DICAS

5 BENEFÍCIOS POUCO COMENTADOS DE ESTUDAR NO EXTERIOR

Published

on

Por Team Hotcourses Brasil *

Estudar no exterior é uma experiência com inúmeros benefícios acadêmicos, pessoais e profissionais. Isto é incontestável. Desde conquistar uma qualificação em uma universidade internacional e a proficiência em um segundo idioma até a vivência em uma cultura diferente, alguns benefícios são evidentes e bastante exaltados. No entanto, existem outros incontáveis que fazem a experiência de estudar no exterior ainda mais proveitosa e memorável, muito além das salas de aulas.

São aqueles detalhes e aprendizados que parecem pequenos, mas que irão te ajudar a conquistar novas competências e lições que durarão a vida toda.

5 benefícios incríveis, mas pouco comentados de se estudar no exterior 

  1. Desenvolver a sua noção de espaço e senso de direção

Mesmo que você more no campus, vai precisar aprender, desde o primeiro dia, com a chegada ao aeroporto, a se locomover por uma cidade completamente desconhecida.

Enquanto você se familiariza com as ruas, pontos de referência, sinalizações, bairros e regiões, você estará desenvolvendo imensamente o seu senso de direção e de espaço.

Com certeza, em vários momentos, precisará estudar mapas, usar aplicativos de GPS e seguir instruções e direções dadas por diferentes pessoas. Além disso, você acaba amenizando o medo de se perder e percebe que isso não é o fim do mundo.

Você desenvolverá os seus próprios métodos para aprender e decorar os seus caminhos. E será uma sensação indescritível quando notar que já consegue andar pela cidade sem se perder!

  1. Aprender a andar de transporte público

Da mesmo forma, você vai aprender a se encontrar pelas linhas do transporte público! Talvez você esteja acostumado a andar de carro ou consiga fazer tudo a pé no Brasil porque a sua cidade é pequena. Ou então pode ser que prefira comprar uma bicicleta para usar durante os estudos no exterior. 

Mas as chances de depender do transporte público no exterior são grandes, principalmente se você escolher uma metrópole como destino de estudo. A sorte é que, dependendo da cidade, o transporte público é muito bom e desenvolvido – e você ainda pode ganhar descontos como estudante.

Em pouco tempo, saberá quais linhas pegar, em quais pontos descer, como fazer baldeação no metrô e recarregar sua carteirinha de passageiro e muito mais, o que vai ajudar ainda mais a desenvolver o seu senso de direção.

  1. Amizades e contatos que – realmente – duram a vida inteira 

As amizades que você vai fazer com pessoas de diversas nacionalidades são, sim, um benefício bastante comentado. E ele é, definitivamente, uma parte sensacional de estudar fora.

Mas o que não se fala com tanta frequência é que essas amizades realmente duram a vida inteira. Com elas, você vai aprender sobre diferentes culturas e costumes, a respeitar as diferenças, a adquirir hábitos novos e melhores, a compartilhar momentos inesquecíveis que serão relembrados ao longo dos anos…

Sem contar que você vai ter um ou vários lugares para visitar no exterior, com um amigo te esperando ansiosamente para te receber e mostrar sua cidade e país.

  1. Perder a timidez e construir a autoconfiança 

Você vai estar sozinho em um lugar completamente novo, em uma situação que exigirá proatividade, iniciativa e participação. Você vai precisar apresentar trabalhos e participar de discussões em um idioma estrangeiro. Vai começar amizades do zero e, possivelmente, morará com pessoas até então desconhecidas.

A experiência de estudo no exterior, no geral, exige muita coragem e força de vontade. Serão desafios e superações diárias até que você se sinta confortável e, mesmo adaptado, sempre encontrará situações para aprender, se superar e crescer emocionalmente.

 

  1. A vontade insaciável de viajar

Com o intercâmbio, você vai desenvolver uma vontade insaciável de viajar!

E com esta vontade, virá uma inquietação que te motivará a começar a planejar a próxima aventura o quanto antes possível. Você vai querer conhecer novos países, aceitar novos desafios, fazer outro curso internacional, aprender outro idioma ou, quem sabe, até mesmo procurar por uma vaga profissional no exterior.

Apesar de ser realmente uma inquietação, tornar-se um indivíduo com consciência global é algo muito vantajoso e benéfico para todos os aspectos da sua vida, principalmente o profissional. A experiência intercultural fará você se destacar no mercado de trabalho, como explica este artigo aqui.

 

Quer saber mais sobre como estudar em uma universidade no exterior e ter experiências como essas? Tire todas as suas dúvidas com um especialista!

*Hotcourses Brasil é um portal com dicas para ajudar o estudante brasileiro a encontrar a instituição, escola, faculdade ou universidade internacional na qual ele deseja estudar.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile