CANADÁ

CUSTO DE VIDA EM TORONTO: GASTOS DO INTERCÂMBIO

Published

on

Inclusiva e cosmopolita, a maior cidade do Canadá é, também, o coração financeiro do país e está cercada por uma natureza exuberante (a menos de duas horas de distância das emblemáticas cataratas do Niágara!). Não por acaso, centenas de estudantes de diversas partes do mundo embarcam rumo a um intercâmbio em Toronto todos os anos.

Se você está entre eles, este post vai te mostrar o custo de vida em Toronto e te ajudar a se planejar financeiramente agora mesmo!

Distribuição de gastos por mês*em um intercâmbio em Toronto:

Segundo o site Numbeo, responsável por coletar e armazenar dados sobre o custo de vida em diversas cidades ao redor do mundo, os maiores gastos de quem vive em Toronto atualmente estão relacionados à moradia (36,5% dos gastos mensais), alimentação (40,4%, se considerados os gastos com compras em supermercados e restaurantes) e transporte (10,7%).

Gráfico de porcentagem de custos durante um intercâmbio em Toronto

*Dados baseados nas declarações de 656 colaboradores diferentes ao longo de 2017 no site Numbeo

O mesmo site revela, ainda, que apesar de o custo de vida em Toronto ser mais alto do que no Brasil, a cidade tem ótimos índices de qualidade de vida, segurança e saúde, especialmente se comparada à cidade de São Paulo.

Além disso, o poder de compra de seus moradores também é significativamente maior do que na capital paulista; e o salário mínimo em Toronto, que hoje é de CAD 11,40 (U$8,95)** por hora trabalhada, deve chegar a CAD 15 em 2019, conforme anunciou o Governo Provincial do Ontário em maio deste ano.

1. Moradia em Toronto

Skyline de Toronto

Fatores como a época do ano em que se viaja, o tipo de acomodação e de localização escolhidas podem afetar diretamente os preços da hospedagem. Assim, enquanto o valor para quatro semanas em uma residência estudantil é de cerca de CAD 1160 (U$910,23)** durante a alta temporada, a hospedagem no mesmo tipo de imóvel pode sair por CAD 1080 (U$847,46)** na baixa temporada – o que representa uma economia de CAD 80.

Da mesma maneira, o aluguel de um apartamento simples (de um quarto) localizado no centro da cidade custa, em média, CAD 1600, enquanto o mesmo tipo de acomodação localizada em regiões mais afastadas do centro fica em torno de CAD 1300.

Tabela mostra estimativa de gastos com moradia em Toronto

** O valores foram consultados em novembro de 2017 e estão sujeitos a alteração.

2. Transporte em Toronto

A bandeirada do táxi é de CAD 3,85, mas, como a maioria das grandes metrópoles, Toronto também tem tráfego carregado em alguns momentos do dia e, por isso, o mais indicado é fazer os deslocamentos utilizando o transporte público de Toronto sempre que possível. 

Mapa do transporte público em Toronto

O metrô tem quatro linhas (sendo as principais a Yonge-University-Spadina e a Bloor-Danforth). Atualmente, o preço da passagem unitária é de CAD 3.25 e o passe mensal (que dá direito viagens ilimitadas durante um período de 30 dias), sai por CAD 146.

3. Alimentação em Toronto

A média de preços para um restaurante barato em Toronto é de CAD 15 por refeição e, acredite, mesmo que você esteja hospedado em uma acomodação com refeições incluídas, você vai querer comer fora de casa de vez em quando. Afinal, influenciada pela cultura dos diversos povos que vivem ou já viveram ali, Toronto oferece grande oferta de restaurantes com culinárias variadas.

Para quem optar por preparar as refeições em casa, é interessante saber o preço médio de alguns itens básicos (como o quilo do peito de frango, que sai por cerca de CAD 13, ou da carne, que gira em torno de CAD 14).

Tabela com custo de alimentação em Toronto

4. Gorjeta

Gorjetas em Toronto

O uso de gorjetas no Canadá é esperado e pode variar de 5% a 25% de acordo com a qualidade do atendimento. Em restaurantes, espera-se um valor entre 5% e 10% da conta quando o serviço é regular e 25% para atendimentos excepcionais. A prática também serve para táxis e cabelereiros.

5. Compras e lazer em Toronto

Fãs de programas ao ar livre vão adorar Toronto! Além dos passeios às ilhas do Lago Ontário, à Wasaga Beach ou às cataratas de Niágara, shows, eventos e feiras ao livre acontecem com frequência pela cidade – especialmente na região da Yonge-Dundas Square.

Ali perto, o shopping Eaton Centre abriga (entre restaurantes, lojas e escritórios) mais de 200 estabelecimentos comerciais e configura o maior centro de compras de Toronto.

Mas não é só isso: museus, galerias e monumentos também estão entre as atrações de Toronto. Dentre as mais populares destacam-se o Royal Ontario Museum (cujo valor dos ingressos é de CAD 20 para adultos), o Ripley’s Aquarium (com ingressos a CAD 30) e a CN Tower (CAD 36).

Gastos com farmácia também farão parte do dia a dia de quem decide fazer um intercâmbio em Toronto. Entre as mais populares da cidade está a Shoppers Drugmart, onde, além de remédios, é possível encontrar produtos de beleza. Por lá, um remédio para dor de cabeça pode sair por menos de CAD 8, enquanto um xampu de marca popular custa em torno de CAD 2,50.
Tabela mostra estimativa de gastos em Toronto

*Todos os valores deste texto foram pesquisados em 31/10/2017 e podem sofrer alterações

Agora que você já tem uma ideia sobre o custo de vida em Toronto, que tal começar a planejar o seu intercâmbio no Canadá?

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.