CANADÁ

FACULDADE NO CANADÁ: UNIVERSIDADES E COLLEGES

O Canadá é um dos destinos preferidos de quem quer morar no exterior; conheça a diferença entre universidades e colleges

Published

on

As palavras College e Universidade costumam gerar algumas dúvidas entre estudantes que estão iniciando as suas pesquisas sobre ensino superior no Canadá. Isso acontece porque elas têm significados que diferem entre os países de língua inglesa, como os Estados Unidos, Inglaterra e Canadá.

No Canadá, college e universidade são instituições de ensino superior com propósitos diferentes. Enquanto as universidades se concentram em construir uma formação de base acadêmica, os colleges são mais focados na parte prática, com o objetivo de treinar profissionais para o mercado de trabalho.

Neste texto, vamos abordar as principais diferenças entre colleges e universidades no Canadá para ajudá-lo a escolher a opção ideal para os seus objetivos profissionais. Confira!

College no Canadá

O sistema de Colleges no Canadá foi desenvolvido para oferecer um treinamento técnico e prático para estudantes que visam uma entrada rápida no mercado de trabalho. Em sua maioria de origem pública, os Colleges têm uma forte parceria com as províncias para o desenvolvimento de cursos que atendam as mudanças e necessidades do mercado de trabalho.

 “Os Colleges têm uma função social, com cursos projetados para fomentar a indústria e servir as comunidades locais, baseando-se nas tendências do mercado e nas necessidades dos empregadores, produzindo mão de obra qualificada para uma demanda existente”, explica Camilla Gouveia, coordenadora do STB | Universidades e especialistas em instituições canadenses.

Mas o que isso significa na prática? Na prática, isso significa que é um excelente programa para quem busca se especializar ao mesmo tempo em que adquire prática, além de ter uma rápida inserção no mercado de trabalho no Canadá.

Como são os cursos nos Colleges Canadenses?

Além do foco em empregabilidade, os colleges tendem a ter turmas menores, o que possibilita aos estudantes um envolvimento mais direto com os professores. Os colleges canadenses também podem oferecer experiências práticas adicionais por meio de opções de treinamento e estágios – remunerados ou não.

Outro grande diferencial dos colleges é a diversidade de programas que oferecem para alunos que buscam maior ou menor duração e diferentes níveis de certificação. Estudantes que buscam uma formação técnica, por exemplo, podem optar pelos Certificates, Diplomas e Advanced Diplomas, com durações que variam entre 8 meses a 3 anos.

Os Colleges também oferecem a possibilidade de graduação em bacharelados que variam entre 3 e 4 anos de duração. Outra possibilidade para os estudantes é a transferência universitária, muito popular entre os brasileiros que buscam estender sua permanência no Canadá.  Nesta modalidade, oferecida dentro do sistema de ensino da Columbia Britânica, o estudante opta pelo curso de 2 anos e, ao final do programa, pode transferir os seus créditos para uma universidade, onde finalizará o bacharelado.

Tipos de programas em colleges:

Universidade no Canadá

As Universidades canadenses são instituições regulamentadas pela legislação provincial, mas diferentemente dos Colleges, são autônomas em termos acadêmicos e, por isso, regulam seus próprios programas, admissões e professores. 

Em termos acadêmicos, o conceito é similar ao das universidades do mundo todo e as instituições podem conceder diplomas de graduação (bacharelado), além de muitas também contarem com programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Embora o foco dessas instituições seja o ensino acadêmico, algumas universidades canadenses também têm a preocupação com a formação profissional e podem, como os Colleges, oferecer programas de Certificados e Diplomas.

Tipos de programas mais comuns nas universidades:

Com uma formação de longo prazo, os programas de bacharelado das universidades são menos atraentes para estudantes que têm interesse em rápida inserção no mercado de trabalho canadense ou que desejam dar um enfoque mais específico para sua graduação.  Por outro lado, são a opção ideal para quem busca obter sua primeira graduação, trabalhar na área acadêmica e com pesquisa ou se aprofundar nos estudos de uma área, caso das pós-graduações.

Por ter uma proporção mais alta de aluno para professores, os programas universitários oferecem mais independência aos estudantes, o que requer um forte senso de gerenciamento de tempo e automotivação. Nos últimos anos de um programa de graduação, durante o mestrado e o doutorado, a quantidade de estudos autodirigidos aumenta e os alunos podem se concentrar em áreas de interesse mais específicas.

Muitas universidades permitem que os alunos combinem áreas de estudos, por exemplo: um bacharelado duplo em Química e Biologia, entre outras possibilidades. São diversas áreas de estudo oferecidas pelas universidades e o processo e requisitos de admissão podem variar de acordo com a instituição.

É permitido trabalhar no Canadá?

O Canadá é conhecido por ser um país acolhedor, não só em termos culturais, mas também pela demanda que seu mercado de trabalho tem por mão de obra qualificada. Essa necessidade traz diversas oportunidades de trabalho para os estudantes durante os estudos e até mesmo após o término do programa.

Durante o curso

O visto de estudante de Ensino Superior no Canadá permite que estrangeiros trabalhem até 20 horas durante o curso e 40 horas durante as férias. Esse emprego pode ser dentro ou fora do campus e não tem a obrigatoriedade de ser na área que está sendo estudada.

Além disso, a maioria dos programas dos Colleges e das Universidades conta com componentes de trabalho obrigatórios, que são atrelados ao curso. Dentre eles, o mais conhecido é o Co-Op, modalidade de estágio na qual, durante um ou mais semestres, os estudantes podem trabalhar na área de estudos, recebendo créditos universitários.

Embora a maioria das vagas seja remunerada, o ganho financeiro não é a principal vantagem do Co-Op. Durante esses estágios, os estudantes têm a possibilidade de adquirir experiência profissional na área e conhecer a fundo o como funcionam o mercado de trabalho e as empresas do Canadá.

Após o curso

A sigla PGWP, que significa Post Graduate Work Permit, é uma das que mais aparece nas buscas de quem tem interesse em estudar e trabalhar no Canadá. Ela nada mais é do que a permissão que os estudantes estrangeiros têm de permanecerem no Canadá trabalhando, após a conclusão de seus estudos.

O tempo da permissão varia de acordo com a duração do programa, sendo entre 8 meses e três anos. Mas vale ressaltar que, para ser elegível ao PGWP, o estudante precisa ter concluído um curso full-time de mais de 8 meses em uma das instituições que estão na lista “Designated Learning Institutions (DLI)” do governo federal canadense.

Como escolher entre o college e a universidade?

A decisão entre o college e a universidade pode ser influenciada por inúmeros fatores, mas o determinante são os objetivos de cada estudante. Traçar metas claras e possíveis é um dos ingredientes mais importantes para o sucesso de um programa no exterior – o que é muito mais fácil com o auxilio de um profissional.

No STB, além de termos parcerias com os melhores colleges e universidades do Canadá, oferecemos assessoria especializada por meio do STB | Universidades. Nossos consultores especialistas têm vasto conhecimento sobre o processo de admissão nas mais diversas instituições de ensino do exterior, além das melhores dicas para viabilizar seu intercâmbio dos sonhos.

VOCÊ PODE GOSTAR: COMO É A CONSULTORIA PARA INGRESSO EM UNIVERSIDADES NO EXTERIOR?

Quer saber mais? Solicite o contato de um dos nossos especialistas por WhatsApp!