Toronto-clima-intercambio

Verão ou Inverno? Saiba a Melhor Época para fazer Intercâmbio no Canadá!

Descubra como é o clima no Canadá e se programe para fazer intercâmbio na estação mais agradável para você

Qual estação do ano você prefere: inverno ou verão? Para nós, que vivemos no Brasil, as diferenças de temperatura costumam ser mais sutis entre uma estação e outra. Porém, no Canadá, a situação é diferente e as estações do ano são melhor definidas: faz muito calor no verão e faz muito frio no inverno.

Dessa forma, se você estiver pensando em fazer um intercâmbio no Canadá, levar em consideração a estação do ano pode ser uma boa ideia. No inverno, por exemplo, aumentam as opções de prática dos esportes de neve. Já no verão, os passeios ao ar livre se tornam muito mais agradáveis.

De olho no calendário

No Canadá, as cidades são preparadas para receber visitantes em qualquer época do ano, mas pode ser que você não se adapte a temperaturas tão baixas. Por isso, é importante ficar de olho no calendário para escolher qual é o melhor momento para a sua passagem pelo país, uma vez que nas duas estações há pontos positivos e negativos.

É muito simples saber quando é inverno ou verão no Canadá. O país está situado no Hemisfério Norte, o que significa que as estações do ano são opostas às do Brasil. Assim, quando aqui é verão, lá é inverno. Além disso,  é importante levar em consideração que o Canadá é um país territorialmente imenso e, por conta disso, podem haver variações de região para região em uma mesma época. 

O Canadá no verão

Por mais que não seja tão famoso, o verão existe no Canadá. Ele não é tão quente como em algumas regiões brasileiras, mas em cidades como Toronto, as temperaturas podem chegar aos 30 graus com facilidade -  a sensação térmica, no entanto, é menor, o que deixa o clima nos dias quentes muito agradável.

No verão, os dias são mais longos, ou seja, há maior exposição ao sol. Para ter uma ideia, em algumas cidades, é comum que nessa época do ano escureça apenas às 22h. Isso faz com que você tenha muito mais tempo livre para explorar o local antes de escurecer.

Outra grande atração do verão canadense são os parques. Os moradores locais adoram passear neles com os seus cachorros ou fazer piqueniques. Será comum você se deparar com famílias inteiras estiradas na grama apenas tomando sol.

Por fim, é importante mencionar que existem diversas atrações culturais no país programadas para essa época do ano. É o caso dos festivais Summerlicious e Beer Festival, que reúnem food trucks e centenas de pessoas. Merecem destaque ainda o Festival de Jazz de Montreal e o Indian Summer Festival, em Vancouver.

O Canadá no inverno

O inverno no Canadá é mais rigoroso do que no Brasil. Nessa época do ano, as temperaturas se mantêm abaixo de zero com muita facilidade. Em algumas regiões, é comum ver os termômetros marcando algo como -15ºC ou -20ºC. E neva em muitos lugares.

Nesse período, muitas cidades abrem pistas de patinação no gelo, reunindo centenas de pessoas. Você pode escolher entre opções ao ar livre gratuitas ou alternativas pagas em locais privados. Nos locais gratuitos, é possível alugar roupas adequadas se você não tiver as suas.

Para quem gosta de viajar, uma alternativa é ir para as regiões montanhosas: são nelas que estão as estações de esqui. Cidades como Banff, Jasper e Whistler reúnem algumas das principais estações. Nesses locais, o frio é mais intenso, com a temperatura chegando aos -25ºC.

Se você não possui roupas de frio adequadas, não se preocupe: uma boa dica é comprá-las lá mesmo. Além de elas serem mais baratas no Canadá, há uma grande variedade que dificilmente você encontrará no Brasil.

O Canadá é um país preparado para receber o frio. Praticamente todas as casas e estabelecimentos comerciais possuem calefação, o que deixa o clima muito mais ameno. Algumas cidades têm infraestruturas subterrâneas enormes, como Montreal e Toronto.

Para ter uma ideia, em Toronto existe um shopping chamado Path, com nada menos do que 30 quilômetros de extensão, que fica completamente debaixo da terra. É como se fosse uma cidade inteira subterrânea, então mesmo que esteja fazendo muito frio você não tem motivos para se preocupar.

Uma escolha pessoal

Em resumo, podemos dizer que o Canadá está preparado para receber visitantes nas duas estações do ano. A decisão de quando ir é sempre sua e o ideal é que você consiga conciliar um clima agradável com o período de passagem pelo país. Se não for possível, não se preocupe.

Conhecer uma região cuja temperatura é diferente da qual você está acostumado é também uma forma de aprendizado. Você passará a entender as razões pelas quais as coisas são de uma determinada maneira e poderá entender como uma cidade se prepara para uma condição climática que nos parece adversa.

Acima de tudo, o intercâmbio é um período de muito aprendizado e todo país revela surpresas a cada nova visita. O Canadá não é um dos destinos preferidos dos brasileiros por acaso e você terá a chance de ver de perto como o país conquistou a preferência do nosso povo. Preparado para uma viagem inesquecível?

 

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: