STB NO MUNDO

Depoimento de Gabriela Vieira sobre a experiência de fazer um intercâmbio

Quando piscar, já acabou.

Published

on

Todo mundo acha que sabe – ou tem uma noção – de como um intercâmbio pode ser, mas, na verdade, ninguém sabe até passar pela experiência. Você se despede de todo mundo que gosta com um aperto no coração, sai de casa, do seu conforto, deixa os seus amigos, sua família, seu quarto… E viaja pra outro país sozinha! E essa vira a melhor experiência da sua vida!

Tem dias que você chora de saudade, tudo dá errado, quer voltar pra casa, mas, no dia seguinte, não quer voltar nunca mais! É uma mudança contínua de humor que não dá pra entender. O pior de tudo é ter que conviver com gente que você não gosta, porque não tem pra onde fugir… Mas, ao mesmo tempo, a convivência com outros só traz felicidade. Você constrói amizades pra vida inteira, com pessoas do seu país ou de outras nacionalidades, e conhece pessoas que nunca vai esquecer!

Mas o que mais impressiona é a velocidade do tempo de um intercâmbio. Não tem nem como explicar! Quando piscar, já acabou. É novidade todo dia: novos lugares, novas pessoas… É viver e conhecer uma cultura diferente e aprender uma nova língua. E, nas horas mais difíceis, você tem que se virar sozinha, porque o colo de mãe está muito longe. Você vai vendo que, a cada dia que passa, menos você quer ir embora – e isso vai dando um aperto inexplicável, porque você quer ficar lá pra sempre.

Até que chega o dia de ir embora, mas a sua ficha não cai – ela cai aos poucos. No início é bom, porque você vê todo mundo de quem estava com saudades, sai muito, mas chega uma hora que você cansa, vê que está tudo igual… Aí percebe que o sonho acabou e você voltou à realidade. Então os olhos até brilham quando alguém fala do país em que você estava e a dor de saudade no coração só aumenta, mas, infelizmente, não há nada que se possa fazer além de contar suas experiências vividas e ficar vendo suas fotos e recordando os bons momentos inúmeras vezes.

Por: Gabriela Vieira Maciel Dias para o STB Intercâmbio em Belo Horizonte.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.