Para o aluno que pensa em fazer faculdade nos EUA, a pesquisa que antecede a entrada em um curso superior pode não ser tão clara, quando não conhece as terminologias acadêmicas que são utilizadas em outros países.
É por isso que, antes de aprofundar a busca pelo programa ideal e olhar para termos específicos mais complexos, é necessário que o aluno compreenda a diferença entre os termos básicos.
Majoritariamente difundido nos Estados Unidos, o undergraduatedegreeé o que conhecemos no Brasil por graduação, categoria que pode incluir cursos de bacharelado e licenciatura. Já os programas degraduatese referem aos cursos depós-graduação, como mestrados e doutorados.
Os programas undergraduatelevam a diplomas de formação profissional, conhecidos em universidades no exterior comoassociatedegreee bachelordegree. Já os graduateprograms, em síntese, são reconhecidos por levar a títulos de especializações mais elevadas, como master e doctoraldegrees.
Como são os programas de undergraduate?
O curso de graduação acontece após a finalização do ensino médio e exige um total de quatro anos para o bachelor degree, que equivale ao diploma de formação no Brasil. Há também a opção de obtenção do associate degree, que leva dois anos para ser concluído. Nossa recomendação para os alunos que querem fazer o Associate Degree é que transfiram os créditos para a universidade, terminando assim o bacharelado.
Os dois primeiros anos do programa de bachelor degree nos Estados Unidos costumam envolver disciplinas gerais, que têm como foco o desenvolvimento do senso crítico, a comunicação oral e escrita e a visão política do estudante. Essa fase é conhecida por General Education, mais experimental. E é por isso que muitos alunos optam por não declarar o major (área de formação) neste período.
Os dois últimos anos do programa de bacharelado costumam ser relacionados ao major que o estudante escolheu. Isso porque, a partir do terceiro ano do curso, cumprirá certa carga horária de disciplinas específicas da área de formação.
Estudantes que buscam esses tipos de diplomas serão comumente referidos como undergraduate students (estudantes de graduação). Este termo abrange de calouros até estudantes que estão prestes a se formar.
Os diplomas de graduate ocorrem além dos graus de graduação, em programas de especialização como mestrado e doutorado. São oferecidos pelas chamadas Graduate Schools, dentro de universidades e instituições renomadas, e são reconhecidos como programas de estudo avançados.
Tradicionalmente, os cursos de pós-graduação costumam ter caráter acadêmico com foco na produção de pesquisas. No entanto, este tipo de curso também pode ter objetivo profissional, centrado no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos para o mercado de trabalho, como são os casos de MBA (Master of Business Administration).
Nos Estados Unidos, a graduate school também abrange a law school, a medical school e a veterinary school. Isso porque, no sistema de ensino do país, direito, medicina e medicina veterinária são consideradas especializações e, portanto, devem ser conquistadas por meio de níveis de estudo mais avançados.
Quais são os principais diplomas de pós-graduação oferecidos no exterior?
Disponíveis em praticamente todas as áreas de ensino, os principais diplomas de pós-graduação são de mestre e doutor. Os requisitos de entrada podem variar de acordo com o programa de pós-graduação e do nível desejado pelo estudante.
O mestrado (Master Degree) é oferecido em diversos campos de estudo, e em muitos casos, projetados para futuramente levar a um doutorado, grau acadêmico mais elevado possível. É oferecido por universidades americanas em duas tipologias:
* Professional Degree, conhecido como mestrado profissional e indicado para quem busca aumentar a qualificação na área de formação, do MBA)
* Academic Degree, ideal para quem quer seguir carreira acadêmica, como é o caso de cursos como o Master of Science –ScM.
Já o doutorado, é um programa mais completo e complexo, com alto nível de exigência acadêmica. O formato deste tipo de qualificação não é único, mas em geral, envolve a defesa de uma tese e diversos testes com especialistas na área de futura especialização do aluno.
O primeiro passo para estudar no exterior é consultar um especialista para descobrir quais são as melhores oportunidades de acordo com seu perfil, currículo acadêmico e profissional e objetivo.
No STB, entendemos que cada pessoa é única, e que o caminho que almeja, pode variar. Por isso a importância de uma consultoria centrada na necessidade do cliente
Os cursos undergraduate e graduate oferecem oportunidades de entrada para alunos internacionais e muitos contam com um sistema de bolsas específico para esse perfil de aluno.