CINEMA E SÉRIES

NOVA YORK NO CINEMA

Nova York é uma das cidades mais registradas pelo cinema; confira lista com nossos filmes favoritos

Published

on

É comum ouvir alguém dizer que enquanto caminhava por Nova York se sentia dentro de um filme. Por mais que isso seja um clichê, não deixa de ser verdade. É a cidade mais conhecida do mundo e, consequentemente, muito retratada na televisão e nos cinemas.

As séries de TV costumam harmonizar bem as suas histórias com as cidades em que elas acontecem. Não por acaso, é impossível desassociar o enredo de Sex and the City, How I Met Your Mother e Girls de Nova York.

Já nas telonas, essa representação é mais sutil, visto que algumas produções não indicam onde as gravações aconteceram ou fazem uso de cenários montados. Contudo, há situações em que o local é primordial para o enredo, colocando a obra em meio ao cotidiano das pessoas.

Como não poderia ser diferente, Nova York foi cenário de centenas de filmes. Por isso, decidimos montar uma listinha com 10 deles que apresentam muito bem a cidade. Confira:

King Kong (1933)

King Kong em cima do Empire State Building

Uma das cenas mais icônicas da história do cinema é a do King Kong no topo do Empire State Building! Na trama, uma equipe de cinema viaja para a Ilha da Caveira e encontra uma civilização primitiva que serve mulheres ao gorila gigante, Kong. Ele se apaixona pela estrela do filme, Ann Darrow, mas é capturado e levado à Nova York para servir de atração. O animal, contudo, escapa e sai furioso pela cidade causando destruição.

Bonequinha de Luxo (1961)

Audrey Hepburn olhando a loja da Tiffany

A loja da Tiffany na 5th Avenue nunca mais foi a mesma depois que Audrey Hepburn tomou seu café da manhã admirando a vitrine na abertura de Bonequinha de Luxo! Ela interpreta Holly Golithly, uma garota de programa de luxo que sonha em se casar com um milionário. Porém, os planos começam a mudar quando conhece Paul Varjak (George Peppard), seu novo vizinho que sonha em ser escritor. Neste filme marcante da atriz tem até personagem brasileiro!

Táxi Driver (1976)

Robert de Niro apontando arma

Figura indispensável na lista dos melhores filmes de todos os tempos, esta obra-prima de Martin Scorsese mostra o submundo de Manhattan pelos olhos de Travis Bickle (Robert De Niro), um taxista perturbado que trabalha de madrugada nas ruas da cidade. Em meio a toda degradação, ele tenta salvar a prostituta de 12 anos, Iris (Jodie Foster), da vida que leva e das drogas. Filme pesado, porém marcante!

Os embalos de sábado à noite (1977)

John Travolta dançando

John Travolta fez um estrondoso sucesso na pele de Tony Manero, um jovem dançarino do Brooklyn que só se diverte aos finais de semana, nas discotecas com os amigos. Enquanto isso, passa seus dias trabalhando em uma loja de tintas e se preparando para um grande concurso de dança que vai participar. A trilha sonora embalada pelos sucessos dos Bee Gees é inesquecível!

Manhattan (1979)

Brooklin Bridge de paisagem de fundo

Woody Allen está entre os diretores que melhor souberam utilizar a cidade de Nova York em seus filmes (posteriormente, fez o mesmo em diversas cidades da Europa). Em Manhattan, ele interpreta um escritor de meia-idade, cuja esposa, Jill (Meryl Streep), o trocou por uma mulher. Enquanto tenta lidar com esta situação, se encanta com uma jovem de 17 anos e com uma mulher mais madura, amante de seu amigo. Típico Woody Allen.

Faça a Coisa Certa (1989)

Spike Lee e outros personagens

Sempre ligado nas questões raciais, o diretor Spike Lee conseguiu retratar com muita veracidade os conflitos nas ruas do Brooklyn na década de 1980. O filme conta a história do ítalo-americano Sal (Danny Aiello), dono de uma pizzaria em uma região predominantemente de negros e latinos. Ele se envolve em um incidente com seus vizinhos que acaba desencadeando um problema inter-racial. Para refletir!

Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (1992)

Participação de Donald Trump no filme

Quem cresceu na década de 1990 com certeza vai se lembrar deste filme passando na televisão todo dia de Natal! Na trama, Kevin McCalister (Macaulay Culkin) perde-se novamente de sua família, que vai passar férias na Flórida, e acaba em um avião para Nova York. Ele descobre que os seus inimigos do primeiro filme fugiram da prisão e pretendem assaltar uma loja de brinquedos na véspera de Natal. A confusão é grande para tentar impedi-los!

Detalhe curioso: Donald Trump – o próprio – faz uma pequena participação no filme, como se vê na foto. Mas dura só uns segundinhos!

Homem-Aranha (2002)

Beijo Homem-Aranha e Mary Jane

Esta adaptação do Homem-Aranha lançada em 2002 chama a atenção pelo ótimo uso da tecnologia quando o herói realiza saltos impressionantes em meio aos prédios de Nova York. No filme, Peter Parker (Tobey Maguire) é picado por uma aranha geneticamente modificada e ganha superpoderes. A partir daí, começa a lutar contra o crime!

Uma Noite No Museu (2006)

T-Rex vivo no museu

Este filme não é um primor da sétima arte, mas merece estar aqui por prestar uma bela homenagem ao Museu de História Natural de Nova York. Na trama, Larry Daley (Ben Stiller) arruma um emprego de guarda noturno no museu, mas na calada da madrugada descobre que todas as criaturas expostas ganham vida!

O Lobo de Wall Street (2013)

Leonardo DiCaprio e Matthew McConaughey no filme

Wall Street, no coração de Manhattan, é o principal centro financeiro do mundo! Este filme conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), um ambicioso corretor de valores que faz sua fortuna utilizando métodos duvidosos enquanto aproveita a vida de maneira intensa. Obra forte, mas muito bem dirigida por Martin Scorsese!

 

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.