DESTINOS

INTERCÂMBIO EM NICE: A EXPERIÊNCIA DA AMANDA DE GODOI

Published

on

A atriz Amanda de Godoi está de volta após uma temporada fazendo intercâmbio em Nice com o STB! Depois de duas semanas fazendo um curso de francês na France Langue, ela conta que, além de ter aprimorado muito o idioma, fez muitos amigos e viveu experiências transformadoras durante o seu intercâmbio na França!

Batemos um papo com a STB Friend para saber um pouco mais sobre o seu intercâmbio em Nice. Confira!

Amanda de Godoi com amigos feitos durante intercâmbio em Nice

O que você mais gostou de fazer durante o período do curso de francês em Nice?

O que eu mais gostava de fazer era caminhar até a escola e também pela cidade. Nice é uma cidade muito simpática e, ao mesmo tempo em que é tranquila, tem muito movimento. As cidades da região são muito próximas, e eu adorava pegar ônibus e passear pela Costa Azul!

Como era o seu curso de francês na France Langue?

A escola me recebeu super bem! Foi muito bom ter essa sensação de estar em casa mesmo que em um país que nem fala a minha língua. Todos estavam sempre dispostos a ajudar e tinham paciência quando eu não sabia falar algo. Além das aulas, fiz excursões com a escola. Era demais! Foi com eles que conheci minha praia favorita (Paloma Plage), que não é muito turística, então é menos visitada. Também foram eles que me apresentaram Cannes, foi muito especial.


Como foi a sua adaptação durante o intercâmbio em Nice? 

Amanda de Godoi em intercâmbio em NiceEu acredito muito no relativismo cultural, então tento me adaptar ao máximo ao país que estou visitando. Sei da cordialidade da cultura francesa, então tentei me encaixar no comportamento do povo francês. É como um jogo de observação e imitação. Penso que essa constante inquietude em observar o outro vem da minha profissão.

Como era a sua acomodação durante o intercâmbio?
Fiquei em uma acomodação estudantil e achei o sistema muito legal: um prédio com vários apartamentos para estudantes. Eram aconchegantes e com varandinhas deliciosas! Adorava acordar, abrir a janela e sentir o clima de Nice. Um dia, estava com uma amiga em casa cantando alto, bateram na porta e eu já pedi desculpas pelo barulho, mas o vizinho só queria um carregador emprestado. Como são jovens que moram no prédio, o clima era bem descontraído.

Amanda de Godoi aproveitando Mônaco
Como é o transporte público em Nice?

O transporte público em Nice é, basicamente, feito de trem e ônibus. O trem era tipo o VLT aqui do Rio, e ele cruzava a cidade toda. Lá não tem metrô, mas esse trem resolvia todo e qualquer rolê, e funcionava até de madrugada. Tudo era muito prático e nós mesmos comprávamos a passagem e validávamos o ticket. Eles não falam alto no transporte público, então a gente logo reconhecia quem era brasileiro, italiano e espanhol. Temos o sangue quente! 🙂

Amanda de Godoi - CannesQuais foram as atrações turísticas que você mais gostou de visitar em Nice?

Eu adorei a Promenade des Anglais, que é como se fosse um calçadão de Copacabana. Era uma delícia caminhar por lá! A orla era bonita tanto de dia quanto durante a noite, e eu e minhas amigas estávamos sempre por lá. Visitei o museu de arte contemporânea e achei interessantíssimo. Tirei varias fotos! É incrível como culturas diferentes pensam diferente, mas também se unem universalmente. As praças e parques são superagradáveis de caminhar e tudo dá vontade de registrar. A arquitetura da cidade é belíssima e diferente de outras regiões da Europa. É tudo mais clarinho, mais verão, menos gótico e mais alegre.

Você sente que o curso de francês ajudou a melhorar a sua fluência no idioma?

Foi visível a minha evolução no francês. Na escola não se fala outra língua, e como todos são de diferentes partes do mundo, a saída, realmente, é o francês. Fiquei pensando em como não sabia nada de francês, pois aprendi muito! E quanto mais aprendia, mais pensava: ‘Meu Deus, não sei nada de nada! Tenho que estudar mais!’. Conhecimento traz vontade de conhecer cada vez mais, e esse ciclo nos faz estar em busca do novo sempre! Recomendo a viagem a todos os amigos e amigas, familiares e todo mundo! Não tenho absolutamente nada a reclamar, apenas agradeço o quanto essa viagem me enriqueceu como ser humano! Obrigada STB pela oportunidade de evoluir e amadurecer!

Amanda de Godoi com amigas em praia de Nice
O que essa experiência trouxe para a sua vida?

Toda e qualquer experiência traz novos conhecimentos, e, sem dúvida, esse intercâmbio em Nice me fez voltar diferente do que fui. Acredito que se jogar em algo novo dá um medo danado – e deu! Mas eu senti que ia ser proveitoso e simplesmente me joguei. Conheci pessoas maravilhosas, cada uma com sua historia, suas batalhas e cicatrizes, mas todas correndo atrás de algo que acreditam. Falo para todos que essa viagem foi libertadora. Outras culturas, outro idioma, outra rotina… Tudo isso transforma a gente. Fico grata por me sentir transformada para melhor!

Quer fazer como a Amanda e descobrir as belezas da Riviera Francesa com um intercâmbio em Nice? Fale com um de nossos especialistas e saiba como realizar este sonho!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.