DICAS

Como viajar para o exterior com animais de estimação?

Published

on

Viajar com nosso amigo de quatro patas é bom demais, não é mesmo? Por necessidade ou por pura vontade de ter a companhia dele durante a viagem, embarcar com cães e gatos (ou até outros animais) exige alguns cuidados diferentes e que devem ser seguidos à risca.

Cachorro "dirigindo" caixa de papelão

Primeiramente, devem ser verificadas com antecedência quais exigências que o seu país de destino faz para permitir a entrada do animal. Quer alguns exemplos? Austrália e Nova Zelândia são os países mais rígidos e inflexíveis ao permitir a entrada de animais e o Brasil não está na lista dos que podem levar animais para lá, além disso, a lista de exigências para os outros países é enorme! O Japãotambém tem uma lista bem grande de exigências e não facilita a entrada, não!

Na contramão, o Canadá e os Estados Unidos são os países mais brandos na permissão de animais, mas isso não significa que deixam de ter algumas exigências. Os países que fazem parte da União Europeia seguem as mesmas regras e possuem as exigências “clássicas”, como vacinação, alguns documentos e exames.

Se o destino for Irlanda, fique atento! Uma das exigências é a quarentena de 180 dias para o animal, já na Noruega a quarentena é de 120 dias. A Suécia exige quarentena de 90 dias aqui no Brasil, na Chinaé necessário cumprir quarentena de 30 dias ao chegar lá e na Coréia são 10 dias a partir do desembarque!

 

Se você está planejando umas férias com seu amigão, tome nota!
 

  1. Certifique-se de que o animal tomou todas as vacinas ao longo da vida. Sem a carteira de vacinação em dia, não há como emitir o documento de viagem (CZI) que permite seu embarque.
  2.  Solicite que o veterinário do seu animal forneça um “Certificado Sanitário” ou um atestado de saúde. Neste atestado devem constar algumas informações como: raça; espécie; porte; sexo; nome; idade; origem do animal (se houver informações sobre Pedigree); estado geral; nome do dono; CPF; endereço completo.
  3.  Agende uma consulta com o médico veterinário do posto do Ministério da Agricultura localizado no aeroporto internacional de embarque. Leve o atestado de saúde e o animal para ser examinado por este médico que emitirá o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional), este é o documento que comprova que seu animal está em perfeitas condições de saúde e pode embarcar. No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o posto fica no Terminal de Passageiros – asa C – piso mezanino. O telefone para informações é: (11) 2445-3606 / 2800.
  4. Cheque as normas das cias. aéreas referentes às condições de transporte dos animais. Geralmente, cães e gatos de até 10kg são considerados bagagem e podem ser transportados na cabine de passageiros, desde que sejam carregados em um kennel (aquele “iglu”) de tamanho suficiente para o animal dar uma volta de 360 graus, com material resistente e à prova de vazamentos. Animais maiores são considerados carga e devem ser levados em compartimento exclusivo para tal. É preciso informar a companhia aérea com antecedência sobre o transporte do animal, pois geralmente as cias aéreas só confirmam um animal por voo.

 

* Os cães-guia podem ser transportados sem o kennel, sentado ao lado do dono na primeira fileira, equipados com o arreio e sem necessidade do uso de focinheira. O CZI continua sendo obrigatório. ** Para outros animais, considerados silvestres, o transporte é feito como carga.
 

É importante ressaltar que cada companhia aérea pode exigir mais ou menos informações para o transporte do animal e as exigências do seu país de destino. Cheque as condições com antecedência para não ter problemas no momento do embarque.
 

Seguindo essas dicas, você não será o único a aproveitar e voltar diferente de uma viagem. Planeje agora a sua viagem!

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.