INTERCÂMBIO

COMO FAZER PÓS-GRADUAÇÃO NO EXTERIOR

Saiba mais sobre as possibilidades de pós-graduação nos EUA, Canadá e muito mais!

Published

on

Fazer uma pós-graduação é uma das principais metas de quem quer crescer profissionalmente. Se for no exterior, melhor ainda. No entanto, o processo seletivo nas instituições de ensino internacionais, os pré-requisitos e a diferença no ensino podem fazer com que muitos não saibam por onde começar a planejar uma pós-graduação no exterior.

Neste post, vamos falar mais sobre as possibilidades para quem quer fazer uma pós-graduação no exterior. Confira!

Pós-Graduação nos Estados Unidos

Cursar uma pós-graduação em uma universidade americana é uma das melhores maneiras de fazer o seu currículo se destacar. No país, não existe a diferenciação de pós-graduação e mestrado, ambos sendo nomeados Master’s Degree.

Os requisitos para os candidatos variam de acordo com as instituições, que costumam ser exigentes na demanda por inglês avançado e histórico acadêmico. Por isso, o STB | Universidades oferece os programas de Pré-Mestrado, uma forma facilitada de ingresso para alunos internacionais.

O que é o pré-mestrado?

Desenvolvido para capacitar alunos internacionais que não se qualificam para a entrada direta em uma pós-graduação, o programa propõe um período de imersão nos Estados Unidos, focado na adaptação ao sistema de ensino superior americano ao mesmo tempo em que prepara o estudante para a entrada em universidades de renome.

SAIBA MAIS SOBRE OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS 

OPT: uma forma de trabalhar nos EUA

Quem pensa em trabalhar nos Estados Unidos tem a possibilidade de fazer um OPT após o seu curso de pós-graduação. O chamado Optional Practical Training é uma permissão de trabalho posterior a cursos de graduação, sejam eles Certificados, Diplomas ou Mestrados.

Durante o OPT, o estudante tem permissão de trabalhar legalmente no país por até 12 meses após o fim do curso desde que o emprego seja relacionado à área estudada. O objetivo é que, neste período, o aluno internacional tenha a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendeu, além de fazer networking e adquirir experiência internacional.

Alunos graduados na área STEM, que contempla as áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, têm a possibilidade de estender a validade do seu OPT para 36 meses.

Pós-Graduação no Canadá

Reconhecido pelo seu alto índice de empregabilidade, fazer uma pós-graduação no Canadá é uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir experiência profissional no exterior. Por lá, existem duas possibilidades: a especialização e o mestrado.

Com foco no mercado de trabalho, a especialização é o curso ideal para quem quer desenvolver suas habilidades em uma área específica. Existem programas com duração a partir de 8 meses e de até dois anos, dependendo da instituição e do curso escolhido.

Já o mestrado tem um viés mais acadêmico. Por isso, é considerado um programa mais aprofundado e teórico, que pode ou não ter foco em pesquisa. É oferecido por universidades e pode ter duração de um ou dois anos.

VOCÊ PODE GOSTAR: INTERCÂMBIO NO CANADÁ COM PREÇOS ESPECIAIS 

Uma das vantagens de fazer um programa de ensino superior é que eles garantem ao estudante a permissão de trabalhar no Canadá. Estudantes internacionais matriculados em cursos de pós-graduação, por exemplo, são autorizados a trabalhar 20 horas por semana durante as aulas e 40 horas semanais no período das férias.

Além disso, os cônjuges têm direito a um visto de trabalho que os permite trabalhar full-time durante o período do parceiro (a).

Pós-Graduação no Reino Unido

As instituições do Reino Unido oferecem algumas possibilidades para estudantes internacionais que buscam uma especialização ou um mestrado no exterior. Entre elas, as mais populares são o Graduate Diploma e o Mestrado.

Desenvolvido para alunos internacionais que buscam se qualificar para um mestrado no Reino Unido, o Graduate Diploma foca em matérias introdutórias da área de interesse do estudante, de modo a suavizar sua adaptação ao sistema de ensino britânico ao mesmo tempo em que treina o seu inglês para o ambiente acadêmico. O programa tem duração de um ano e, caso o estudante tenha atingido os requisitos acadêmicos durante o programa, garante progressão automática para o mestrado.

Existe uma grande variedade de mestrados no Reino Unido, desde áreas como desenvolvimento sustentável até comunicação multimídia. Os programas são bem flexíveis, conforme as diferentes necessidades dos alunos e jovens profissionais. Em geral, esses programas têm duração de um ano.

CONHEÇA ALGUMAS OPÇÕES DE MESTRADO NO REINO UNIDO 

Pós-Graduação na Austrália

Existem programas de pós-graduação na Austrália tanto para quem acabou de sair da universidade quanto para quem já tem anos de experiência profissional e acadêmica na área. Os tipos de programa de pós-graduação são o Graduate Certificate, Graduate Diploma e o Master Degree.

CONFIRA: INTERCÂMBIO NA AUSTRÁLIA COM PREÇOS ESPECIAIS 

O Graduate Certificates é voltado para alunos que já se formaram no bacharelado e querem desenvolver conhecimentos específicos em sua área de atuação ou iniciar em uma nova área. Normalmente, esse tipo de programa tem duração de seis meses.

Já o Graduate Diploma é ideal para alunos que querem adquirir conhecimentos em contextos profissionais ou que desejam seguir para o mestrado. A duração é de aproximadamente um ano.

Para alunos que desejam aprofundamento acadêmico em uma área de estudo para desenvolvimento profissional ou para a carreira acadêmica e formação de pesquisadores o programa mais indicado é o Master Degree. Entre os pré-requisitos de entrada, o aluno precisa ter um diploma de bacharelado e, muitas vezes, comprovar experiência na área.

VOCÊ PODE GOSTAR: SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS VET NA AUSTRÁLIA 

Assim como no Canadá, estudantes de curso superior têm garantido a permissão de trabalhar no país. A Austrália é, inclusive, super reconhecida pela abertura do mercado de trabalho a estrangeiros, o que representa uma oportunidade incrível para quem quer construir uma carreira internacional.

Ficou interessado e quer saber mais sobre as possibilidades de pós-graduação no exterior? O STB | Universidades está à disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar o programa ideal. Clique aqui e saiba mais!