FÉRIAS PARA ADOLESCENTES

INTERCÂMBIO DE FÉRIAS: 6 COISAS QUE SEUS PAIS PRECISAM SABER

“A melhor maneira de incentivar seus filhos a desenvolver ao máximo o seu potencial é permitir que eles descubram o mundo”

Published

on

Os Programas de Férias internacionais podem representar uma ótima oportunidade para crianças e adolescentes aproveitarem o período sem aulas de uma maneira divertida enquanto desenvolvem habilidades e talentos.

“A melhor maneira de incentivar seus filhos a desenvolver ao máximo o seu potencial é permitir que eles descubram o mundo”, diz Michael G. Thompson, Ph.D em psicologia e autor do aclamado best-seller “Homesick and Happy”. “Os camps são um excelente meio de incentivá-los e, definitivamente, significam uma experiência transformadora em suas vidas”, afirma.

Estudos realizados ao longo da última década comprovam o ponto de Thompson. Estimular o desenvolvimento de competências interpessoais, aumentar as habilidades de liderança e proporcionar efeitos positivos sobre a autoconfiança e a independência dos jovens são apenas alguns dos ganhos apontados por quem já teve a experiência de participar de um camp.

Os Programas de Férias STB são para estudantes de até 17 anos e têm duração de uma a oito semanas. Neles, seu filho irá:

Dar os primeiros passos para a educação internacional

“Esse tipo de intercâmbio é o primeiro passo para a educação internacional de um jovem, pois desperta o seu interesse por novas culturas e pelo estudo do idioma. Além disso, ajuda a preparar os pais que desejam proporcionar educação internacional mais prolongada aos filhos no futuro”, diz Rosana Lippi, gestora dos Programas de Intercâmbio de Férias do STB. Durante o programa, seu filho vai conviver com uma realidade completamente diferente, fazendo amigos do mundo todo, o que o ajudará a desenvolver a sua capacidade de se acostumar com o novo e aprender a conviver com as diferenças.

Descobrir novos talentos e pensar no futuro profissional

A estudante Elisa Machado Aidar, 18 anos, fez um intercâmbio de férias de animação 3D na New York Film Academy e a experiência foi decisiva para a escolha do seu futuro profissional. “Foram quatro semanas com oito horas de aulas por dia no campus da Universidade de Harvard. Foi este programa que me deu a certeza de que eu queria seguir esta carreira”, conta. Elisa hoje estuda Animação e se destaca na universidade. “Entrei na faculdade com muito mais conhecimento do software que usamos. Vejo que meus colegas tiveram dificuldade com coisas básicas e isso é um diferencial para mim, porque os professores percebem que eu já entendo mais”.  Histórias como a de Elisa são comuns entre os participantes dos Programas de Férias, que são incentivados a refletir sobre o futuro, despertando em si um grande senso de determinação e foco para perseguir seus objetivos com muito mais clareza.

intercambio-de-ferias-2.png

Desenvolver autoconfiança e responsabilidade

Os camps proporcionam a situação perfeita para que crianças e adolescentes saiam da sua zona de conforto e, assim, desenvolvam características importantes ligadas à liderança e autoconfiança. Esses programas são também um excelente incentivo para que eles se tornem mais independentes, já que, em muitos casos, essa é a primeira viagem que enfrentam sozinhos, o que os fazem aprender a resolver os seus problemas de forma madura e independente.

Aprender a trabalhar em equipe e superar desafios

ferias-no-exterior-1.jpg

Durante os camps, os jovens passam por diversas atividades desafiadoras que os permitem trabalhar em grupo e os ajudam a ser mais engajados, resilientes e empáticos. Dessa forma, aprendem que contribuir para o sucesso de um time também pode significar melhorar – e muito! – como indivíduo.

Ter toda a segurança necessária

Os Programas de Férias reúnem o melhor dos dois mundos para pais e filhos: as crianças se divertem enquanto os pais podem ficar tranquilos, sabendo que os filhos estão sob a tutela dos melhores profissionais do mercado.  Nestes intercâmbios de férias, as acomodações podem ser em casas de família, on campus ou em residências estudantis. Tudo com a segurança e a supervisão de monitores locais e, muitas vezes, até mesmo com monitores STB, que saem do país com os grupos e acompanham os alunos até o retorno ao Brasil. Além disso, os pais podem acompanhar o dia dos filhos pelo aplicativo de viagem Tripbox, nos quais os monitores publicam fotos e os diários da viagem.

programa-de-ferias-no-exterior-1.jpg

Aprender a lidar com a saudade e valorizar a família

Seja por uma semana ou por um mês, passar um tempo longe da família e dos amigos é uma ótima maneira de aprender a valorizar as pessoas que o cercam. Durante o intercâmbio, seu filho vai sentir falta de coisas que nem imaginava e voltará muito mais próximo da família!

Quer oferecer estes benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional do seu filho durante as férias escolares? Converse com um especialista STB e descubra qual o programa de férias ideal para seu filho.

Conheça os programas de intercâmbio de férias do STB

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.