Estudo e Trabalho

É possível trabalhar ou fazer um estágio no exterior?

Saiba como encontrar oportunidades de trabalho ou fazer um estágio no exterior e construir um currículo internacional

Published

on

Os estudantes universitários e recém-formados, que buscam experiências de trabalho ou estágio no exterior, sabem que a prática fora do país é uma excelente forma de construir um currículo e destaque no mercado de trabalho. 

Seja para aumentar as perspectivas de carreira no Brasil ou conquistar oportunidades em outro país, a vivência de um intercâmbio com foco no desenvolvimento específico de habilidades de trabalho é uma das apostas do STB, como um dos programas que vão se destacar neste ano. 

Países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia são alguns dos destinos onde o aluno pode fazer um curso de inglês ou algum programa com foco em profissões, obtendo experiência de trabalho durante ou ao final do curso.    

Quer conhecer mais? Veja abaixo! 

Trabalho no exterior é só estágio? 

Existem diversos tipos de trabalho e o estágio é uma forma de ganhar experiência focada na área de formação do estudante. Há opção de se especializar em uma área específica, como Tecnologia, Marketing e Negócios, ou ainda, cursar inglês e conhecer o mercado de trabalho do destino escolhido. 

Leia também: Carreiras do futuro: quais são e como se preparar 

Qual a diferença entre ter uma experiência de trabalho e fazer um estágio?  

Em uma experiência de trabalho, o aluno aprende habilidades práticas no ambiente laboral, uma excelente oportunidade de conhecer melhor empresas, funções e planos de carreira. Podendo ser na área de estudo em que já atua, durando alguns dias ou meses, o trabalho geralmente envolve o acompanhamento de um departamento específico ou membro da equipe, para que o estudante possa aprender sobre uma função e entender melhor como é o trabalho no dia a dia. 

Já o estágio é um período de experiência profissional (tempo inteiro ou a tempo parcial), com tarefas mais aprofundadas, em que o aluno tem a oportunidade de fazer networking e adquirir competências profissionais. O estágio pode ser remunerado ou não, isso vai depender do destino escolhido. 

Quais os benefícios de ter uma experiência no mercado internacional? 

Além de desenvolver habilidades e contribuir para importantes projetos, o aluno recebe a oportunidade de aprender fazendo, construindo conexões profissionais na área escolhida e adquirindo compreensão da cultura corporativa. 

Tem dúvidas sobre a carreira escolhida? 

Se você ainda não decidiu uma carreira específica, tem dúvidas ou está aberto a explorar oportunidades, existem programas específicos para alunos que desejam experimentar diferentes formas de trabalho e se descobrir durante o intercâmbio.

Conheça os programas de intercâmbio recomendados pelo STB: 

Estudo e Trabalho 

Curso de Inglês com Trabalho na Nova Zelândia 

Neste intercâmbio em Auckland, o estudante terá a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação de forma rápida, aplicando em situações práticas, com a opção de adicionar disciplinas eletivas. Sendo assim, amplia as chances de se inserir no mercado de trabalho do destino escolhido.  

Certificado em Marketing e Comunicação na Austrália 

É o intercâmbio ideal para quem deseja desenvolver compreensão sobre o comportamento do cliente, habilidades de liderança e networking, com oportunidade de trabalho em Sydney

Estudo e Estágio 

Diploma em Análise de Dados com Estágio no Canadá 

Esse intercâmbio é destinado para alunos que desejam desenvolver habilidades na área da tecnologia, com atividades técnicas, analíticas e de negócios, incluindo um período de estágio em empresas renomadas de Vancouver.  

Curso de Inglês com Estágio Profissional nos Estados Unidos 

Com opção de estudar em Boston ou San Francisco, esse intercâmbio oferece aos alunos a oportunidade de aperfeiçoar o inglês, além de fazer um estágio ao final do programa, vivenciando o ambiente de trabalho em uma empresa americana. O estudante poderá desenvolver habilidades em áreas como: Administração, Marketing, Comunicação, Finanças, RH, Engenharia, Tecnologia, Turismo e Hospitalidade. 

Se o seu interesse é de fazer um programa de intercâmbio com foco nas experiências profissionais, fale com um Especialista STB e conheça a opção perfeita para você!