INTERCÂMBIO

Novas regras para Visto de Estudante no Canadá

Entenda as medidas anunciadas pelo ministro de imigração canadense para 2024!

Published

on

No dia 22 de janeiro de 2024, o ministro de imigração canadense Marc Miller anunciou uma série de mudanças referentes ao visto de estudo para o Canadá e as permissões atreladas ao documento. A medida terá duração de dois anos e tem como objetivo aliviar a demanda relacionada ao setor de habitação no país.

Abaixo, listamos as principais atualizações e o que efetivamente mudará para os estudantes brasileiros que estão se programando para fazer um intercâmbio no Canadá.

Visto para estudantes no Canadá

O governo canadense anunciou uma redução de 35% na concessão de vistos de estudantes. Embora o número assuste, o país deve emitir cerca de 360 mil permissões para estrangeiros em 2024, um número expressivo e que considera uma boa parte da população intencionada a estudar no país.

Vale reforçar que a medida não elimina as permissões, apenas limita a quantidade emitida por ano. Além disso, os programas de High School, Mestrado e Doutorado no Canadá não se enquadram dentro da limitação da emissão de vistos de estudante.

A limitação na concessão de vistos se aplicará a partir de setembro de 2024 para estudantes matriculados em cursos de longa duração e não afetará estudantes que solicitaram a renovação de permissões concedidas anteriormente. Atualmente, o visto de estudo é obrigatório para estrangeiros que buscam por programas com a partir de seis meses de duração, sejam eles cursos de idiomas ou cursos de nível superior, como colleges, graduação, pós-graduação e mestrado. Estudantes de cursos de idiomas de curta duração não serão afetados por essas mudanças.

Além disso, já está sendo exigido em todas as solicitação de visto de estudante uma “attestation letter” da província onde a instituição de ensino está localizada. As províncias têm até o dia 31 de março de 2024 para estabelecer o processo para emissão dessa carta para os estudantes.

Estudo e trabalho Canadá

Com as mudanças anunciadas, estudantes de colleges que fazem parte do modelo público-privado também deixam de ser elegíveis ao PGWP a partir de setembro de 2024. Em contrapartida, estudantes de mestrado poderão aplicar para um PGWP mais longo, com duração de três anos, também a partir de setembro.

De acordo com as regras atuais, a quantidade de tempo concedida para o PGWP é baseada na duração do programa de estudos, ou seja: cursos com um ano de duração ofereciam um ano de PGWP, o período de permissão de trabalho após a conclusão do curso. Desta forma, a nova regra amplia a duração para estudantes de mestrado e doutorado.  

Outra alteração importante é referente a autorização de trabalho para dependentes. Com as novas medidas, o visto de trabalho aberto (OWP) passa a estar disponível apenas para cônjuges de estudantes matriculados em programas de mestrado, doutorado e programas profissionais como medicina e direito.

Canadá segue aberto para estrangeiros

Com um vasto território e uma população extremamente aberta à diversidade cultural, o Canadá segue sendo um dos principais destinos para intercâmbio e não tem como intenção barrar estrangeiros que desejam estudar no país.

De acordo com Marc Miller, as mudanças têm como objetivo melhorar a qualidade das instituições de ensino do país, bem como desacelerar o crescimento populacional a fim de combater problemas como o aumento no preço de imóveis no Canadá.

Por isso, essas mudanças não devem impedir que estudantes internacionais planejem uma trajetória de estudos no Canadá, tornando a figura de um especialista em educação internacional ainda mais relevante na construção de uma jornada de sucesso.

Ainda tem dúvidas sobre as regras do visto de estudante e as possibilidades para quem deseja estudar e trabalhar no Canadá? Fale com os nossos especialistas!