AUSTRÁLIA

CARREIRAS NA AUSTRÁLIA: O MERCADO DE STARTUPS

A Austrália está bombando de oportunidades para estudantes internacionais; saiba sobre as possibilidades

Published

on

Reconhecida pelo seu jeito descontraído de viver a vida, a Austrália também tem uma aptidão empreendedora impressionante e uma energia incrível para quem quer dar uma guinada na carreira.

Não por acaso, a cena de startups do país é uma das que mais cresce em todo o mundo. Quer saber por que muitas pessoas estão escolhendo iniciar os seus negócios no destino? Confira abaixo alguns dos motivos que fazem da Austrália o lugar para quem quer empreender!

Economia forte

Sua economia próspera é um dos principais motivos que sustentam o florescente ecossistema de startups do país. Com a 13º maior economia do mundo e a nona maior renda per capita, o mercado de trabalho australiano é sólido e os salários são altos – para se ter ideia, o salário mínimo no país está na casa dos AUD  18 por hora*.

Além disso, a Austrália foi um dos poucos destinos que não enfrentou uma recessão econômica nos últimos 26 anos, tornando menos arriscado o investimento para quem quer empreender.

*valor pesquisado em julho de 2019

Educação de qualidade

Reconhecida por sua educação de qualidade, a Austrália conta com um sistema de educação pública robusto, resultado de um forte investimento do governo.

Prova disso é que 40 das 43 universidades do país são públicas e existe muito incentivo para que os estudantes ingressem no ensino superior por lá.

Incentivo à diversidade

Na contramão da onda de enrijecimento das leis de imigração que chegou a destinos como o Reino Unido e EUA, a Austrália é famosa por sua abertura a estrangeiros. Sendo um país de língua inglesa muito próximo ao sudeste asiático, ela recebe todos os anos inúmeros talentos de diversas partes do globo, tornando-se um lugar acolhedor e receptivo à diversidade – ótimo ambiente para quem pretende se arriscar em uma coisa nova.

Esse conjunto de talentos pode, eventualmente, ajudar a mudar parte da cultura avessa a riscos. Imigrantes, afinal, são tomadores de riscos, já que deixam tudo para trás em busca da oportunidade de criar um futuro melhor.

Apoio do governo

O governo australiano vem efetivando medidas ousadas para reforçar o apoio às startups, investindo nesse tipo de empresa por meio de incentivos fiscais e programas de apoio. Outros programas incluem a Agenda Nacional de Inovação e Ciência, um plano para ajudar as startups a obter financiamento e o Programa de Empresários da Iniciativa de Apoio à Incubadora, que garante que os fundadores de startups recebam o conselho e o apoio que precisam.

Cena de inovação

Para que um ecossistema de startups prospere é preciso desenvolver uma cena de inovação no país – tal qual o Vale do Silício está para os EUA, com encontros, atividades e eventos que deem suporte à comunidade local. O volume e a velocidade das atividades são cruciais para um ambiente próspero e a criação de startups originais e inovadoras.

O governo australiano está plantando as sementes para que isso aconteça. A Austrália do Sul trouxe a Techstars para Adelaide. Na esperança de aumentar o número de startups de Sydney, o Jobs for New South Wales se comprometeu a investir impressionantes USD 35 milhões em cinco anos no Sydney Startup Hub, um espaço de 17 mil metros quadrados localizado no centro da cidade. A instalação abriga os provedores de co-working Stone e Chalk, Fishburners, Tank Stream Lab e The Studio com o objetivo de criar um “epicentro da atividade tecnológica local”.

Curso para criar sua startup

Pensando nesse cenário promissor, a Laneway International College desenvolveu um curso especialmente para quem quer em investir em uma startup. O currículo é baseado em projetos reais e ministrado por profissionais que atuam nas empresas mais bem-sucedidas do mercado.

Além de a escola estar dentro da Startup Hub de Sydney, os alunos têm a oportunidade de iniciar a sua própria startup durante o curso, que tem duração de 52 semanas.

Quer saber mais sobre este programa de intercâmbio na Austrália? Confira no nosso site!

*Este texto contou com o apoio do STB Austrália. O STB conta com um escritório em Sydney, oferecendo suporte completo para os estudantes que estão morando no país.

SAIBA MAIS SOBRE O STB AUSTRÁLIA

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.