DICAS

COMO TIRAR O CERTIFICADO DE VACINAÇÃO INTERNACIONAL

Confira o passo a passo para emitir o documento para viagens internacionais!

Published

on

Com o aumento do índice de vacinação ao redor do mundo, a flexibilização das restrições para eventos e a reabertura de diversos destinos para brasileiros, um novo passo importante foi adicionado à rotina dos brasileiros que viajam para o exterior: a emissão do certificado internacional de vacinação contra Covid-19.

Documento obrigatório para a entrada na maioria dos destinos no exterior, o processo para sua obtenção é simples, gratuito e totalmente digital. Abaixo, explicamos o passo a passo de como emitir o certificado em diferentes idiomas:

  1. O primeiro passo é se cadastrar na plataforma do governo federal. Acesse ao site gov.br e clique no ícone Iniciar > Criar a sua conta gov.br. Essa etapa é fundamental para criar a senha que lhe dará acesso à plataforma ConecteSUS, onde o certificado é emitido.
  2. Acesse ao site ConecteSUS ou baixe o aplicativo do programa, disponível para Android e iOS.
  3. Será necessário logar na plataforma para obter os seus dados. Para isso, siga os seguintes passos: clique em Cidadão > Entrar com gov.br, você será direcionado a uma nova página para logar com a senha criada no passo anterior.
  4. Logado na plataforma, clique em Vacinas. Feito isso, clique em Carteira de Vacinação Digital. Nesta página, devem constar as doses da vacina que você tomou e outras informações importantes como a data da aplicação, nome do fabricante do imunizante e lote, além da unidade de saúde onde a vacina foi aplicada.
  5. Ao acessar Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, você consegue salvar o documento e selecionar o idioma de sua preferência. A indicação é salvá-lo nos três idiomas oferecidos: português, inglês e espanhol. Para isso, clique no ícone da bandeira do Brasil no topo da página e selecione as opções desejadas.

Outras informações importantes:

De acordo com o ConecteSUS, os registros de vacina têm um período de até 10 dias após a vacinação para constarem nos sistemas de informação. Portanto, nem sempre o certificado de vacinação contra Covid-19 vai estar disponível na plataforma imediatamente após a imunização.

Caso o certificado não apareça no aplicativo em até 10 dias ou em caso de divergência de informações sobre as vacinas que você tomou, é recomendado entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima para um atendimento.

Embora seja um documento essencial e obrigatório para a entrada em diversos países, neste momento, cabe a cada destino aceitar ou não o Certificado Nacional de Vacinação como prova de que o turista ou estudante brasileiro está vacinado.

Por isso, antes de planejar uma viagem internacional é necessário verificar se o destino de interesse está recebendo turistas e estudantes brasileiros e quais são os pré-requisitos para a entrada.

Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo a organizar a sua viagem de intercâmbio e encontrar as melhores possibilidades para o momento. Fale com o STB e saiba mais!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *