Estudar e trabalhar no exterior é uma excelente estratégia para quem quer praticar o idioma em um ambiente real, ganhar experiência internacional e desenvolver habilidades práticas no ambiente profissional.
É a melhor opção de intercâmbio em relação ao custo-benefício, porque durante o período fora, o aluno consegue desenvolver o idioma e encontrar uma atividade remunerada para ajudar nos custos da experiência.
A seguir, separamos três destinos que oferecem excelentes oportunidades para brasileiros: Austrália, Irlanda e Emirados Árabes Unidos (Dubai).
Um dos destinos mais populares entre os brasileiros para estudar e trabalhar no exterior, a Austráliaoferece permissão legal de trabalho para alunos internacionais em uma ampla variedade de cursos. As opções vão desde as tradicionais aulas de inglês até programas profissionalizantes e de mestrado.
O perfil de quem escolhe a Austrália para estudar e trabalhar pode variar muito. Desde aqueles que buscam melhorar o inglês e ainda não exercem um ofício, até profissionais que querem se especializar em uma área ou progredir com os estudos de nível superior. A exigência para essa modalidade de intercâmbio é que é que o aluno esteja matriculado em um programa de, ao menos, 14 semanas de duração.
A maioria dos trabalhos ofertados são do setor de serviços, eventos, hospitalidade e atendimento ao cliente. Além da possibilidade de trabalho durante os estudos, muitos programas oferecem caminhos para extensão de visto ou permanência no país após a formação.
Nesse destino, o estudante também pode contar com o apoio local do STB Austrália, que oferece todo apoio durante a experiência de intercâmbio, com documentação, workshops de empregabilidade e suporte na busca por emprego.
A Irlanda é um dos destinos mais acessíveis para brasileiros que desejam estudar e trabalhar no exterior. Com localização privilegiada na Europa, entrada facilitada para brasileiros e mercado aquecido em áreas como tecnologia, negócios e hospitalidade, o país se destaca pelo excelente custo-benefício para quem busca uma oportunidade de viver uma experiência internacional.
Esse destino atrai quem busca melhorar o inglês e iniciar uma trajetória profissional no exterior, além de oferecer opções de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. A regra é que o estudante deve estar matriculado em um curso com duração mínima de 25 semanas para receber a permissão de trabalho.
Entre as cidades disponíveis para estudar e trabalhar na Irlanda estão: Cork, Dublin, Galway, Limerick, Waterford.
Dubai vem ganhando espaço como alternativa acessível para quem quer estudar e trabalhar no exterior. O destino atrai principalmente brasileiros interessados em aprender inglês e desenvolver habilidades profissionais em áreas como turismo, aviação e negócios.
Programas acima de 12 semanas de estudo já incluem permissão de trabalho, o que facilita a vivência prática no mercado local. O ambiente multicultural, a presença de empresas globais e a oferta de cursos com foco técnico ou acadêmico, fazem de Dubai uma escolha estratégica para quem busca experiência internacional fora dos destinos tradicionais.
Quer conhecer todas as opções que o STB oferece para o programa de estudo e trabalho? Fale agora com um Especialista e tire todas as dúvidas!