luck

St. Patrick’s Day: conheça tradições e curiosidades

Conforme o mês de março se aproxima, os irlandeses começam a tirar as roupas verdes do armário para ir às ruas comemorar o St. Patrick’s Day, um dos maiores símbolos culturais do país.

A festa, que acontece no próximo dia 17, tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo – sendo os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália apenas alguns dos destinos que acabaram incorporando a data ao seu calendário. Mas você sabe o que ela de fato representa? Conhece as histórias por trás dos símbolos e tradições que a caracterizam? Já se perguntou por que o verde foi escolhido para representá-la? Não? Então conheça alguns fatos e curiosidades sobre a festa!

1. ST. PATRICK NÃO ERA IRLANDÊS

Por incrível que pareça, a origem do santo padroeiro da Irlanda não tem relação nenhuma com o país. Nascido em uma família cristã no interior da Inglaterra, Patrício só foi ter o seu primeiro contato com a ilha aos 16 anos de idade, quando foi raptado por piratas e levado para trabalhar forçadamente por lá. Durante os cerca de cinco anos em que viveu como escravo, Patrício acabou encontrando refúgio na religião e, quando finalmente conseguiu fugir para Gália (atual França), passou a frequentar claustros e mosteiros a fim de se preparar para uma vida missionária. Anos depois, voltou à Irlanda com o objetivo de ensinar cristianismo aos irlandeses – tendo sido o maior responsável pela disseminação da religião católica no país.

2. A PRIMEIRA HOMENAGEM ACONTECEU NOS ESTADOS UNIDOS

A tradição de comemorar o dia 17 de março (aniversário da morte de St. Patrick) também não começou na Irlanda. Na verdade, a primeira festa aconteceu do lado de cá do Atlântico, nos Estados Unidos. O evento foi organizado por um grupo de imigrantes irlandeses que desejava homenagear sua terra natal.

3. A SIMBOLOGIA POR TRÁS DO TREVO

No dia 17 de março ele está por toda parte: na decoração, nas roupas, nos acessórios, nas maquiagens, nas comidas... Sim! O trevo (ou shamrock) é um dos principais símbolos do St. Patrick’s Day – e explicações para isso não faltam. Além de representar a prosperidade, dizem que a planta também era utilizada pelo missionário como uma metáfora para pregar a santíssima trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Trevo de St. Patrick`s Day

Outra explicação para a importância do trevo no país remete à rebelião de 1798, quando ele se tornou um símbolo de resistência contra a dominação inglesa.

Hoje, durante o St. Patrick’s Day, o costume é jogar a planta em seu último copo de bebida para brindar ao santo. É o que eles chamam de "drowning the shamrock" (algo como “afogando o trevo”).

4. LENDAS E MITOS: ST. PATRICK EXPULSOU AS COBRAS DA IRLANDA?

Você sabia que não existem cobras na Irlanda? E se nós dissermos que, segundo a lenda, a ausência dos animais peçonhentos no país é uma herança do trabalho que St. Patrick desempenhou por lá? Pois é! Embora os cientistas afirmem que as cobras nunca habitaram o território irlandês, os fieis dizem que foi St. Patrick o responsável por expulsá-las da ilha durante seus anos de missionário. Caso você prefira acreditar na primeira versão da história, pode encarar a segunda como uma metáfora para a eliminação do paganismo irlandês.

5. A CERVEJA VERDE

Como não poderia deixar de ser, a cerveja (uma das bebidas mais consumidas na Irlanda!) também faz parte das comemorações. A diferença é que, durante o St. Patrick’s Day, os pubs costumam adicionar uma dose de menta à bebida para conferir-lhe a coloração esverdeada que caracteriza a festa.

6. VISTA-SE DE VERDE!

Acredite ou não: originalmente, a cor relacionada a St. Patrick era o azul. Desde o século XIX, porém, os irlandeses passaram a usar verde para representar o país – provavelmente em alusão à cor que predomina nas florestas, zonas rurais e demais paisagens da Ilha Esmeralda. Desde então, além de representar o patriotismo irlandês, a cor verde também passou a ser encarada como uma espécie de amuleto, trazendo sorte àqueles que a usarem no dia dia de São Patrício.

Criança irlandesa sorrindo durante festa de St. Patrick

Ah! E quem esquecer o traje verde em casa no dia da festa pode acabar sendo “punido” com beliscões pelas crianças que cruzarem o seu caminho – uma tradição que começou há anos e que é perpetuada até hoje pelos pequenos irlandeses.

7. O LEPRECHAUN

A verdade é que, apesar de serem comumente associados ao dia de São Patrício, os pequenos homenzinhos de roupas verdes e barba ruiva não têm nada a ver com o padroeiro da Irlanda.

Conhecido como leprechaun, o “duende irlandês” faz parte do folclore da ilha desde os tempos medievais e, provavelmente, tem sua origem na cultura celta – que é cheia de menções a criaturas místicas, como fadas, elfos e duendes.

Segundo a tradição, eles são responsáveis por consertar os sapatos das fadas e por guardar tesouros no final do arco-íris. Aliás, dizem que se um ser humano for capaz de capturar um leprechaun, o pequeno homem deverá lhe mostrar o caminho até o tesouro...

Pois é, a Irlanda é um país a ser descoberto. Um intercâmbio na Irlanda pode ser uma ótima opção para você conhecer um mundo novo! 

 

Já pensou em aproveitar o St. Patrick’s Day na Irlanda? Fale com um especialista em intercâmbio e planeje a sua viagem!

Quero saber mais!

 

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: