DESTINOS

5 PONTOS TURÍSTICOS RELACIONADOS A MANDELA PARA VISITAR NA ÁFRICA DO SUL

Se estivesse vivo, Nelson Mandela completaria 100 anos de vida nesta quarta-feira (18).

Published

on

Se estivesse vivo, Nelson Mandela completaria 100 anos de vida nesta quarta-feira (18). Primeiro presidente negro da África do Sul e maior símbolo de resistência ao regime de segregação racial que tomou conta do país entre 1948 e 1994, Mandiba ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993 e continua a inspirar pessoas ao redor do mundo até hoje.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com cinco (dos muitos!) pontos turísticos relacionados a ele para você conhecer durante o seu intercâmbio na África do Sul. Confira!

ROBBEN ISLAND

Descoberta pelos holandeses em 1488, A Robben Island carrega o triste histórico de ter servido, desde os tempos da colonização, para segregar parte da população: leprosos, doentes mentais, presos políticos e criminosos comuns já foram isolados ali ao longo do tempo. Foi lá, também, que Mandiba esteve preso durante o Apartheid.

Robben Island, em Cape Town

Atualmente, a ilha funciona como museu e é uma das atrações mais visitadas da Cidade do Cabo. Prepare-se para chegar pertinho da cela do ex-presidente e ouvir diversas histórias emblemáticas da luta pelos direitos humanos que aconteceram por lá.

District Six MuseumDISTRICT SIX MUSEUM

O que originalmente era uma comunidade mista de escravos libertos, mercadores, artesãos, trabalhadores e imigrantes, acabou virando mais uma triste cicatriz da segregação racial na África do Sul.

Isso porque, no início do século XX, a área foi declarada como “exclusivamente branca”, dando início ao processo de remoção e marginalização da população negra. Mais de 60 mil pessoas tiveram suas casas destruídas e foram removidas à força para áreas periféricas da cidade.

Em 1994, com o objetivo de manter viva a memória destas pessoas, surgiu o District Six Museum – que, apesar de não estar diretamente relacionado à vida de Nelson Mandela, ajuda a entender o período histórico em que o ativista viveu. 

NELSON MANDELA CAPTURE SITE

Dizem que o ex-presidente retornava de um encontro secreto disfarçado de chofer quando, em agosto de 1962, foi interceptado pela polícia e preso pela primeira vez – dando início a sua longa jornada de 27 anos encarcerado. Hoje, uma enorme escultura (a mesma que ilustra a capa deste post) marca o local onde tudo aconteceu. Ela é formada por 50 barras de ferro e tem cerca de 10 metros de altura!

MANDELA HOUSE MUSEUM     

A casa onde Mandela viveu com a família em Johanesburgo foi restaurada e abriga, hoje, centenas de objetos, fotografias, prêmios, móveis e documentos que ajudam a contar a história do líder sul-africano. Ela está localizada na Rua Vilakasi, única do mundo onde já moraram dois ganhadores do Prêmio Nobel: Nelson Mandela e o arcebispo Demond Tutu.
mandelas house

NELSON MANDELA SQUARE 

Localizada em Johanesburgo, a praça que leva o nome do ex-presidente abriga lojas, hotéis, cafés, restaurantes e um renomado e luxuoso centro comercial: o Sandton City.  Mas nada disso é capaz de roubar o protagonismo da principal atração da praça: uma imponente estátua de bronze, com cerca de seis metros de altura, em homenagem à Mandiba!

                                                  Quer conhecer estes lugares pessoalmente?

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.