Profissionais

Oportunidades para profissionais brasileiros no exterior

Com a necessidade de profissionais qualificados, cresce a contratação de brasileiros no exterior de forma remota

Published

on

Cada vez mais o mercado de trabalho global tem necessitado de mão de obra qualificada. Para essa demanda, profissionais brasileiros têm sido recrutados por diversas empresas em todo o mundo, principalmente, para cargos remotos

Muito além dos diplomas, a capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais, falar outros idiomas e as soft skills são fatores que têm chamado a atenção dos recrutadores internacionais.    

De acordo com o estudo “Global Hiring Report 2024”, da Deel, plataforma global de gestão de recursos humanos, as contratações de profissionais brasileiros no exterior tiveram crescimento de 53%, com a cidade de São Paulo se consolidando no 5º lugar do ranking de pessoas contratadas por empresas internacionais. Entre os países que mais recrutaram estão: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha e Austrália

Leia também: Dicas de Networking 

Em uma publicação no LinkedIn, Cristiano Soares, Head Regional de Expansão da Deel explica que essa globalização do mercado de trabalho não é apenas uma tendência, mas uma estratégia essencial para o crescimento das empresas. E que buscando talentos além das fronteiras, as organizações acabam acessando profissionais altamente qualificados, que impulsionam a inovação e se tornam ainda mais competitivas no mercado internacional.  

Nesse sentido, a experiência de um intercâmbio se torna um grande diferencial na carreira, abrindo possibilidades de vivenciar um ambiente multicultural e desenvolver habilidades por meio de aulas, workshops, atividades sociais e culturais. A experiência de estudo no exterior vai muito além das paredes da sala de aula, sendo uma vivência para toda a vida! 

Então, que tipo de intercâmbio seria indicado para quem pensa em construir um currículo global e ter um perfil destacado para empresas internacionais? Tudo depende da fase em que o profissional que está. Abaixo, dividimos as oportunidades em quatro categorias.  

Para quem está ingressando no mercado de trabalho 

Para os estudantes que ainda não decidiram qual carreira cursar, mas já estão pensando no futuro, existe a possibilidade de fazer um programa de Interesse Acadêmico em grandes instituições, como UCLA, Georgetown, Cambridge University e Oxford University. Essa modalidade tem o foco em áreas específicas como: Arquitetura, Design, Artes, Medicina, Empreendedorismo, Direito, Gestão Empresarial, Engenharia e Liderança, preparando o aluno para a vivência universitária antes mesmo de ingressar no ensino superior. 

Quem já está na faculdade, também pode vivenciar uma experiência internacional nas férias, por um semestre, um ano, ou fazendo todo o curso no exterior. Há ainda a chance de cursar uma especialização, MBA ou Mestrado, com o auxílio do STB | Universidades.  

Estados Unidos, Canadá, Austrália, Portugal, Reino Unido e diversos outros países da Europa podem ser o destino do universitário que pensa em internacionalizar o currículo. Esade, Illinois State University, UC Berkley e UTS – University of Technology Sydney são algumas das instituições que recebem alunos internacionais. 

Para quem precisa fortalecer um idioma 

O profissional que ainda não sente segurança para se comunicar, ou que precisa praticar o idioma, pode viver uma experiência a partir de uma semana no exterior.  Há oportunidades de desenvolver o inglês em Malta ou na África do Sul, alemão ou francês na Suíça, espanhol na Argentina, mandarim na China e coreano na Coreia do Sul. 

O estudante pode ainda mesclar as aulas de idioma com práticas voltadas ao mercado de trabalho ou atividades sociais. Entre as opções estão o Curso de Inglês para Negócios e Liderança em Boston, Curso de Inglês para o Mundo Corporativo em Londres, Curso de Italiano Jurídico em Roma, Curso de Alemão para Negócios em Berlim, Curso de Francês e Culinária em Rouen, Curso de História da Arte Italiana em Milão, ou o Curso de Inglês com Moda em Nova York. 

Para quem tem pouco tempo e quer conhecimento de alto nível 

Profissionais em cargo de liderança, ou que almejam cargos de gestão, por muitas vezes dispõem de um curto período para dedicar a uma experiência no exterior. Os programas de Educação Executiva são os mais indicados para esse perfil, pois contam com um formato mais imersivo, com no máximo uma semana de duração.  

São ideais para quem precisa trabalhar o networking, conhecer profissionais de outros setores e viver uma experiência multicultural. Nessa modalidade, existe a chance de participar do Disney’s Approach to Leadership Excellence, programa exclusivo do Disney Institute que ensina sobre cultura organizacional em uma das maiores e mais influentes empresas de entretenimento do mundo! Ou um curso da London School of Economics (LSE), uma das instituições mais respeitadas globalmente, com foco em Liderança, Negociação, Regulamentação, Empreendedorismo e Inovação. 

Para quem tem mais tempo e quer ter uma experiência outro país 

Mas se o profissional dispõe de um período maior para viver uma experiência internacional, o ideal é planejar de acordo com os objetivos de vida. Existem países em que há possibilidade de estudar e trabalhar, e até mesmo, de levar toda a família para o intercâmbio. 

Há opções de três meses a um ano em diversos países. Por exemplo, a partir de 25 semanas na Irlanda, 24 semanas no Canadá,  pelo menos 14 semanas na Austrália, Nova Zelândia, ou até mesmo, na Alemanha. Caso o estudante decida fazer um Mestrado, esse período pode ser ainda maior. 

Se você se interessa por esse assunto, entre em contato com um Especialista STB para receber uma consultoria especializada de acordo com seu perfil e conhecer todas as oportunidades! 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.