INTERCÂMBIO

CONHEÇA OS PRINCIPAIS RANKINGS UNIVERSITÁRIOS DO MUNDO

Entenda como funcionam os rankings universitários e descura o melhor para o seu objetivo!

Published

on

O processo de escolher entre as melhores universidades e programas de graduação no exterior deve levar em conta inúmeros fatores: dos recursos oferecidos por cada instituição até as oportunidades de desenvolvimento de carreira no destino escolhido, tudo deve ser colocado na balança.

Neste contexto, rankings e acreditações internacionais oferecem uma base de comparação entre diferentes possibilidades. Trabalhadas com a consultoria profissional do STB | Universidades, essas informações podem ajudar a navegar pelas melhores oportunidades para cada perfil de estudante.

VOCÊ PODE GOSTAR: COMO É A CONSULTORIA DO STB PARA INGRESSO EM UNIVERSIDADES NO EXTERIOR

Abaixo, explicamos um pouco mais sobre como funcionam os rankings:

Como funcionam os rankings internacionais

Além de serem uma ferramenta útil para diferenciar universidades, os rankings também podem trazer informações comparativas sobre programas de graduação e até mesmo sobre cidades e taxas de empregabilidade.

Cada classificação considera dados personalizados com base em diversos indicadores, sendo a qualidade do ensino, investimento em pesquisa, empregabilidade após a graduação, proporção de funcionários para alunos e satisfação dos estudantes os mais utilizados. Além, é claro, do recorte de localização, já que muitos rankings são regionais e não mundiais.

Somente nos Estados Unidos, existem mais de cinco mil universidades e colleges, com uma oferta de instituições que pode variar entre as mais diversas áreas de estudo. Neste contexto, quando se fala no ranking das TOP 100 universidades americanas, consideram-se as melhores dentro desse ecossistema.

Se levarmos em consideração todas as universidades do mundo, o número de instituições que podem ser consideradas em um ranking sobe para 25 mil. Por isso, quando dizemos que uma instituição está no TOP 200 ou TOP 500 global, isso quer dizer que ela está proporcionalmente muito bem colocada.

Principais rankings globais

Como explicamos acima, existem diversos rankings que podem ser considerados para a avaliação da universidade ideal, cada um deles, orientado por diferentes indicadores e recortes. Entre os rankings internacionais mais conhecidos estão:

World University Rankings, da Times Higher Education
QS Rankings, do TopUniversities
U.S. News Rankings  

Como escolher a melhor referência para o estudante   

Escolher a melhor instituição para cursar o ensino superior no exterior não é apenas sobre valorizar a melhor posição em rankings globais, já que a melhor escolha também deve considerar a experiência que o estudante pretende ter como um todo.

Neste contexto, o processo se torna sobre encontrar a melhor possibilidade para o desenvolvimento do aluno considerando ainda o destino em que ele gostaria de viver e onde ele vai ter contato com as melhores oportunidades em sua área de estudo, o que vai resultar em uma indicação única e personalizada para cada aluno.

Por isso, contar com uma consultoria especializada é fundamental para acertar na escolha do melhor caminho para o futuro dos seus sonhos.

Fale com os nossos especialistas e saiba mais sobre o STB | Universidades!