Seu plano é embarcar para um destino com museus mundialmente reconhecidos, vida noturna vibrante e arquitetura única? Então que tal fazer uma viagem para Amsterdam? Bela em todas as estações do ano, a cidade surpreende com seus canais deslumbrantes, cultura efervescente e variedade de bares, restaurantes e atrações que contemplam os mais diversos gostos. Não por acaso, é considerada a oitava cidade mais visitada da Europa.
Quer conhecer um pouco mais sobre uma das principais cidades da Europa? Confira o roteiro que o STB, em parceria com a JanSport, preparou para um fim de semana inesquecível em Amsterdam.
SÁBADO – Onde comer e fazer compras em Amsterdam
Morning @ De Pijp
Que tal começar o dia explorando o bairro mais latino de Amsterdam? Siga para De Pijp, onde você encontrará atrações conhecidas como a Heineken Experience – o museu da cervejaria holandesa que funciona em sua primeira fábrica- e outras nem tanto, como o delicioso Albert Cuypmarkt, sua primeira parada.
Explore @ Albert Cuypmarkt
Na região, os sons do tradicional mercado reverberam: dezenas de barracas se misturam a comerciantes, visitantes e músicas tocadas em alto-falantes. Se estiver com fome, esse é o lugar para provar as poffertjes, tradicionais panquecas holandesas com manteiga e açúcar. Por lá, você vai encontrar de tamancos holandeses a móveis de época. Explore!
Lunch @ The Butcher
A melhor opção para o almoço é o The Butcher (foto acima), um dos melhores hambúrgueres de Amsterdam! Ele fica meio escondido, atrás das barraquinhas da Albert Cuypmarkt, na altura do número 129. Além da comida deliciosa, o restaurante conta com um bar secreto, onde é possível se divertir a noite toda. Para acessá-lo, é necessário reservar uma mesa com antecedência.
Shop like a local @ Hutspot//Concerto
Não deixe De Pijp sem antes conhecer a Hutspot (foto acima), uma das lojas mais legais do bairro. No caminho sentido Jordaan, outro destino também chama a atenção: a Concerto (foto abaixo) loja de discos independentes indispensável para quem ama música. Se der sorte, há chance de pegar um showzinho por lá.
Culture @ Jordaan
A próxima parada é o bairro de Jordaan, um dos mais culturalmente efervescentes de Amsterdam. Foi lá, em uma casa à beira do canal de Prinsengracht, que Anne Frank e sua família ficaram escondidos por dois anos (1942-1944) durante a Segunda Guerra Mundial. A casa hoje abriga um museu cuja visita é obrigatória. Mas neste fim de semana, foque em explorar o bairro, repleto de brechós, lojas de discos, sebos, galerias de arte, lojas de design e cafés incríveis.
Apple pie @ Winkel 43
Perto da praça Prinsengracht está o café Winkel 43, dono da melhor torta de maçã da cidade. Esqueça todas as tortas holandesas que você já provou na vida, é na Winkel 43 que você vai conhecer a verdadeira torta de maçã local! Outra dica insider: todas as segundas-feiras, a região abriga também um mercado de pulgas vintage que vale a visita. Não deixe de passar por lá caso tenha mais tempo na cidade!
Discover @ 9 Straajies
Ainda na região de Jordaan, um complexo de nove ruas conhecido como 9 Straatjes é ideal para explorar no fim da tarde, especialmente se você gosta de arquitetura, brechós e boutiques variadas. Quem ama chocolate tem que incluir no tour a loja Urban Cacao. Quando assunto são brechós, um dos melhores é o Laura Dols (foto abaixo).
Dinner @ Mazzo
Ótima opção de restaurante italiano em Amsterdam, o Mazzo oferece um cardápio variado, mas as massas são o destaque da casa. Se estiver indeciso, aposte na pizza veggie, que leva queijo de cabra, abobrinha, pesto e cebola doce. Uma delícia!
Party @ Leidseplein
Se ainda estiver com pique, siga para a movimentada região de Leidseplein, onde não faltam opções de bares e baladas muito animados!
DOMINGO – Os melhores museus de Amsterdam
Art @ Museumplein
Comece o dia explorando a região conhecida como Museumplein, onde você vai encontrar alguns dos principais museus da cidade – além de poder fazer a tradicional foto no monumento I Amsterdam.
Escolher o museu a explorar pode não ser fácil diante de opções tão ricas: o Rijksmuseum (foto à esquerda), com obras de nomes como Hals, Vermeer e Rembrandt expostas, o Van Gogh Museum, inteiramente dedicado ao pintor holandês, e o Stedelijk Museum (foto abaixo), perfeito para quem ama arte contemporânea, design e arquitetura. Os três valem – e muito – a visita!
Brunch @ Foodhallen
Ao estilo do Chelsea Market, em Nova York, o Foodhallen é a opção perfeita para quem deseja desbravar as comidas típicas de Amsterdam. O local funciona como um mercado gastronômico e conta com opções para todos os gostos e bolsos. Se você come carne, uma ótima pedida é experimentar os deliciosos bitterballen (snacks holandeses recheados com carne) do De BallenBar.
Stroopwafle @ Lanskroon
Um dos doces típicos de Amsterdam é o stroopwafle e, na padaria Banketbakkerij Lanskroon, você encontrará um dos mais tradicionais da cidade. Ideal para acompanhar um café, o stroopwafle é um biscoito formado por duas partes finas de waffle recheadas com uma espessa calda. Delicioso!
Movies @ EYE Film Museum
Siga para a região norte de Amsterdam, onde uma das principais atrações é o EYE Film Museum. Dedicado inteiramente à história do cinema, o museu conta com instalações e exposições permanentes e temporárias, além de uma intensa programação de filmes para nenhum apaixonado por cinema pôr defeito. Importante: para chegar ao museu é necessário pegar uma balsa sobre o lago IJ – e só o caminho já vale o passeio.
Sunset @ A’dam Lookout
O A’dam – Amsterdam Dance and Music é um prédio conceito ideal para aproveitar o pôr do sol em Amsterdam.
O local, que antigamente serviu de sede da Shell, virou um sky deck com diversas atrações: cafés, restaurantes, ponto de observação, escola de música, clube noturno e até um balanço a mais de cem metros do chão (foto à direita).
Dinner @ Pllek
O Pllek (foto abaixo) é o bar-restaurante perfeito para encerrar com chave de ouro um fim de semana em Amsterdam. Construído dentro de antigos contêineres de transportes navais, o local conta com um clima descontraído e cardápio delicioso, com produtos orgânicos e comida caseira. Quem ainda estiver animado pode aproveitar a enorme pista de dança montada em um dos ambientes do restaurante durante a noite. Mas fique esperto: a última balsa de volta ao centro da cidade sai por volta da uma hora da manhã.