Treine seu inglês com o The Guardian

Published

on

Essa dica é boa tanto pra quem já fez intercâmbio e quer praticar o inglês quanto pra quem está prestes a viajar e estudar inglês. Como já falei nesse post, o jeito mais rápido de aprender inglês é se esforçando nas aulas, praticando muito fora da escola e, para manter seu inglês afiado, nunca parar de estudar.

O jornal The Guardian aqui de Londres, um dos mais famosos e bem escritos – de acordo com um dos meus professores – disponibiliza em seu site alguns exercícios de inglês para download mensalmente, relacionados com as próprias matérias que são publicadas no jornal. Ler o jornal daqui, para quem está aprendendo inglês, é uma tarefa árdua; eles usam vários termos que a gente não encontra no dicionário e escrevem em uma linguagem bem difícil, mas é um ótimo exercício para treinar nosso inglês e aprender termos novos que são falados pelas pessoas daqui. Temos que aprender a ler pelo contexto, assim fica fácil entender o que a notícia está dizendo mesmo se a gente não entende 100% das palavras que estão nela. Então, além de você poder treinar seu entendimento da língua, o The Guardian te ajuda a estudar inglês com exercícios elaborados por eles de acordo com algumas notícias que eles publicam no jornal.

Os exercícios na verdade são disponibilizados para professores, mas nada impede que nós, devoradores da língua inglesa e estudantes árduos (cof cof cof!), possamos entrar no site e fazer o download dos exercícios. Apesar de parecer meio nerd, vocês não tem noção do que é estar em outro país e não conseguir se expressar 100%. Ou até tem, então sei que vão gostar dessa dica.

Como fazer o download dos exercícios?

Clique neste link: The Guardian Learning English

Nesta página você consegue ver os últimos exercícios disponibilizados por eles. Eles separam em 2 níveis: Lower-intermediate e Advanced. Se o seu inglês não é tão bom, escolha o Lower-intermediate. Se você já estudou inglês e se sente mais seguro com a língua, escolha o Advanced, que é mais avançado e difícil.

Lower-intermediate: geralmente a primeira página do Pdf é direcionada ao professor. Eles dão a resposta dos exercícios e falam como o professor deve dar a aula. Se você conhece alguém que fale bem inglês, que tal dar essa folha para a pessoa e pedir que a ela te dê uma aula?

Advanced: as respostas dos exercícios estão na última folha, no final de todos os exercícios. Você pode fazer sozinho e depois conferir lá. Mas não vale olhar antes hein? Tente responder, mesmo se achar que está errado, e depois confira o resultado.

Os exercícios são bons para gramática, escrita e interpretação de texto, então manda bala que você pode ter uma dose de aulinhas grátis de inglês todo mês com eles, diretamente de Londres!

Algumas pessoas podem achar essa dica ‘nerd’ demais, mas vou tentar mudar esse pensamento: se você nunca morou em outro país, não faz ideia do quanto é difícil querer se expressar do seu jeito e não conseguir. Você faz amigos, vive situações novas… Mas também vive situações que já conhece e acha interesses em comum com seus novos amigos. Agora, imagine se sua turma de amigos está conversando sobre um assunto que você domina totalmente. Sei lá, pode ser sua banda favorita, seu esporte favorito ou as receitas que você já testou em casa e teve sucesso. Você tem tanto a acrescentar àquela conversa, mas quando chega a sua hora de falar, simplesmente não consegue falar nada. Você parece um robô: fala o inglês corretamente mas apenas o necessário para sobreviver, sem conseguir se expressar da maneira que faria se estivesse falando na sua língua nativa. Sabe… Eu não vejo a hora de ter o meu inglês fluente e poder falar de vários assuntos, principalmente os que eu gosto de tenho bastante bagagem para falar. Por isso estou super correndo atrás de novos cursos, jornais, livros em inglês, pessoas que falem inglês fluentemente… Essa é a minha chance de melhorar o meu inglês e finalmente poder falar sobre tudo que eu quiser, como se estivesse conversando em português!

E aí, gostou da dica? Se tiver alguma dúvida ou comentário a acrescentar, coloque aqui nos comentários do post. E ah! Me siga no Twitter para acompanhar a minha viagem em tempo real: @rebiscoito

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.