CINEMA E SÉRIES

A SÉTIMA ARTE EM TÓQUIO

Tóquio já serviu de cenário para inúmeras produções de Hollywood; confira os principais filmes

Published

on

Um bom filme vai muito além de uma história interessante e bons atores. O ambiente que o envolve também é fator determinante para o seu sucesso ou fracasso. Por isso, os diretores dão tanta importância às locações e à fotografia da obra.

Woody Allen utilizou Nova York diversas vezes em suas produções e, posteriormente, fez o mesmo em algumas cidades da Europa. Porém, ao longo da história tivemos muitos outros exemplos desta interação tão grande entre cenário e enredo: impossível esquecer de Anita Ekberg caminhando na Fontana di Trevi, em Roma, no filme A Doce Vida (1960) ou Julia Roberts fazendo compras em Beverly Hills, em Los Angeles, no inesquecível Uma Linda Mulher (1990).

Tóquio não foge à regra. A capital japonesa também foi cenário de obras importantes do cinema mundial, muito além das produzidas pelo genial diretor Akira Kurosawa. Antes de visitar a cidade, que tal se inspirar um pouco relembrando – e assistindo – algumas delas?

Era Uma Vez em Tóquio (1953)

Filme Era uma vez em Tóquio

Esta obra-prima de Yasujirô Ozu é considerada por especialistas uma das maiores produções de todos os tempos. Ela conta a história de um casal de idosos que mora em uma pequena cidade do Japão e vai a Tóquio visitar os filhos, mas que se surpreende com a pouca atenção que estes lhe dão. O enredo é repleto de drama, reforçado pelo estilo inconfundível do diretor. 

Godzilla (1954)

Filme Godzilla de 1954

O filme original desta famosa franquia é bem antigo e sem cores, porém merece o destaque por sua inovação e enredo que fugia à regra da época. Devido a testes nucleares realizados pelos EUA, um monstro gigante é revivido e decide atacar a capital japonesa, destruindo tudo o que vê pela frente. Em meio à sua fúria, as autoridades buscam todas as formas de combatê-lo. 

Encontros e Desencontros (2004)

Filme gravado em Tóquio: Encontros e Desencontros (2004)

Estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson, este filme é conhecido por harmonizar muito bem a história ao ambiente da cidade. Na trama, Bob Harris (Murray) é uma estrela de cinema que está em Tóquio para gravar um comercial, enquanto que Charlotte (Johansson) acompanha seu marido fotógrafo em viagem, porém ele está sempre ausente. Os dois, com dificuldades para dormir, se encontram em um bar e tornam-se amigos rapidamente, partindo para várias aventuras na capital japonesa.

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006)

Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio

O terceiro filme da franquia conta a história de Sean, um garoto-problema americano que vai morar com o pai em Tóquio para fugir das encrencas. Porém, lá se envolve com corridas de carros e membros de gangues que colocam a sua vida em perigo novamente. Muita ação!

Viagem Alucinante (2009) 

Filme: Viagem Alucinante

Esta produção francesa é para aqueles que curtem filmes mais abstratos e ‘malucos’. O enredo conta a história de Óscar, traficante de drogas, e sua irmã Linda, stripper, que acabaram de chegar a Tóquio. Óscar é morto pela polícia e seu espírito se recusa a deixar o mundo dos vivos, passando por vários estágios da morte em um nível que transcede o material. Sinistro! 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.