DESTINOS

DESCUBRA AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE ESTUDAR NA IRLANDA

Custo de vida, idioma oficial, possibilidade de trabalhar; descubra porque a Irlanda é um dos destinos favoritos para intercâmbio

Published

on

O custo de vida costuma ser uma das principais preocupações de brasileiros que desejam estudar em um país europeu. No entanto, um destino tem chamado atenção quando o assunto é fazer intercâmbio na Europa sem gastar muito: a Irlanda. 

Terra de São Patrício, cujas festividades têm se tornado cada vez mais relevantes no Brasil, a Irlanda é um dos países com melhor custo de vida da Europa, além de contar com uma localização privilegiada e muita diversidade cultural.

Não faltam motivos para estudar na Irlanda. Neste texto, separamos as principais vantagens de escolher as cidades irlandesas para estudar, seja em um intercâmbio para aprender idiomas ou mesmo para fazer cursos de graduação, mestrado ou doutorado. Pronto para arrumar as malas e embarcar para o seu próximo destino?

Custo de vida na Irlanda

Diversos valores devem ser considerados ao escolher o intercâmbio ideal. Entre eles, o custo de vida no destino é um dos que mais costuma impactar o orçamento. Isso porque algumas cidades são mais caras do que outras, mesmo que a moeda seja a mesma.

Valores relacionados à hospedagem, alimentação e transporte também podem diferir bastante de uma cidade para outra. E, na Irlanda, eles costumam ser mais acessíveis em comparação com outras cidades da Europa.

Para ter uma ideia, a capital Dublin foi considerada a 36º cidade com melhor custo de vida do mundo, de acordo com o ranking Cost of Living Index 2018. A cidade aparece na frente de destinos populares para intercâmbio como Londres e Sliema, em Malta.

Inglês como idioma oficial

A língua inglesa é unanimidade no mundo e falar o idioma é pré-requisito para um futuro de sucesso. Por conta disso, países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda despontam como favoritos quando o assunto é intercâmbio.

Quem quer adquirir fluência em inglês encontra na Irlanda inúmeras oportunidades de aprender e praticar o idioma. O país é reconhecido por receber estudantes do mundo inteiro e muitas de suas escolas são referência de ensino de excelência e tradição. 

Estudantes são bem-vindos

Os irlandeses estão acostumados a receber estudantes internacionais e, não por acaso, são reconhecidos por sua hospitalidade. Mesmo com a recente mudança nas regras de intercâmbio, o país continua sendo um dos que mais oferece oportunidade para estrangeiros.

Não é necessário ter visto para visitar a Irlanda e viajantes que vão ao país durante as férias ou para fazer cursos de até três meses precisam apenas ter o passaporte válido. No entanto, estudantes matriculados em cursos com mais de três meses de duração devem solicitar um visto de estudo assim que chegarem ao país.

De acordo com a regra atual, o período máximo de permanência de um estudante internacional no país para cursos de inglês ou que não sejam de graduação é de oito meses. Este visto pode ser renovado até duas vezes, estendendo o tempo de permanência do estudante na Irlanda por até 24 meses.

É possível estudar e trabalhar

Muitos brasileiros escolhem estudar na Irlanda atraídos pela possibilidade de conciliar os estudos com trabalho. Por lá, qualquer estudante que esteja matriculado em um curso reconhecido pelo governo irlandês com duração mínima de 25 semanas está autorizado a trabalhar.

Estudantes internacionais têm permissão para trabalhar 20 horas semanais durante o período letivo e 40 horas semanais durantes as férias acadêmicas, que acontecem entre os meses de junho e setembro, e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro.

Descubra quais são as melhores cidades para trabalhar e estudar na Irlanda. 

Vida noturna animada

Não é por acaso que as tradições irlandesas vêm sendo exportadas para muitos países há diversos anos. Os famosos bares irlandeses são um atrativo para turistas e, é claro, para muitos estudantes também.

Por lá, não faltam opções de pubs, restaurantes e atrações onde é possível se divertir muito gastando pouco.

Conheça restaurantes na Irlanda que você pode aproveitar por menos de cinco euros

Proximidade de outros destinos

Passar um tempo em qualquer destino da Europa é uma realidade na vida de quem escolhe fazer intercâmbio na Irlanda.  Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, por exemplo, são destinos próximos ao país e podem ser alcançados em pouco mais de duas horas de viagem.

É possível, ainda, voar rapidamente – e a um custo bastante acessível – para lugares como Alemanha, França, Portugal, Espanha… Opções não faltam para quem quer aproveitar o período do intercâmbio para explorar novas culturas e expandir horizontes.

E aí, gostou das nossas dicas?

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile