DESTINOS

O QUE FAZER EM BERLIM? – STB Wekeend Series #15

Published

on

É difícil acreditar que, um dia, a capital alemã foi símbolo de intolerância e preconceito. Sinônimo de arte, música, moda e vida noturna agitada, hoje Berlim é uma cidade vibrante e inclusiva – e reserva um cantinho para cada tipo de viajante!  Do charmoso e nostálgico bairro do Mitte às regiões mais underground, há parques, museus, memoriais, construções históricas e galerias apenas esperando para serem exploradas.

E se você está pensando em fazer um intercâmbio em Berlim não pode perder as dicas que reunimos, em parceria com a Jansport, para um final de semana na cidade. Confira!

SÁBADO – imersão na história alemã

Explore @Nikolaiviertel 

O final de semana começa com um passeio a pé pela região mais antiga da cidade: o bairro medieval de Nikolaiviertel – onde, durante a Idade Média, Berlim começou a se desenvolver.

melhores-cafés-berlim.jpgHoje, a pequena vila que originou a capital alemã tem ruas de paralelepípedo e charmosas casinhas que funcionam como estabelecimentos comerciais (de cafés e restaurantes a lojas de roupa e souvenires), perfeitos para uma manhã de compras.

No coração do bairro está o prédio mais antigo de Berlim: a centenária Igreja de São Nicolau que, desde 1987, não recebe mais cultos religiosos e funciona exclusivamente como museu.  Ao redor dela, inúmeros cafés e casas de chá convidam para um café da manhã reforçado antes de continuar o passeio. Destaque para a Double Dutch (especializada em confeitaria holandesa) e a Tigertörtchen (cuja especialidade são os cupcakes).

Walking @Checkpoint Charlie

Do outro lado do rio, no cruzamento da Friedrichstraße com a Zimmerstraße, está o Checkpoint Charlie, um antigo posto militar responsável por controlar o tráfego de pessoas autorizadas por entre os setores americano e soviético durante a Guerra Fria. 

pontos-turísticos-de-berlim.jpg

Por lá, você pode observar a famosa placa que alerta, em diferentes idiomas, que “você está deixando o setor americano” e ver de perto um pedaço original do Muro de Berlim. Ainda na Fredrischestaße, há uma exposição de fotos a céu aberto sobre a história e as tensões políticas relacionadas ao período e o Mauermuseum – Checkpoint Charlie, museu que revela as emocionantes histórias daqueles que tentaram fugir de um lado para o outro do muro.

Lunch @ ASADOR Steakhouse          

Antes de continuar a explorar a cidade, chegou a hora daquela paradinha estratégica para o almoço. Eleito um dos melhores restaurantes de assados da cidade por uma revista local, o ASADOR Steakhouse é o restaurante ideal para amantes de carne.

Entrecôte, alcatra, lombo, filet mignon… Opção é o que não falta! Então escolha o corte, os acompanhamentos (média de € 3 por guarnição) e os molhos que mais lhe agradarem e bom apetite!

É vegetariano? Não tem problema: aposte no queijo de cabra gratinado com mel, servido com maçãs e tomates caramelizados.

History @Museu Judaico Alemão

melhores-museus-berlim.jpg

A cerca de 10 minutos de caminhada da região, está o maior museu judaico da Europa, o Jüdisches Museum. Por meio de fotos, documentos, objetos pessoais, obras de arte e instalações interativas, ele reconstrói dois milênios de história judaico-alemã. Fruto do trabalho do arquiteto Daniel Libeskind, o moderno prédio que abriga o museu também é, por si só, uma obra de arte.

melhores-museus-em-berlim.jpg

Filho de judeus sobreviventes do Holocausto, Libeskind deu um jeito de provocar nos visitantes algumas das sensações vividas por seus ancestrais durante este período de horror por meio da arquitetura.

melhores-museus-de-berlim.jpg

 

Assim, a construção é cheia de simbologias: as aberturas na fachada do prédio representam cicatrizes, a inclinação do piso e os corredores estreitos trazem a sensação de instabilidade e as salas com pouca luminosidade e enorme pé direito remetem a sensação de isolamento e solidão. É emocionante!

Arts @East Side Gallery

Para finalizar a tarde de imersão na história alemã, a próxima parada é a colorida East Side Gallery, situada ao lado leste do muro que dividiu a cidade entre 1961 e 1989. Após sua queda, artistas de 21 países diferentes foram colorir a construção – que, hoje, representa uma das maiores galerias a céu aberto do mundo! São 1316 metros cobertos por mais de 100 painéis. O mais famoso deles é o Mein Gott Hilf Mir, de Dimitri Vrubel, que mostra um beijo entre Erich Honecker (presidente da Alemanha Oriental) e Leonid Brezhnev (líder soviético).

arte-em-berlim.jpg

Saindo do Museu Judaico, pegue a linha U1 do metro e desembarque na estação Schlesisches Tor, que fica a menos de 10 minutos de caminhada da atração.

melhores-festas-em-berlim.jpgParty @House of Weekend

Se ainda houver pique para curtir a noite, corra para a House of Weekend! Localizada no 12ª andar de um moderno arranha-céu em Alexanderplatz, a casa noturna tem pista de dança animada e um terraço com vista privilegiada para a Fernsehturm – a icônica torre de TV que também é um marco da cidade. Enjoy!

DOMINGO – passeio no parque

Morning @ Portão de Brandemburgo

Marcando uma das extremidades da famosa Unter den Linden (avenida que reúne importantes palácios, praças e universidades da cidade), o Portão de Brandemburgo é um dos principais cartões postais de Berlim.

Porta-de-Brandemburgo-Berlim.jpg

Não apenas porque testemunhou importantes momentos de sua história, mas também por conta de suas dimensões monumentais: são mais de 25m de altura e 11m de profundidade, coroados por uma carruagem de bronze que é guiada pela deusa Vitória! Aproveite para admirar a construção antes de iniciar a caminhada até a Siegessäule, destino final deste roteiro.

Parlamento-Alemao-Berlim.jpgQuick stop at @Reichstag         

A menos de 500m do portão está o histórico prédio do Parlamento alemão.  Hoje, o edifício neoclássico conta com uma moderna cúpula de vidro (de 23,5m de altura!) de onde é possível desfrutar de vistas panorâmicas da cidade. A entrada é gratuita, mas precisa ser agendada com antecedência no site oficial da construção.

 

Walking tour @Tiergarten

Atrás do Portão de Brandemburgo e do Prédio do Parlamento, está o Tiergarten, segundo maior parque de Berlim.

Com cerca de 210 hectares, esta enorme área verde já foi campo de caça da realeza e hoje está recheada de atrações – como o Memorial de Guerra Soviético (que homenageia os soldados soviéticos mortos durante a Segunda Guerra Mundial.), o Palácio Bellevue (residência oficial do presidente da Alemanha) e a Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo).

Tiergarten-Berlim.jpg

Além disso, lagos, pontes, animais silvestres, árvores de diversas espécies e jardins bem cuidados fazem parte da paisagem. Passeio imperdível para um domingo de sol!  

melhores-restaurantes-em-berlim.jpgLunch @Café Neuen See

Às margens de um dos lagos, está o Café Neuen See – um cantinho charmoso que, além de restaurante, também funciona como Biergarten (“jardim de cerveja”, em tradução literal) durante o verão.  Escolha uma das aconchegantes mesinhas de madeira espalhadas sob as árvores para almoçar antes de continuar o passeio. 

Respeitando a sazonalidade dos ingredientes, o restaurante serve pratos típicos e regionais (como salsichas, pretzels, batatas e carnes), além de pizzas e massas. Durante a tarde, bolos, tortas e chás também podem ser encontrados por lá. À noite, vinhos, drinks e tradicionais cervejas alemãs atraem os berlinenses. Must try!

 

 

History @Siegessäule

Depois do almoço, siga a pé pela Straße des 17. Juni até encontrar uma enorme rotatória conhecida como Grosser Stern. 

Ali, a cerca de 70m de altura, está a majestosa estátua de Siegessäule (a deusa Vitória), construída para comemorar as vitórias prussianas nas guerras de unificação do século XIX. Desenhada por Friedrich Drake, a estátua possui nada menos que 35 toneladas e quase 9m de altura!

lugares-históricos-berlim.jpg

Gostou deste roteiro? Que tal mais sobre a cidade em um intercâmbio em Berlim

{{cta(‘296ff73b-0bc6-407a-8039-cdbb922e697c’,’justifycenter’)}}

SERVIÇO

Tigertörtchen
Spandauer Str. 25, 10178
+49 30 67969051
http://tigertoertchen.de/

Double Dutch
Am Nußbaum 8, 10178 
+49 30 71532460

Mauermuseum – Checkpoint Charlie
Friedrichstraße 43-45, 10969
 +49 30 2537250
http://www.mauermuseum.de/

East- Side Gallery
Mühlenstraße, 10243 

Asador Steakhouse
Wilhelmstraße 22, 10963
+49 30 25931818
http://restaurant-asador.de/en/main-menu/

Museu Judaico Alemão
Lindenstraße 9-14, 10969
+49 30 2599-3300
http://www.jmberlin.de/main/EN/homepage-EN.php

House of Weekend
Alexanderstraße 7, 10178 
+49 1522 4293140
http://www.houseofweekend.berlin/

Portão de Bramderbugo
Pariser Platz, 10117

Reichstag
Platz der Republik 1, 11011
+49 30 227-32152
http://www.bundestag.de/besuche/architektur/reichstag/

Casa das Culturas do Mundo
John-Foster-Dulles-Allee 10
+49 30 397870
https://www.hkw.de/de/index.php

Cafe am Neuen See
 Lichtensteinallee 2, 10787
+49 30 2544930
http://www.cafeamneuensee.de/]

Palácio de Bellevue
Spreeweg 1, 10557
+49 30 20000

Siegesaule
Großer Stern, 10557
http://www.berlin.de/sehenswuerdigkeiten/3560160-3558930-siegessaeule.html

 

 

 

 

 

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.