CANADÁ

AVÓ, NORA E NETAS FIZERAM INTERCÂMBIO JUNTAS PARA O CANADÁ

Published

on

Mãe de três filhos e avó de cinco netos, dona Maria Emília Meinberg (68) sempre gostou muito de estudar. Além da faculdade de pedagogia, também cursou instrumentação cirúrgica e estética. Por isso, não pensou duas vezes quando sua nora propôs que passasse um mês estudando inglês em Vancouver ao lado das netas. “Não hesitei nem por um segundo. Eu adoro aventuras e coisas novas!”, diz.

Recentemente, ela conversou com a gente e contou todos os detalhes da sua experiência de intercâmbio no Canadá. Confira na entrevista!

De onde surgiu a ideia de fazer um intercâmbio?

Estudar é uma coisa que eu sempre gostei. Algum tempo atrás andei pesquisando cursos para estudar francês em Paris, mas não tive coragem de ir sozinha, então guardei essa ideia na gaveta. Depois de um tempo, minha nora, Paula, perguntou se eu não gostaria de passar um mês estudando inglês em Vancouver com ela e minhas duas netas — e eu, claro, respondi que sim. Alugamos um apartamento perto da escola e lá fomos nós passar o mês de julho.

A senhora já havia estudado inglês antes?

Apenas na escola. Então, antes de viajar, fiz dois meses de aulas de inglês (uma vez por semana) para lembrar coisas que estavam esquecidas por mais ou menos 50 anos.

A senhora já conhecia o Canadá?  O que mais gostou de visitar por lá?

Não conhecia, mas achei muito bonito. Todo final de semana a escola proporcionava passeios para lugares novos para incentivar a integração entre os estudantes.

Além da própria cidade de Vancouver (seus parques e praias, que são muito bonitos), fizemos uma excursão para Whistler e, depois de alguns dias, para Rocky Mountains – que possui lagos, montanhas e paisagens maravilhosas! Durante este passeio também conhecemos muitas cidades típicas do Canadá que ficavam no percurso e encontramos até um urso na estrada…  

Também visitamos a Ilha Vitória, que possui um museu fantástico, e fizemos um passeio de barco para ver as baleias de perto. Foi muito legal! 

Como foi a experiência de voltar a ser estudante depois de tantos anos?

Eu era a segunda estudante mais velha da escola, mas isso não me incomodou. Eu só tive um pouco de dificuldade no começo, porque tínhamos uma aula no computador e eu não sou muito boa com computadores.

Mas minha nora e alguns alunos que sentavam ao meu lado me ensinaram a mexer e me ajudaram. Então esta etapa foi logo vencida! Eles falavam para minha neta que eu era muito fofinha…

Dona Maria Emília exibe o diploma de seu curso de inglês no Canadá

Dona Maria Emília e a nora, Paula, na sala de aula em Vancouver

No final do curso houve uma gincana para todo os alunos que durou o dia todo. Tínhamos que cumprir várias etapas nas ruas da cidade. Minha nora Paula, eu e mais uns quatro estudantes vencemos a gincana! Tiramos o 1º lugar, ganhamos prêmios e todos quiseram tirar fotos conosco. Foi muito divertido!

Qual foi a importância de ter suas netas ao seu lado durante o intercâmbio?
intercâmbio em família foi muito gostoso porque não sentimos tanto a falta dos que não foram conosco, mesmo ficando um tempo fora de casa. Eu, a Paula, a Carol e a Gigi nos damos muito bem e sempre viajamos juntas. 

Minha neta mais velha, a Carol, está muito adiantada no inglês, então ela nos ajudava nas lições mais difíceis. Já a menor, Gigi, estudava em North Vancouver e ia para lá sozinha de balsa e ônibus todos os dias. No final do dia, nós nos divertíamos passeando pela cidade e fazendo novos planos para o dia seguinte. Depois, à noite, jantávamos todas juntas no apartamento. 

20160702_145147_001

Acha que essa viagem mudou a sua vida de alguma maneira? Por quê?

No mundo globalizado é muito importante falar inglês e, além disso, eu gosto muito de viajar e saber falar um segundo idioma resolve muita coisa.

Essa viagem mudou minha vida porque, quando voltei para o Brasil, decidi que deveria continuar estudando inglês e logo procurei um curso. Atualmente minha nora e eu estamos estudando na mesma classe e já estamos no nível advanced! Nosso intercâmbio foi nota dez, não tivemos nenhum problema! Certamente faríamos de novo.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.