CANADÁ

Estudo e trabalho no Canadá

Conheça as profissões que estão em alta para quem busca estudo e trabalho no Canadá

Published

on

Os brasileiros que desejam imigrar para a América do Norte têm diversas opções de estudo e trabalho no Canadá. Desde posições operacionais, a oportunidades nas áreas de Saúde, Tecnologia e Logística, os profissionais podem encontrar possibilidades em diferentes setores. 

Com um novo plano de imigração do governo canadense, o ministro Sean Fraser estabeleceu a meta de atrair mais de 1 milhão de imigrantes nos próximos anos, para suprir a falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. De acordo com Fraser, o Canadá espera receber 465 mil novos residentes permanentes em 2023, 485 mil em 2024 e até 500 mil em 2025 

Segundo maior país do mundo em extensão territorial, o Canadá oferece um ambiente seguro, com uma população multicultural e acolhedora, tendo o inglês e francês como idiomas oficiais. Moderno, acolhedor e cercado por natureza, o Canadá conta ainda com excelentes índices de qualidade de vida e oportunidades de imigração para estudantes internacionais. Quer conhecer melhor essas oportunidades? Veja abaixo: 

Brasileiros podem trabalhar no Canadá? 

Sim. De acordo com as regras de imigração, programas a partir do nível profissionalizante dão direito a permissão de trabalho. O estudante precisa aplicar para o visto antes de viajar, chegando ao destino já com a permissão para trabalhar. 

Para famílias que desejam imigrar, as regras do visto também podem se estender aos cônjuges e filhos. Além da possibilidade de trabalhar legalmente, estudantes internacionais matriculados em cursos de formação superior que sejam casados no civil ou estejam em uma união estável, têm o direito de trabalhar por até 40 horas semanais durante o período de estudos do parceiro. 

Casais com filhos também podem aproveitar os benefícios como escola gratuita para crianças maiores de cinco anos. Além disso, as chamadas day care (creches canadenses) são superacessíveis, pelo preço e por estarem localizadas em regiões privilegiadas – muitas, inclusive, ficam dentro das escolas, permitindo que os pais estudem com tranquilidade. 

Leia também: Morar no Canadá com a família 

Como conseguir um trabalho no Canadá? 

Uma das maneiras de acessar o mercado de trabalho canadense são os CO-OP, ou Cooperative Program, programas de estudo que incluem períodos de estágio remunerado em empresas canadenses, desempenhando funções relacionadas à área de estudos.  

O CO-OP é oferecido por cursos que têm um intuito vocacional, ou seja, que são voltados para formação profissional. Em geral, são programas com duração mínima de oito e máxima de 24 meses. O estudante pode trabalhar no Canadá durante o curso e após, no período de estágio.  

Enquanto estiverem estudando, alunos internacionais podem trabalhar por até 20 horas semanais. Durante as férias, a autorização de trabalho sobe para 40 horas por semana. Em geral, são empregos em áreas operacionais, não necessariamente relacionadas à área de estudo. 

Quais são os programas de estudo e trabalho no Canadá? 

São diversas as opções, desde programas como CO-OP ou Diplomas, como também, oportunidade de graduação, pós-graduação e mestrado. Veja algumas opções:  

Diploma em Operações de Hospitalidade com CO-OP 

Pós-graduação em Enfermagem 

Diploma em Desenvolvimento Front-End com Estágio 

Certificado de Transportes e Logística 

Diploma em Comunicação para Negócios com Co-Op 

Que nível de inglês preciso para ter um trabalho no Canadá? 

Em geral, as primeiras oportunidades para estudantes no Canadá são nas áreas de serviços e atendimento, em restaurantes, cafés, bares e hotéis. Os cargos variam de acordo com o nível de inglês.  

Quem opta por um curso profissionalizante com estágio no final do curso, consegue se inserir no mercado por meio das instituições de ensino, que normalmente auxiliam os alunos em trabalhos na própria área de estudo, gerando um grande diferencial para o currículo. 

Qual a melhor cidade para estudar e trabalhar no Canadá? 

Tudo vai depender das preferências e objetivos do aluno. As cidades mais buscadas são: Toronto, Vancouver, Montreal e Victoria

Você pode se interessar: 4 cidades para quem quer imigrar para o Canadá 

Que tipo de profissional as empresas precisam no Canadá? 

O governo canadense divulgou uma lista de profissões que estão em alta demanda no Canadá. Abaixo estão algumas áreas e oportunidade dentro delas: 

Profissões da área de saúde: 

Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Terapeutas ocupacionais e Fisioterapeutas, Técnicos em radiologia e ultrassonografia. 

Tecnologia da Informação (TI): 

Desenvolvedores de software e Programadores, Analistas de sistemas e Consultores de TI, Engenheiros de software, Administradores de sistemas. 

Engenharia e Construção: 

Engenheiros civis, Engenheiros elétricos e eletrônicos, Técnicos de engenharia civil, Encanadores e eletricistas, Gerentes de construção. 

Educação: 

Professores de ensino fundamental e médio, especialmente nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

Setor Financeiro: 

Contadores e auditores, Analistas financeiros, Gerentes de investimentos. 

Serviços de Alimentação e Hospitalidade: 

Chefes de cozinha e Cozinheiros, Gerentes de restaurantes. 

Transporte e Logística: 

Motoristas de caminhão, Controladores de tráfego aéreo e marítimo, Gerentes de transporte. 


Quer conhecer a oportunidade ideal para o seu perfil? Fale agora com um Especialista STB e tire seu sonho do papel!