DICAS

PROFISSÕES E ÁREAS QUE VÃO BOMBAR EM 2022

Descubra as carreiras que vão se destacar neste ano!

Published

on

Prever quais carreiras terão destaque no mundo pós-COVID não é uma tarefa fácil. Mas uma coisa é certa: os modelos de trabalho enfrentarão mudanças drásticas e definitivas.

Quase dois anos após o início da pandemia, estamos em um ponto de inflexão em que novas formas de trabalhar se solidificaram como hábitos, incluindo desde onde as pessoas estão trabalhando até quais ferramentas estão usando para se comunicar.

À medida em que os avanços tecnológicos diminuem rapidamente a fronteira entre as tarefas de trabalho realizadas por humanos e aquelas realizadas por máquinas e algoritmos, os mercados de trabalho preveem ainda mais transformações para 2022.

E, de acordo com o relatório The Future of Jobs, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, se administradas com sabedoria, essas mudanças do futuro do trabalho podem levar a uma nova era de bons empregos e melhor qualidade de vida para todos.

É hora de investir em novas habilidades

O mercado de trabalho pós-pandemia, que já demonstra a consolidação do Anywhere Office, também deve contar com a alta dos salários no setor de tecnologia e a diminuição das fronteiras para as contratações de profissionais, como aponta a pesquisa Guia Salarial 2022, da consultoria Robert Half.

SAIBA MAIS: BENEFÍCIOS DO ANYWHERE OFFICE

De acordo com o relatório Future of Jobs, todas as indústrias devem ainda experimentar lacunas em termos de habilidades. “É fundamental que as empresas assumam seu papel no apoio às suas forças de trabalho e que os profissionais adotem uma abordagem proativa para seu aprendizado ao longo da vida”, alerta o presidente do Fórum Econômico, Klaus Schwab.

É nesse cenário que o conceito de lifelong learning ganha força, incentivando que todo profissional invista em seu desenvolvimento contínuo para manter sua empregabilidade e a relevância de suas habilidades ao longo dos anos.

VOCÊ PODE GOSTAR: LIFELONG LEARNING E SUA RELAÇÃO COM O INTERCÂMBIO

A pesquisa da Robert Half destaca, ainda, cinco das soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho: comunicação, adaptabilidade, flexibilidade, perfil analítico e visão do negócio. Todas elas, altamente relacionáveis com uma experiência de intercâmbio, como explicamos no texto “como um intercâmbio pode destacar o seu currículo”.

Mas, afinal, quais são as áreas em destaque para 2022?

Como era de se esperar, as funções diretamente relacionadas à tecnologia continuarão em alta no próximo ano. Cientistas de dados, desenvolvedores de software e aplicativos e especialistas em e-commerce são alguns dos cargos que aparecem no relatório Future of Jobs.

Confira abaixo, a lista completa:

  1. Analistas de dados e cientistas de dados
  2. Especialistas em AI e machine learning
  3. Gerentes de operações e gerais
  4. Analistas e desenvolvedores de apps e software
  5. Profissionais de marketing e vendas
  6. Especialistas em big data
  7. Especialistas em transformação digital
  8. Especialistas em novas tecnologias
  9. Especialistas em desenvolvimento organizacional
  10. Serviços de informação tecnológica

A revista Forbes destaca ainda outras áreas que devem seguir crescendo em contratações no próximo ano, entre elas, a de Supply Chain. Com o aumento das vendas online e a necessidade de inúmeras indústrias reavaliarem a sua cadeia de abastecimento e distribuição de produtos, profissionais da área de compras, logística e distribuição devem se destacar em 2022.

De acordo com a publicação, quem trabalha no mercado financeiro também tem tudo para se dar bem. Espera-se que as carreiras nessa área cresçam até 15% na próxima década, com o objetivo de manter alinhados os gastos e receitas das empresas e buscando maneiras de maximizar a lucratividade.  

Por fim, a Robert Half destaca a importância de profissionais ligados a experiência do cliente, responsáveis pelo Customer Service/Success, que seguirão em alta em 2022.

Agora que você sabe quais as profissões e áreas que vão se destacar em 2022, que tal começar a se preparar para o futuro do trabalho com um intercâmbio? Conheça os nossos cursos no exterior e dê um up na sua carreira. Fale com os nossos especialistas!