DESTINOS

CUSTO DE VIDA EM LONDRES: QUANTO CUSTA MORADIA, LAZER E TRANSPORTE

Londres não é uma cidade barata, mas com planejamento é possível aproveitar muito o seu intercâmbio

Published

on

Está planejando fazer um estudar em Londres, mas ainda não sabe quanto dinheiro levar? Neste post, listamos quais são os principais gastos de quem escolhe fazer um intercâmbio em Londres e reunimos estimativas de preços de cada um deles. Confira!

Distribuição de gastos por mês*:

Um levantamento realizado ao longo do último ano pelo site Numbeo revela que os maiores gastos de quem vive na cidade estão relacionados a aluguel e moradia, seguidos por supermercado, transporte e refeições realizadas fora de casa. Abaixo, você encontra mais detalhes sobre cada um deles. Apesar de Londres ter um custo de vida alto se comparado às cidades brasileiras, o poder de compra por lá é 116% maior do que em São Paulo e 124% maior do que no Rio de Janeiro, e a média salarial é alta em comparação a outros países da Europa, girando em torno de £6,70 por hora (o equivalente a U$ 8,87)**.
Gráfico sobre o custo de vida em Londres

*Dados baseados nas declarações de 864 colaboradores diferentes ao longo do último ano no site Numbeo

1. Quais os gastos com moradia em Londres

Os gastos com moradia em Londres podem variar de acordo com o tipo de acomodação em que você escolher se hospedar. Quem vai a Londres para fazer curso de inglês, por exemplo, geralmente prefere se hospedar em casa de família (homestay); enquanto aqueles que viajam com o intuito de fazer universidade na cidade têm o costume de se hospedar em residências estudantis ou apartamentos alugados.

Em uma simulação para estadia em casa de família por quatro semanas, durante a baixa temporada, o valor da acomodação sai por volta de £900 (U$ 1191,42)**. Já o custo médio da hospedagem em residência estudantil por quatro semanas durante a alta temporada é de cerca de £1300 (U$ 1720,94)**.

Além do tipo de moradia, a localização também é fator determinante para os preços das acomodações na cidade. Enquanto a média de preços para o aluguel de um apartamento simples na região central de Londres é de £1600, o preço para o mesmo tipo de imóvel localizado fora do centro gira em torno de £1100 – o que representa uma economia de cerca de £500.

Tabela mostra estimativa de gastos com moradia em Londres

** Os preços foram consultados em novembro de 2017 e estão sujeitos a alteração.

2. Transporte em Londres

A bandeirada do táxi em Londres é de £ 3,50, mas o mais indicado é circular pela cidade de ônibus ou metrô. Conhecido pela qualidade e pontualidade, o transporte público de Londres está entre os melhores do mundo e dá acesso às principais atrações da cidade!

Underground Londres

O mapa do metrô de Londres é dividido em zonas concêntricas, que vão desde o centro da cidade até o aeroporto Heathrow, e o valor das passagens varia de acordo com elas. De maneira geral, o preço médio de uma passagem avulsa de metrô ou de ônibus é de £ 2,50.

Para conseguir preços mais em conta, a dica é apostar no passe mensal, que sai por volta de £130. Outra opção para quem deseja economizar nas passagens de ônibus e metrô em Londres é a aquisição do cartão pré-pago Oyster Card, que tem a possibilidade de desconto de 30% a estudantes maiores de 18 anos de alguns cursos específicos. Entenda as condições no site oficial.

3. Alimentação em Londres

Os gastos com alimentação dependem de inúmeros fatores, como a frequência com que você costuma comer fora de casa ou de acordo com o supermercado em que escolhe fazer suas compras (redes mais populares como Tesco, Asda e Iceland podem ser uma boa alternativa para quem deseja economizar nas compras do mês).

Uma refeição em um restaurante barato sai por volta de £15 e o quilo do peito de frango, por exemplo, custa em torno de £ 6,50 nos mercados da cidade.

Tabela mostra estimativa de gastos com alimentação em Londres

4. Gorjetas

Diferentemente do que acontece no Brasil, o valor do serviço não será incluído na conta dos restaurantes em Londres – e, por isso, é costume deixar algo entre 10% e 15% do valor total da conta quando for comer fora de casa. Quando pegar um táxi, também é educado arredondar o valor para cima.

5. Compras e lazer em Londres

Camden, região com as lojas mais cool de LondresCompras, passeios, festas, baladas… Independentemente de como você decidir passar o seu tempo livre na cidade, é importante considerá-lo na hora de avaliar o custo de vida em Londres.

Apesar de muitas atrações turísticas (como a National Gallery, o Natural History e o até British Museum) oferecerem entrada gratuita aos visitantes, outras, como a London Eye, o museu Madame Tussauds e o Buckingham Palace cobram a entrada – e os preços podem chegar a cerca de £ 30 por pessoa.

O mesmo serve para as baladas em LondresEnquanto algumas delas têm entrada gratuita e cobram apenas o que o cliente consumir, outras, mais exigentes, chegam a cobrar £ 25 pela entrada.

Confira nosso roteiro e saiba o que fazer em Londres em um final de semana

Gastos com farmácias também farão parte do dia a dia de quem decide fazer um intercâmbio em Londres. Entre as mais populares da cidade está a Boots, onde além de remédios é possível encontrar uma infinidade de produtos de beleza. Por lá, um remédio para dor de cabeça pode sair por menos de £3 (cartela com dez cápsulas), enquanto um xampu de marca popular custa em torno de £ 5.

Tabela de gastos em Londres

*Todos os valores deste texto foram pesquisados em 31/10/2017 e podem sofrer alterações

Agora que você já sabe o custo de vida na cidade, que tal começar o seu planejamento financeiro para o seu intercâmbio para Londres?

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.