DICAS

COMO ESCOLHER UMA COMPANHIA PARA VIAJAR

Published

on

Por Jade Hill*

Viajar é surreal… Cair no mundo sem saber o que vai encarar pela frente, encarando uma nova cultura e, na maioria das vezes, sem nem mesmo dominar o idioma do lugar. É curioso como esta experiência é capaz de fazer com que a gente sinta um mix de poder, desafio, medo e entusiasmo ao mesmo tempo. Uma sensação maravilhosa como nenhuma outra.

No entanto, dificilmente nos preocupamos em como escolher uma companhia para viajar conosco. A verdade é que encontrar o parceiro ideal para dividir este momento não é nada fácil. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo neste processo:

Reconheça suas diferenças

Pode ser sua melhor amiga ou até mesmo um irmão, viajar com quem quer que seja é um desafio e tanto. Afinal, somos seres diferentes apesar dos interesses em comum. Minha primeira viagem ao exterior com meu namorado foi sensacional. Ele concordou com o roteiro, com as acomodações que eu queria e até deixou as reservas das passagens por minha conta. Eu realmente tive muita sorte!

Foi só depois que começamos a planejar a nossa viagem que percebi algumas questões que nem passavam pela minha cabeça antes. Na parte financeira, por exemplo, ele era bem mais conservador e eu mais desapegada. Ele se negou a fazer muitas coisas que eu queria por achar um desperdício.

Duas surfistas se preparam para entrar no mar

Por isso eu digo que, ao escolher alguém para viajar com você, é importante reconhecer e respeitar as diferenças para que isto não se torne um problema.

Tenha interesses em comum

Não há nada pior do que chegar em Londres e descobrir que você ama história, museus e cultura e seu companheiro de viagem prefere pubs e compras. É importante saber com antecedência o que cada um espera da viagem. Como eu disse, é difícil encontrar alguém que concorde com você em tudo, mas o ideal é que vocês tenham interesses em comum. Eu e meu namorado, por exemplo, temos praticamente os mesmos gostos: apreciamos cultura e vida noturna. É claro que, às vezes, discordamos de algumas coisas, mas em geral estamos na mesma vibe. Escolher alguém que goste do mesmo que você já é um grande passo.

Mantenha um diálogo aberto 

Viajar com alguém é, definitivamente, um verdadeiro teste de paciência. Nem sempre tudo sai como planejado e, por essa razão, você precisa entender e ser capaz de se comunicar abertamente com seu parceiro!

Se a pessoa que viajar com você não souber lidar com estresse e pressão, você pode ter problemas, além de uma experiência negativa. É melhor ter ao seu lado alguém que saiba agir e lidar com imprevistos.

É importante falar abertamente e desabafar se algo estiver lhe incomodando, ter maturidade suficiente para saber dizer ‘não’ e conversar sobre algum problema. A viagem pode se transformar em um pesadelo se ninguém estiver aberto a discussões.

Aprenda a compartilhar

Amigos viajando juntos sorriem do lado de fora de uma kombi

Viajar com alguém é acima de tudo uma parceria. Mesmo que você conheça a outra pessoa a fundo, vão surgir discordâncias e muitos desafios ao longo da viagem. Mas o bom de tudo isso é que você terá sempre alguém para te apoiar, incentivar e fazer você se sentir vivo, independentemente dos diferentes pontos de vista. Essa pessoa fará parte da sua história e será alguém para rir e chorar com você pelos próximos anos. Viajar é mágico, extraordinário e transformador, não só para você, mas também para a pessoa que você escolhe para compartilhar esta experiência.

Quer viver experiências transformadoras pelo mundo e fazer amigos internacionais para a vida toda? Faça uma viagem internacional com o Contiki, parceiro STB que opera roteiros feitos especialmente para jovens entre 18 e 35 anos!

*Este artigo foi originalmente escrito para o The Travel Project e publicado pelo Six-Two, blog de viagens do Contiki.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.