Eu queria que a tecnologia já tivesse avançado para transmitir cheiro e sabor pela internet. Juro que queria! Só assim vocês saberiam o quanto esse prato ficou bom e como eu e todos os alunos ficamos felizes em fazer nosso próprio curry.
Desde que desenvolvi a paixão por cozinhar e comecei a me arriscar na cozinha, criei também um pé atrás com temperos prontos, caldos, pós e ingredientes muito industrializados. E isso é supernatural, afinal, além de serem produtos geralmente nada saudáveis, eles reduzem o trabalho na cozinha pela metade – logo, a graça e o prazer também.
Confesso que por muitas vezes recorri ao curry em pó e não por preguiça, mas por pura falta de conhecimento mesmo. Antes de estudar e conhecer um pouco melhor sobre o assunto, por algum motivo achava que o curry era uma mistura única de temperos super específicos que não encontraria no Brasil ou que tinham de ser transformados em pó para ser utilizados e chegar àquele sabor, cor e resultados.
Enfim, já faz alguns bons anos que faço curry em casa e ao longo desses anos fui adaptando uma receita básica de curry do Jamie Oliver que quebra um supergalho. Mas, confesso que, no fundo, nunca fiquei muito satisfeita com o resultado e por muitas vezes recorri a uma pequena dose do pó para dar aquele “tchan” final à receita.
Pois é, daí podem entender a minha emoção (e acredito que posso falar por todos os outros alunos) ao provarmos a nossa pasta de curry e o prato final depois. O resultado ficou incrível, superfiel ao tradicional curry vermelho tailandês e, o melhor de tudo, adaptável ao paladar de cada um.
Infelizmente a receita requer mesmo alguns ingredientes um pouco difíceis de encontrar, mas a boa notícia é que a pasta de curry pode durar até um mês na geladeira além de poder ser congelada e serve de base para inúmeras receitas incríveis!
Vamos lá?
Pasta de Curry Vermelho
Ingredientes · 1 colher de sobremesa de semente de coentro · 1 colher de chá de semente de cominho · 1 colher de chá de pimenta do reino preta · 2 colheres de chá de pasta de camarão (você encontra em empórios japoneses – na Liberdade, pra quem tá em São Paulo) · 1 colher de chá de noz moscada ralada · 12 pimentas chilli frescas picadas (pode usar a malagueta) · 20 echalotas asiáticas (nunca tinha visto desse tipo, podemos substituir por 10 cebolas roxas médias) · 2 colheres de sobremesa de óleo · 4 caules da erva-cidreira ou capim-santo picados · 6 folhas de limão kaffir (alguém sabe onde acha?) · 2 colheres de chá de raspas de limão · 2 colheres de chá de sal · 2 colheres de chá de cúrcuma em pó · 1 colher de chá de páprica em pó · 80g de pasta de tomate
Modo de preparo 1. Coloque as sementes de coentro, cominho e as pimentas do reino em uma frigideira e toste em fogo médio por aproximadamente 2-3 minutos, mexendo a panela sempre. 2. Quebre e amasse as sementes em um pilão até que fiquem em pó. 3. Asse a pasta de camarão coberta com papel alumínio em forno alto por 3 minutos virando de lado. 4. Em um processador coloque as sementes moídas, a pasta de camarão, a noz moscada e as pimentas picadas e processe por 10 segundos. Adicione os ingredientes restantes e processe de 20 em 20 segundos, mexendo nos intervalos, até que uma pasta se forme.
Curry Vermelho de Vegetais
Ingredientes · 1 colher de sobremesa de óleo · 1 cebola picada · 6 colheres de sobremesa de pasta de curry vermelho · 375ml de leite de coco · 250ml de água · 2 batatas médias cortadas · 200g de couve-flor · 6 folhas de limão kaffir · 150gr de vagem cortada em pedaços de 3 cm cada · ½ pimenta vermelha cortada em tiras pequenas · 10 milhos baby, cortados ao meio · 1 colher de sobremesa de pimenta verde amassada e picada · 15 gr de manjericão tailandês fresco (pode substituir por manjerona) · 2 colheres de sobremesa de molho de peixe (acha na liberdade) · 1 colher de sobremesa de suco de limão · 2 colher de chá de açúcar mascavo
Modo de preparo 1. Aqueça o óleo em uma wok, adicione a cebola à pasta de curry e frite por 1 minuto, mexendo sempre. 2. Adicione o leite de coco e a água e deixe ferver. Baixe o fogo e deixei ferver levemente por 5 minutos aproximadamente. Adicione as batatas, couve flor e folhas de limão e cozinhe em fogo baixo por 7 minutos. Adicione a vagem, pimenta verde, milho e pimenta vermelha e cozinhe por mais 5 minutos ou até que os vegetais estejam macios. 3. Desligue o fogo e adicione a manjerona, o molho de peixe, o suco de limão e o açúcar mascavo. 4. Sirva com arroz jasmine.