estrangeiro e tem a sua própria personalidade. Porém, é importante que você entenda a maneira como eles pensam e respeite a lógica deles.

Não tenha medo de errar. O intercâmbio serve justamente para que você aprenda. O medo de errar faz com que muitos brasileiros não se misturem e prefiram andar mais com outros brasileiros que estão por lá. Não há nada de errado nisso, mas saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de aprendizado.

Para evitar as “panelinhas”, procure sempre falar no idioma deles, por mais que você tenha dificuldades no começo. O mais importante de tudo é tentar. Diferentemente do que os nossos medos nos fazem imaginar, eles não vão rir se você falar alguma coisa errado e, sabendo que você é estrangeiro, vão até se esforçar mais para entendê-lo.

Eles ficam felizes quando veem o seu esforço para se integrar ao dia a dia deles. Ah, lembre-se que furar fila ou beber em um local que não é permitido, nem pensar. Afinal, as regras existem para serem cumpridas por todos, não é mesmo?

Gentileza gera gentileza

A gentileza está presente em cada pequeno gesto do dia a dia para a maioria dos canadenses, portanto, prepare-se para ser bem-recebido onde quer que você for. O melhor conselho é: aproveite!

Você terá muitas oportunidades de conversar bastante com eles e voltará para o Brasil com um segundo idioma ainda mais afiado – e com uma grande vontade de espalhar toda essa gentileza por aqui.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.