ENSINO MÉDIO

Qual melhor país para fazer High School?

Conheça 5 destinos que o STB oferece programas de High School, com diferentes estilos de vida e calendários acadêmicos

Published

on

Vida tranquila à beira-mar ou as possibilidades da cidade grande? Uma experiência no campo com interação com a comunidade ou forte cena cultural? São diversos os perfis de vida entre os países em que o aluno pode cursar High School

O ensino médio é um período de crescimento e escolhas. Além de ser uma experiência enriquecedora, o aluno que vive essa etapa no exterior, desfruta dos mais diversos benefícios acadêmicos e sociais. Por isso, contar com uma boa consultoria nesse momento de decisão é fundamental, pois o estudante pode entender melhor seus gostos, objetivos e aquilo que pode desenvolver durante o intercâmbio.  

Preparamos um guia para mostrar alguns diferenciais de cada destino. Veja abaixo! 

Estados Unidos 

Com opção de viver em pequenas cidades no interior do país ou em grandes centros urbanos como Los Angeles e Nova York, o intercâmbio High School nos Estados Unidos proporciona a experiência mais retratada nos filmes e séries famosas. O aluno pode, inclusive, estudar nas mesmas escolas que grandes celebridades, entre elas a North Broward Preparatory School, onde estudou Ariana Grande e Sierra Canyon School, das irmãs Kendall e Kylie Jenner. 

Nos Estados Unidos, existem três tipos de programa de High School: F-1 Público, F-1 Privado e J-1 Público. O ano acadêmico tem início entre os meses de agosto e setembro e termina em meados de maio ou junho. Com diferentes níveis em cada matéria, disciplinas vocacionais e muitas atividades extracurriculares e esportivas, o sistema americano permite que o aluno se familiarize com o método de ensino do país, o que é um benefício caso ele queira cursar uma universidade no destino. 

Veja também: Tudo sobre High School nos EUA 

Reino Unido 

Tradição, qualidade de ensino e modernidade se encontram em um destino encantador e cheio de história. Cenário de diversos filmes conhecidos, como Harry Potter e Sherlock Holmes, o Reino Unido é ideal para o aluno que busca um sistema de ensino consolidado, sendo um passo decisivo para quem deseja ingressar nas melhores universidades da Europa. 

O High School no Reino Unido é dividido em três termos letivos, com o ano acadêmico iniciando no mês de setembro e encerrando em junho. O aluno tem ainda a possibilidade de focar em áreas de conhecimento que tem maior habilidade. Nos dois últimos anos, também é possível deixar de lado disciplinas que não são de interesse profissional.  

Canadá 

Com um clima multicultural e amigável, o Canadá recebe estudantes dos mais diversos países e oferece ao aluno a chance de conviver com diferentes culturas durante o High School. Além das estações bem-marcadas, com temperaturas que podem chegar a –40ºc no inverno, o país tem excelência no ensino e um ambiente seguro para o aluno desenvolver suas habilidades. 

Dividido em quatro termos, sendo que dois termos correspondem a um semestre letivo, o ano acadêmico tem início na primeira semana de setembro e termina no final do mês de junho. O sistema oferece matérias básicas teóricas, além de matérias vocacionais, como mecânica, artes, teatro, psicologia ou marketing. Esse currículo é aplicado de forma prática nas escolas por meio de laboratórios específicos. 

Austrália 

Praias encantadoras, com um estilo de vida descontraído e matérias que envolvem o meio-ambiente. O High School na Austrália é ideal para o aluno que deseja conciliar o tradicional currículo acadêmico com disciplinas como surf, vela e biologia marinha.  

Por conta da grande demanda por profissionais com conhecimento técnico, o ensino vocacional nas escolas é muito bem desenvolvido, desenvolvendo habilidades para que o alune entre no mercado de trabalho e tenha capacidade de definir um plano de carreira na universidade. 

Com ano acadêmico tendo início na primeira quinzena de janeiro e encerrando na em novembro, conta com ano letivo dividido em quatro termos, sendo férias de duas semanas entre os termos e férias de seis semanas ao final do ano letivo.  

Ao escolher esse destino, o aluno poderá contar com todo o suporte local da equipe STB Austrália, que oferece assessoria aos estudantes brasileiros que estão no país. Nosso time está presente em duas lojas por lá, em Sydney e Gold Coast. 

Nova Zelândia 

Com paisagens únicas e cultura acolhedora, a Nova Zelândia se destaca como paraíso dos esportes radicais. Com forte currículo acadêmico, além de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, o High School nesse destino tem destaque para o desenvolvimento do pensamento crítico e colaboração. 

Oferece disciplinas que valorizam a diversidade e inclusão, criando um ambiente acolhedor, em que os alunos de diferentes origens culturais e socioeconômicas podem aprender juntos e se inspirar uns com os outros. Com ênfase no aprendizado prático e participação comunitária, o ensino médio na Nova Zelândia prepara o aluno não apenas para os exames acadêmicos, mas para se tornar um cidadão responsável e engajado com temas sociais. 

Os alunos neozelandeses estão entre os melhores do mundo em matemática, ciências e interpretação de texto. As escolas mantêm uma estrutura única para atender aptidões vocacionais nas áreas de moda, turismo, culinária, ciências marinhas e negócios. Há também os programas de educação ao ar livre (Outdoor Education), que incentivam o aluno a se manter ativo, praticando esportes como canoagem, escalada, esqui e ciclismo. 

Dividido em quatro termos, com férias de duas semanas entre os termos e de seis semanas ao final do ano letivo, o ano acadêmico na Nova Zelândia tem início na segunda quinzena de janeiro e encerra em novembro. 

Também existe a opção de estudar na Alemanha, Espanha, França, Irlanda e Suíça. Independentemente do país escolhido, o aluno pode contar com toda a experiência do STB, com a expertise necessária para fazer deste, um momento único de transformação e crescimento. Converse com um Especialista STB e conheça as opções disponíveis! 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile