DESTINOS

O QUE FAZER EM CAMBRIDGE? – STB WEEKEND SERIES #13

Descubra uma das cidades mais surpreendentes da Inglaterra com esse roteiro de final de semana

Published

on

Bicicletas, universitários, jovens de todos os lugares do mundo, construções centenárias, vida noturna agitada e muita história: esta é Cambridge – uma charmosa cidadezinha a cerca de 80 km de Londres. Mas a região também esconde passeios diferentes e secret spots que estão apenas esperando para serem explorados.

Nesta edição do Weekend Series, você confere um roteiro com os melhores passeios para aproveitar o final de semana inesquecível na cidade.


SÁBADO – Colleges & Nightlife

Para começar o fim de semana em grande estilo, que tal fazer um tour pelos três principais colleges de Cambridge? De bicicleta (como um local!), é possível ir da Trinity até a Queen’s College em menos de dez minutos! E o trajeto arborizado com vista para o rio promete tornar o passeio ainda mais encantador.

Culture @Trinity College:

Fundada em 1546, a maior das faculdades de Cambridge é a primeira parada desse passeio. Caminhe por seus majestosos e coloridos jardins – onde, segundo dizem, Isaac Newton (um dos notáveis alunos da Trinity) descobriu a teoria da gravidade, e não deixe de visitar a Wren Library, maior biblioteca universitária da cidade, com cerca de 300 mil volumes em sua coleção.

Próxima parada: @King’s College, o maior cartão postal da cidade! Como aos finais de semana há menos estudantes pelo campus, aproveite para caminhar pelos enormes gramados que levam até os “backs” (como eles chamam as áreas das universidades voltadas para o Rio Cam) e passe alguns minutos admirando a paisagem mais encantadora de Cambridge. Depois, uma passada pela capela da universidade é obrigatória. Além dos enormes vitrais coloridos, o seu teto possui a maior abóboda em leque do mundo!

 

@ Queen’s College

Continuando o tour, siga pela King’s Parade, vire a direita na Silver Street e, depois, a primeira direita na Queen’s Ln. Ali, você logo avistará mais uma majestosa construção: é a Queen’s College – cujos prédios ocupam ambos os lados do Rio Cam. Procure pela plaquinha na parede que indica a entrada para visitantes e se prepare para conhecer uma das maiores lendas da cidade: a Mathematical Bridge – construída no século XVIII para ligar ambos os prédios.

Segundo a lenda, ela teria sido construída sem pregos, por Isaac Newton, para provar a lei da gravidade! Hoje, sabe-se que isso não é verdade. O cientista já havia morrido na época da construção da ponte, mas ela continua sendo um ícone da cidade.

 

Lunch @Hotel Du Vin & Bistro

Antes de continuar a programação, talvez você queira parar para comer algo. Seguindo pela Trumpington St em direção ao Fitzwilliam Museum (nossa próxima parada!), você chegará ao Hotel Du Vin, que abriga um charmoso e reconhecido restauranteAliando simplicidade e  sofisticação, o bistrô trabalha com  pratos e preços fixos (dois pratos saem por £17,95)  inspirados na gastronomia francesa.                                                                                                       

Art @Fitzwilliam Museum

Esta imponente fachada neoclássica (construída em 1816) abriga mais de meio milhão de obras de arte – não à toa, é considerado um dos melhores museus regionais de toda a Europa!  Por isso, aproveite a tarde para visitar, sem pressa, todas as galerias do Fitz – que, além da arte nacional, também abriga pinturas e objetos da Ásia e da Antiga Grécia, Roma e Egito. Após a visita, os fãs de ciência podem estender o passeio até o número 22 da Fitzwilliam Street (a cerca de 20 metros do museu), para dar uma espiadinha na casa onde Charles Darwin viveu entre os anos de 1836 e 1837.

 

Tea @Browns

Em frente ao Fitzwilliam, o amplo salão da Browns Brasserie & Bar é o lugar ideal para tomar o tradicional chá da tarde no final do dia. Para acompanhar, peça uma porção de scones – tradicionais pãezinhos britânicos (feitos na hora!) acompanhados de geleia de morango e manteiga!

 
 

Pub & Nightclub @The Regal Wetherspoon

Para continuar no clima british, que tal acabar a noite em um típico pub inglêsLocalizado a cerca de 10 minutos de caminhada da Browns, na Regent Street, o Regal Wetherspoon é o melhor destino durante a noite.

Não apenas porque o preço das bebidas (que vão de cervejas a drinks elaborados) é o melhor da região – o que atrai muitos universitários para lá – mas também porque o ambiente é bem eclético. Além dos bares e mesinhas, a casa (que chegou a abrigar um cinema de luxo nos anos 1930) conta com dois andares e uma animada pista de dança!         

 

DOMINGO – Shopping & Punting

Breakfast @ The Green Coffee Company

O domingo começa com um café da manhã reforçado na Green Coffe Company. Por lá, muitas opções de baguetes, scones, pães doces, croissants e bolos fazem o casamento perfeito com os chás (destaque para o de rosas e jasmim), milkshakes e cafés da casa.

Se tiver lugar, prefira as mesinhas da calçada. Assim, além de aproveitar os primeiros raios de sol, você também pode observar o movimento das pessoas que começam a caminhar em direção à Market Square, nosso próximo destino.

Compras @General Market

Funcionando desde a Idade Media no coração da cidade, o mais antigo e tradicional mercado de rua de Cambridge colore a Market Square diariamente com antiguidades, souvenires e roupas de segunda mão. Mas a dica é visitar a região aos domingos, quando as barraquinhas são tomadas por quadros, gravuras, cerâmicas, fotografias, esculturas e outras obras de artistas da região. Além disso, agricultores locais também se reúnem ali aos domingos para vender verduras e legumes orgânicos.  

Shop @The Cambridge Satchel Company

As lojas de rua que ficam no entorno do mercado também merecem a sua atenção durante essa manhã. Deixando o General Market pela St Mary’s Passage (uma ruela estreita que leva até a King’s College), você encontrará a Cambridge Satchel Company – que vende as clássicas bolsas inglesas estilo carteiro, usadas pela maioria dos estudantes britânicos.

 

Books @ University Press Bookshop

Perto dali, ocupando o número 1 da Trinity Street, está a University Press Bookshop – a livraria oficial da Universidade de Cambrigde! Aberta há (pelo menos) 430 anos, a loja é o paraíso dos booklovers e conta com centenas de títulos em estoque.

 View @Great St Mary’s Church

Ao lado da livraria, do outro lado da St. Mary St. está a igreja da Universidade de Cambridge. Após contemplar o altar e admirar seus vitrais coloridos, prepare o fôlego para fechar a programação matinal com chave de ouro! É que, por apenas £4, você terá acesso às escadas que levam ao topo da torre da igreja – de onde se tem uma vista privilegiada da cidade. Ao longo do caminho (são 123 degraus!), você terá a oportunidade de observar de perto os famosos sinos da igreja – que, pelo menos desde 1303, ajudam a marcar o horário de início das aulas e palestras da universidade, além de anunciar dias de casamentos, missas e funerais.

 

Lunch @ Cambridge Chop House     

O Cambridge Chop House funciona até tarde aos domingos e se orgulha de servir  “tradicional comida britânica” a cerca de 100 metros  da St Marry’s Church. No cardápio, diferentes cortes de carne, peixes e legumes são maioria. Ótima opção para almoçar no coração da cidade, a casa conta com enormes janelas de vidro e vista privilegiada para a King’s College Chapel.

 

Punting @ Rio Cam

A técnica do punting (que surgiu no período medieval para facilitar a navegação em águas rasas) consiste em empurrar o barco com um mastro de madeira pelo rio e se tornou símbolo da cidade universitária de Cambridge. Por isso, não há forma melhor de terminar o final de semana por lá do que a bordo de um punt!

Sozinho ou com a companhia de um guia (normalmente, estudantes da própria universidade) você irá navegar por uma encantadora e arborizada região, cercada de gramados e jardins floridos. Além disso, para conhecer a cidade de outro ângulo, o trajeto também passa pelos “backs” das faculdades. Must go!

Gostou das informações? Conheça mais sobre a cidade em um intercâmbio em Cambridge

 

SERVIÇO:

TRINITY COLLEGE
Cambridge, CB2 1TQ, Reino Unido
+44 1223 338400
https://www.trin.cam.ac.uk/

KING’S COLLEGE
5 King’s Parade, Cambridge CB2 1SJ, Reino Unido
+44 1223 331100
http://www.kings.cam.ac.uk/

THE FITZWILLIAM MUSEUM
Trumpington St, Cambridge CB2 1RB, Reino Unido
+ 44 1223 332900
http://www.fitzmuseum.cam.ac.uk/

QUEEN’S COLLEGE

Queens College, Silver St, Cambridge CB3 9ET, Reino Unido
+44 1223 335511
http://www.queens.cam.ac.uk/

GENERAL MARKET
Market Street, Cambridge, England

HOTEL DU VIN BISTRO
15-19 Trumpington Street, Cambridge CB2 1QA
+44 1223 928991
https://www.hotelduvin.com/locations/cambridge/

THE REGAL
38-39 St Andrew’s St, Cambridge CB2 3AR, Reino Unido
+44 1223 366459
https://jdwetherspoon.com

THE CAMBRIDGE SATCHEL COMPANY
2 St Mary’s Passage, Cambridge, CB2 3PQ
+44 01223 352435
https://www.cambridgesatchel.com/

UNIVERSITY PRESS BOOKSHOP
1 Trinity St, Cambridge CB2 1SZ, Reino Unido
+44 1223 333333

THE CAMBRIDGE SHOP HOUSE
 1 King’s Parade, Cambridge CB2 1SJ, Reino Unido
+44 1223 359506
http://www.cambscuisine.com/cambridge-chop-house/

THE GREEN COFFEE COMPANY
 
Peas Hill, Cambridge CB2, Reino Unido
+44 1223 353013

BROWNS

23 Trumpington St, Cambridge CB2 1QA, Reino Unido
+44 1223 461655
http://www.browns-restaurants.co.uk/restaurants/eastofengland/cambridge

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile