DICAS

DICAS PARA VIAJAR COM SEGURANÇA PÓS-COVID

Da mala à etiqueta das máscaras, saiba como manter a rotina de cuidados durante uma viagem ao exterior

Published

on

Com os casos de COVID-19 reacendendo em algumas partes do mundo e variantes mais transmissíveis circulando em diversos destinos, manter a rotina de cuidados, independentemente do seu status vacinal, é fundamental para viajar com segurança.

Neste contexto, preparar-se para embarcar para o exterior quando existem pré-requisitos que diferem entre os destinos, exige atenção e deve considerar cuidados antes, durante e depois da viagem.

Como se preparar para viajar com segurança

Mesmo antes da pandemia, o planejamento sempre foi uma das etapas mais importantes para o sucesso da experiência. Portanto, dedicar um tempo para organizar a sua viagem-segura é fundamental.

Neste pequeno guia, apresentamos algumas dicas do seguro-viagem internacional EASY para aproveitar o seu intercâmbio sem estresse. Confira!

Antes de embarcar

Dez dias antes de embarcar, redobre o cuidado ao frequentar lugares públicos ou com alto fluxo de pessoas. Para evitar o contágio, mantenha o uso de máscara em lugares fechados e, se puder, evite ter contato com pessoas que acabaram de voltar de viagens ou que participaram de grandes eventos, como shows ou festas.

Outra dica fundamental é continuar utilizando álcool em gel para higienizar as mãos e outras superfícies de contato que podem estar contaminadas, como maçanetas e embalagens de comida, além de evitar o contato das mãos com a boca e os olhos.

Com a ansiedade que pode anteceder uma grande viagem, a tendência é que a nossa imunidade também baixe. Portanto, manter uma rotina que combine alimentação saudável, hidratação, sono em dia e exercícios físicos pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico antes de uma viagem internacional.

Atenção com a documentação

A pandemia fez com que todos, dos destinos às companhias aéreas, readequassem as suas normas de segurança. Com isso, aeroportos e embaixadas podem ter pré-requisitos de entrada diferentes em países distintos.

Com a ajuda de um especialista STB, sepere todos os documentos requisitados pela companhia aérea e pelos destinos por onde vai passar durante a conexão e no desembarque. Por meio do aplicativo ConecteSUS, é possível baixar o certificado de vacinação internacional em diversos idiomas, mas o recomendado é ter sempre o comprovante em inglês.

Outra dica é baixar o pdf do documento no celular para evitar que problemas com a conexão de internet possam dificultar o acesso ao comprovante vacinal quando solicitado no exterior.

VOCÊ PODE GOSTAR: COMO BAIXAR O CERTIFICADO DE VACINAÇÃO EM INGLÊS

Em muitos destinos, o seguro-viagem internacional é obrigatório. Mas ainda que não seja, é recomendado sempre viajar com um seguro-viagem que conte com cobertura específica para Covid-19. O EASY oferece cobertura de até USD 30 mil para o tratamento de Covid-19 e, diferente de algumas seguradoras, não cobra taxa para que o cliente tenha acesso a esse benefício.

SAIBA MAIS: A IMPORTÂNCIA DO SEGURO-VIAGEM PÓS-PANDEMIA

O que levar na viagem

Com a documentação organizada, é hora de começar a preparar a mala de viagem. A primeira recomendação é montar o seu próprio kit de proteção, com álcool em gel, lenços descartáveis e desinfetantes e máscaras para todo o período da viagem (ou, pelo menos, para a primeira semana completa).

De acordo com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, quando na mala de mão para viagens internacionais, o álcool em gel deve ser transportado em embalagem de plástico transparente de até 100 ml.

Além dos remédios de uso contínuo, é interessante consultar um médico antes da viagem para montar o seu kit-farmácia, com remédios que podem auxiliar em situações específicas, como dores musculares, de cabeça e problemas estomacais.

A mala de mão perfeita

Uma das principais dicas para não passar perrengue durante uma viagem internacional é embarcar com uma mala de mão bem planejada. Isso vai garantir que, caso a mala demore a chegar, você tenha itens básicos para sobreviver até resolver a situação.

Além dos seus documentos, dos kits farmácia e proteção, que devem embarcar com você, fones de ouvido, carregadores, seu computador (caso você leve) e o adaptador de tomada universal devem fazer parte da sua mala de mão.

Também é importante montar uma necessaire com itens de higiene pessoal, como pasta e escova de dente, desodorante, hidratantes labiais e até mesmo outros tipos de maquiagem (desde que seja sólida, como batons e corretivos, ou líquidas com até 100 ml).

Leve sempre peças de roupa-chave, como roupas-íntimas, pijama, duas trocas de roupa e, pelo menos, um casaco. Também é importante levar uma toalha de banho para o caso de precisar utilizá-la ao chegar no destino.

Qual o tamanho da mala de mão permitida?

As dimensões da mala de mão podem variar de acordo com a companhia aérea. Por isso, é fundamental sempre checar o peso e tamanho máximo permitidos.

O que pode levar na mala de mão em voos internacionais?

Em geral, itens de uso pessoal, como medicamentos (com prescrição médica, caso necessário), cosméticos e produtos de higiene são permitidos na mala de mão desde que sigam as recomendações de segurança da companhia aérea. Aparelhos eletrônicos como celular, notebooks, câmeras fotográficas etc também estão entre os itens que podem embarcar com você na cabine.

Objetivos cortantes ou perfurantes, como tesouras, cortadores de unha e canivetes não podem ser levados na bagagem de mão. Além disso, líquidos, substâncias pastosas e produtos em gel devem respeitar a quantidade permitida pela companhia aérea de embarque.

Em voos internacionais, em geral, líquidos precisam ser armazenados em frascos de até 100 ml, condicionados em uma embalagem plástica transparente e com sistema de abertura e fechamento. Além disso, segundo a ANAC, produtos em aerossol não podem ser transportados na bagagem de mão, com exceções de remédios e medicamentos de uso contínuo e com receita médica (na quantidade máxima de até 4 frascos por pessoa, sendo que cada frasco deve respeitar o limite de 300 ml/300mg).

Durante o voo

Sabe o kit-proteção preparado antes do embarque? Pois bem, ele deverá garantir máscaras e álcool em gel para todo o seu percurso até o desembarque, tanto nos aeroportos quanto dentro do avião.

A maioria das companhias aéreas exige a utilização dos seguintes modelos de máscaras: máscaras cirúrgicas descartáveis, máscaras do tipo PFF2 e N95 (sem válvula) ou máscaras de tecido com tripla camada. Isso quer dizer que não são permitidas máscaras artesanais, como as de crochê, e nem protetores faciais de acrílico (face shields). Antes de embarcar, cheque as exigências da companhia área relacionadas às máscaras permitidas.

Vale lembrar que, ainda que as aeronaves sejam equipadas com filtros que capturam mais de 99,9% dos vírus e bactérias que circulam no ar, o uso de máscara ainda é obrigatório durante todo o voo. Portanto, tenha fácil acesso ao seu estoque para substituições ao longo do percurso.

Além disso, é recomendado que você lave as mãos imediatamente após passar pela triagem de segurança e que evite o manuseio de documentos digitalizando cartões de embarque, por exemplo. Baixe os aplicativos da companhia aérea para facilitar o processo e carregue com você lenços desinfetantes para limpar o aparelho após utilizá-lo em checkpoints de segurança.

Segurança durante a viagem

Manter a rotina de higiene durante uma viagem é indispensável para a prevenção de contaminações. Além das máscaras, não se esqueça de ter sempre o álcool em gel com você – isso garante que mesmo que não tenha onde lavar as mãos, você poderá higienizá-las sempre que achar necessário.

Mesmo estando vacinado (a), não compartilhe itens de uso pessoal com seus colegas, o que inclui talheres, copos, toalhas e eletrônicos etc. A gente sabe que é difícil, mas isso pode evitar que uma pessoa contaminada espalhe a doença para todo o grupo.

Continuar se alimentando de maneira saudável pode ser um desafio durante uma viagem internacional, no entanto, é importante tentar fazer pelo menos uma refeição nutritiva por dia. Além disso, é importantíssimo prestar atenção na ingestão de água para evitar a desidratação.

A etiqueta das máscaras

Aprendemos bastante coisa em dois anos de pandemia, mas é válido relembrar alguns pontos importantes sobre a utilização de máscaras. O primeiro é que as máscaras devem ser trocadas a cada 2 ou 3 horas ou quando ficarem úmidas ou sujas.

Tenha sempre um saquinho para guardar a sua máscara durante as refeições e nunca as coloque sobre a mesa. Lembre-se que toda superfície pode ser um foco de contaminação.

As máscaras devem cobrir totalmente o nariz, boca e queixo, para que protejam os outros de espirros e tosses. Caso esteja sem máscara, preste atenção na etiqueta respiratória: cubra a boca com um lenço ao tossir ou espirrar e o descarte imediatamente no lixo. Se não tiver um lenço à disposição, utilize o antebraço, mas mantenha a atenção para proteger as pessoas ao seu redor.

Após a viagem

Além de manter os cuidados no aeroporto e no voo de volta ao Brasil, a OMT – Organização Mundial do Turismo recomenda uma auto quarentena de 14 dias após o retorno, que pode ser suspensa a partir do quinto dia, caso o passageiro apresente um teste com resultado negativo para Covid-19.

Gostou dessas dicas? Fale com os nossos especialistas e comece agora mesmo a planejar a sua experiência no exterior com o STB!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile